-->

23 outubro 2012

Magi - Primeiras Impressões

Sendo um leitor do mangá "Magi - The labyrinth of Magic" e tendo visto os primeiros episódios do anime desta série, que foi lançado nesta temporada, apresentarei a série e falarei das minhas opiniões sobre a adaptação para anime.
Primeiramente a ficha técnica do anime:
Ficha técnica
Título da série: Magi - The labyrinth of Magic
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Comédia, Sobrenatural, Shounen
Número de episódios: 3 até o momento (série em andamento)
Estúdio: A-1 Pictures
(mesmo estúdio de "Ore no Imōto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai", "Fairy Tail" ,"Occult Academy,entre outros")

OP
"V.I.P." por SID
ED
"Yubi Bōenkyō" por Nogizaka46

Edit: Tinha colocado inicialmente links do DailyMotion da OP e do ED legendados em português, mas eles infelizmente foram deletados no dia seguinte à publicação deste post. Troquei os links para vídeos do YouTube, sem legenda. Espero que eles também não sejam deletados.

Recomendo que vejam a OP e a ED, elas retratam bem o tom da série e apresentam vários personagens que só aparecerão bem mais pra frente no anime. E se você já leu o mangá, consegirá achar uma infinidade de spoilers na OP, já para os novos à série isso não é um problema. Falarei mais da ED mais pra frente no post.

*Spolier Alert: Daqui pra frente estarei falando da série, com grande possibilidade de haverem spoilers*

Sinopse da Série: Tendo vivido em um quarto fechado pela maior parte da sua vida, lladin é um garato que após encontrar seu caminho para o mundo real, vive muitas aventuras e descobre que é um Magi, um poderoso mago com o dever de escolher um rei que deve lutar contra o mal e promover a ordem no mundo. Alladin conta com a ajuda de Ugo, um Djinn (aqueles seres que vivem em lâmpadas mágicas) que habita em sua flauta. No início de suas aventuras Alladin conhece Alibaba, um jovem que lhe introduz as "Dungeons", imensas e perigosas estruturas que guardam muitos tesouros.

Personagens principais de Magi: Morgiana (esq.), Alladin (centro) e Alibaba (dir.)
Primeiras impressões:

Tendo lido o mangá antes de ter visto a série, fiquei surpreso ao assistir o primeiro episódio do anime e descobrir que o arco inicial do anime foi em grande parte omitido, tendo sido mesclado com eventos que ocorreiram mais tarde no mangá, vulgo o encontro de Alladin com Alibaba.

Vou explicar o que eu penso ter sido o motivo disso:
Uma prática extremamente comum na indústria de mangás (e de quadrinhos também) é o "One-shot", essa prática introduz uma série em cerca de 60 páginas com uma história que se inicia e encerra nessa mesma publicação única. Quando um "One-shot" faz sucesso, é muito comum que ele seja serializado, este foi o caso de "Magi" e de muitos outros animes conhecidos como "Naruto", "Bleach", "One Piece", "Dragon Ball" e afins. Além disso, dado que a série ganha continuidade na serialização, alguns autores optam por recomeçar a história do zero (mantendo os mesmos elementos principais do One-shot, é claro) caso desejem alterar coisas que não gostaram no One-shot enquanto que outros autores apenas continuam a história que foi iniciada no One-shot; como ocorreu no caso de "Magi".
Dada essa introdução ao significado de One-sho vou continuar minha linha de pensamento.

O fato é que "Magi" (mangá) teve continuação direta do seu one-shot, sendo que as personagens que funcionaram de suporte para a primeira aventura de Alladin nunca mais apareceram na série (exceto um rápido encontro mais pra frente no mangá). Eu acredito que o autor da série preferiu reescrever o início da série quando esta foi transformada em anime de forma a dinamizar o mesmo, deixando o mais interesante e evitando uma história que só serviria para apresentar a série ao público e não chegaria a verdadeiramente abrir a continuidade da mesma.

Bem, acho que esse testinho deve bastar para explicar as diferenças entre o primeiro episódio e o mangá.
Agora para outras diferenças: Afora o primeiro episódio que quebrou mais fortemente com a história original do mangá, o segundo e o terceiro episódios foram bastante fiéis ao mangá em termos de conteúdo e história.

Talentossísima
Magi é bem fiel ao mangá  afora o primeiro episódio.
A cena acima exemplifica muito bem o humor da série, Alibaba se dando mal com a Elizabeth, a cortesã "mais talentosa do estabelecimento" (a voz dela no anime engana muito). Chorei de rir quando exatamente a mesma coisa aconteceu quando Alladin e Alibaba foram para a Sindria, país de Sinbad (assistam ao anime que um dia ele aparece).

Afora a história, o que realmente foi alterado no anime foi a parte visual do mesmo, elementos do cenário da primeira "dungeon" (masmorrra, calabouço em inglês) foram alterados no anime para melhor personificar o Djinn responsável pela mesma, Amon, um Djinn que domina o fogo.

Na "Dungeon Amon", uma armadilha de espinhos foi substituída por uma armadilha de fogo no anime; ressaltando o elemento característico do Djinn responsável pela mesma.
Por fim, queria falar um pouquinho sobre a ED do anime. No vídeo do primeiro encerramento podem ser vistas várias aventuras do trio de amigos que eu apresentei no início do post; enquanto que a ED tenha ficado bem bacana e animada, todas essas cenas nunca ocorreram antes no mangá (até o capitulo atual, número 153) até porque depois do terceiro episódio (depois de terem conquistado a Dungeon) o grupo acaba sendo separado e eles só se encontram novamente cerca de seis meses depois. Seguido de muitas coisas que ocorrem, eles sequer terão tempo para desfrutarem aventuras juntos até bem mais tarde no mangá, quando eles vão todos parar na Sindria (mas isso é bem mais pra frente e não interessa no momento). Só achei interessante fornecer essa informação.

Eu gostei bastante da adaptação para anime da série Magi; ainda que eu ache que o mangá ofereça uma visão mais detalhada da mesma, o anime é de ótima qualidade e merece ser visto.

Onde você pode ver/ler Magi:The Labyrinth of Magic
Por fim, você pode baixar os episódios do anime de Magi no Animakai (com legendas em português) e ler a série no MangaHere (em inglês), ou no Batoto (em inglês e espanhol [atrasado em relação à tradução em inglês]) ou no MangásPROJECT (em portugûes, porém apenas até o capítulo 52 dos 153 já traduzidos para o inglês).

O post acaba aqui, até a próxima!


4 comentários:

  1. Minhas saudações,Dan-Sama!


    -- Observações acerca{e derivando} dos temas de Abertura e de Fechamento:
    -OP
    1 <- 'À primeira vista' -> Se conhecem,um ou uns- convida(m) o(s) outro(s),eles aceitam e partem,e eis que o trio se forma.Os outros personagens parecem estar cientes da
    chegada/passagem deles,mas sem manifestarem uma recepção mais calorosa,seja positiva ou negativa.
    2 <- Ação e outras coisas -> Sente-se uma 'ruguinha de preocupação' na face dele,contudo também se percebe um sentimento de confiança no futuro.'Aventura' presente no 'recrutamento de parceiros',estacamento de provisões,perigos possíveis,pessoas e lugares que se pode conhecer,treinos a praticar,marcas do passado a resolver.
    3 <- Câmera -> Eficiente,entretanto sua preocupação não é com os detalhes,e sim em te deixar confortável e a par da situação.Nota-se a velocidade média em movimentações e cortes,e te dá uma proximidade mediana,isto é,em palnos nem muito abertos e nem muito fechados.
    4 <- 'Iluminar & Colorir' -> A luz é muita.Exemplica-se na existência das áreas desérticas e/ou por se passar muito ao ar livre,e também nos efeitos das magias[Pois não se chama Magi - The labyrinth of Magic à toa].Ficando praticamente mais escuro quando se está abrigado,os fatos são desconhecidos ou bem guardados.
    As cores são o que chamariam de "tons pastéis",mas tem um vivacidade a mais com esse brilho.
    5 <- Animação -> Fica a representar as atitudes mais 'sutis' e outras (bem) mais agitadas quando optam por agir.É legal de ver.
    6 <- Música -> A bateria marca suas batidas um tanto fortes e rapidamente na maior parte e são mais "cortadas" em algumas outras;os pratos costumam reforçar certos trechos cantados do início ou o fim;e o teclado(aparentemente seria isso) aumenta geralmente o início ou o fim das frases,já a guitarra é percebida mesmo só em certos trechos.
    Relacionado ao feeling,é para : Chamar;incentivar;dar um puxão de orelha em todas as pesssoas -em si mesmo- que dão desculpas,quebram promessas,reclamam,fazem fanfarras e se acham os V.I.Ps(como o nome do tema de abertura diz) e ficam só nisso.Na figura do trio principal,eles pelo menos estariam dando um passo firme para mudar essa inércia.
    7 <- Lembra o quê?? -> Lembra primeiramente(não que seja "primeiramente" a 1ª coisa que vem a cabeça),Full Metal Alchemist(e o Brotherhood,tirando a carga dramática) de
    algum modo,exs: Crianças viajando para longe à procura de algo,círculos similares ao dos alquimistas,pessoas que podem usar magias sem ser novidade e que usam ou não objetos mágicos para canlizar o poder,como as adagas;cenas da OP e SID antando um tema(Ele canta em clima de desolação,a OP5 de Full Metal Alchemist Broterhood -> Rain.
    E lembra em segundo,as aventuras de Aladdin,haja vista que a Disney perpetua essa imagem mágica das aventuras arabescas.

    - Ed
    1 <- 'Cavaleirismo' -> Zero.Deixar a menina carregar aquilo tudo enquanto eles só levam...quase nada além das roupas.Parece um caracol suportando o peso da casa nas costas
    em todo lugar que vai.Bem que podiam dividir com mais proporcionalidade,se não pela "gentileza desinteressada" chamada de cavaleirismo que seja pela "'justa' divisão de
    tarefas."
    2 <- Aventura -> Total.Festejos a participar,feiras/mercados ao ar livre para conhecer e o espreme-espreme das multidões,o acampar a luz da fogueira à moda dos escoteiros,
    a inseparação do trio que se daria muito bem,obrigado.
    O upgrade de começar a pé e terminar num tapete mágico no estilo das mil e uma noites torna o deslumbramento e a praticidade de viajar,agora por linhas aéreas,um luxo que se puderam dar.


    Nos vemos por aí(na 2ª parte)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Boas observações da OP e da ED.
      Algumas observações minhas: Na ED, a Morgianna aparece carregando as coisas de todo mundo porque na verdade ela á a mais forte do grupo; ela faz parte de uma tribo chamada Fanalis, eles são seres humanos com força física e resistência superhumanas e vivem no continente Sombrio (sombrio para os que nomearam ele, na verdade ele possui muitas florestas e savannas; ele é similar à nossa África). Então não é tanto questão de eles deixarem ela carregar tudo aquilo quanto de essa carga não pesar para ela mais do que uma mochila leve pesa para nós.
      Em segunda lugar, assim como eu tinha comentado, as coisas representadas na ED nunca realmente aconteceram, mas elas passam uma ótima sensação do potencial da série e do futuro dos 3 amigos. O tapete voador o Alladin já possuía desde o início da série (tendo sido um presente de Hugo, o gênio do Alladin).

      Excluir
  2. Minhas saudações(2),Dan-Sama!


    (2ªParte)
    3 <- Ar de Felicidade -> Na descoberta de detalhes,eles tem a expressão firme de estarem vendo tudo pela 1ª vez.Pesando isso tudo,se vê ainda: O receio da menina,a pose de 'ser legal e ponto de apoio' do maior,e o menor deles com expressão facial/corporal de feliz curiosidade.
    4 <- Cor e Luz -> Sobressaltados,'se alastram' e tem vezes que "borboletas feitas de luz estão 'conduzindo'".
    As sombras não são contrastantes;só estariam em um lado onde a luz ainda não pôde chegar ou coisa assim.
    5 <- Animação -> Econômica na estaticidade,contudo não noutros aspectos que já percorri.
    O modo apresentado é como num percorrer entre pontos curtos,e as butterflies é que se movem com 'mais vigor',embora sem tanta diversidade aparente.
    6 <- Música -> Estilo do J-Pop das IDOLs e adequada à animação.É uma letra aconselhadora para uma meta que se não tivesse baixado o video
    antes para ver,depois não teria conseguido,pois no DailyMotion e YouTube violaram os falados Direitos Autorais e a ending PUFT!(Sumiu o.O).
    Edit: Está complicado pra esse anime!Fui olhar de novo e os vídeos já foram 'indisponibilizados'.Menos mal porque tinha baixado logo para os rever com calma. :|

    Quanto as comparações com o manga:
    1 <- "Talentosíssima" -> Os gestos ficaram mais delicados,em constraste com aparência agigantada.Alibaba(É assim que começaram a escrever?Q coisa!) está mais
    desconfortável,visto que está + espremido(bem + sem espaço).Aladin e o restante foram mudados de posição e ficou uma cena ainda mais maternal.E a decoração + "clean".
    2 <- "Magi é bem fiel ao mangá afora o primeiro episódio." -> Cena ficou bem menos desconsertante: Fundo mantido,Aladin menos inclinado,Alibaba desmarcado das linhas
    expressando seu estado psicológico,vestes mais arrumadinhas.
    3 <- "Dungeon Amon" -> Mudaram o "Puzzle" completamente,tal como -e novamente- a posição dos "invasores".

    Nota com adendos em Ab e Enc :
    Vi os Themes de manhã -horas[não muitas]após os colocar,tenho pra mim- e quando fui olhar de novo tinham sido 'censurados' pelo DailyMotion,Sorte que tinha baixado logo quando vi para me PREparar quando concluísse minhas ideias.Se não o fizesse só teria achado a OP no YouTube,pois a ED(3 delas,se não errei) tinham sido bloqueadas[direitos autorais],nem sei como achou esse ed em qualidade superior.Durará..?Contagem regressiva "00:00" =/
    1 <- Diferenças na ED de HQ(YouTube) -> Na versão "Quem viu,viu;quem não viu,não viu" as cenas dos 12s iniciais trocam.Enquanto a do DailyMotion - voo de luminosas borboletas e poses fotográficas de cada um-,a do YouTube tem um menino dormindo no início da manhã num planalto entre montanhas e que logo é avistado por um grupo a cavalo.Se fosse um adulto do que ele estava e noutro contexto,diriam que ele tomou muito sake.
    2 <- Diferenças na OP de HQ(YouTube) -> Passa-se nos 2 segundos do começo,a que tinha no DailyMotion mostrava Aladin tocando flauta com se invocasse o símbolo surgido atrás dele,e em seguida ele estende a mão para tocar em algo,mas só se veem borbolhetas se espalhando.Já a do YouTube tem ele na cidade tocando com sua mão o dedo de gigante azul( estilo Gênio Disney).

    Sobre o post(Média -> Bom):
    <- Visualmente -> "Consideravelmente poluído" por causa da forma como foi dispondo as informações no enunciado.Quase auto-explicativo.
    <- 'Legals' ->
    1 Só de não ficar de MIMIMI com a adaptação já vale a predisponibilidade dos leitores,é sério? XD
    2 Interrelacionou indo do "básico ao acabamento" como as coisas do manga e anime são até o ponto onde estariam(Li por alto devido aos Spoilers,no entanto percebo isso também pelos [sub-)títulos, e parágrafos.).Foi informativo e incentivador no intuito de contar sem contar demais.

    > Bônus: The Muppets: Ode To Joy{http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VnT7pT6zCcA}


    Nos vemos por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Esse negócio de direitos autorais enche o saco... Não entendo por que as companhias que mandam retirar os vídeos de aberturas e encerramentos não entendem que isso é só mais propaganda para as séries deles.
      No caso da ED do Youtube, o menino dormindo é o Alladin e as pessoas a cavalo são membros do clã Kouga que o acharam inconsciente nas pradarias de suas terras ( essa cena deve ter aparecido no ED por questões de tempo, já que eles tiveram que fazer com que o episódio invadisse um pouco o ED).
      Bem, é isso. Desculpe pela resposta em responder o seu comentário; aparentemente o Jeguy me avisou que tinha esse comentário para moderar a duas semanas e eu esqueci. Foi malz! XD

      Excluir