-->

14 outubro 2012

Air (TV)





OP:
- Tori no Uta por Lia

ED:
- Farewell song por Lia



  O primeiro da épica trilogia de animes do estúdio Kyoto Animation adaptados de obras da Key: "Air, Kanon e Clannad". Air é um anime de 2005, talvez um dos maiores responsáveis pela fama do estúdio, devido a sua qualidade técnica muito acima dos padrões para a época, com efeitos de luz, detalhes no cenário e traço das personagens que até hoje (me) impressionam. Mas o anime não é apenas uma bela obra visual, ele conta com um enredo bem trabalhado e personagens carismáticas.

  Air é adaptado de uma visual novel homônima, sua história se passa no verão de uma cidade litorânea. Kunisaki Yukito é um viajante que vive de shows que faz com seu pequeno boneco de fantoche. Suas viagens sem fim ocorrem pois ele está a procura de uma certa pessoa. Yukito mesmo não sabe muito sobre ela, mas ele continua sua busca por uma promessa de família. Mas é nesta cidade e neste verão que ele viria a descobrir tudo sobre essa pessoa e qual a ligação disso com sua família.



  O anime começa quando ele encontra Kamio Misuzu, uma garota animada e extrovertida, por motivos até então desconhecidos ela é muito amigável com ele e até o ajuda a se instalar na cidade. Pouco tempo depois ele conhece personagens chave para descobrir mais sobre a pessoa que procura, como Kirishima Kano e Tohno Minagi, ambas que sofrem de problemas familiares peculiares. Mas as respostas que Yukito deseja logo mostram estar com Misuzu.

  A história é um tanto confusa e complexa (eu diria que eu já assisti este anime mais de 10 vezes e ainda não entendi tudo), o fundo sobrenatural nas histórias das personagens femininas pode incomodar um pouco, mas basta levar em consideração que há uma lógica mesmo no sobrenatural. Mas apesar de tudo isso, o tema abordado é algo bem real e presente em obras da Key (e de autoria de Maeda Jun), as relações familiares, com ênfase na relação mãe-filho(a) em Air.

Kunisaki Yukito (por Ono Daisuke)


  O anime é dividido em três partes principais, a primeira protagonizada por Yukito enquanto este procura suas respostas e explora a relação de culpa que Kano possui com sua mãe. E o oposto na relação de Minagi e sua mãe. A segunda parte explica a relação que Yukito e sua família possuem com a pessoa que ele procura. A terceira e última foca na relação mãe-filha de Misuzu e Haruko (mãe de Misuzu), Yukito notou no começo do anime a distância que havia entre as duas, e tentou trabalhar isso pelo bem de sua amiga, e é nesta parte final que as cenas mais tristes e tocantes do anime ocorrem (inclusive a 4ª colocada em meu top de "momentos mais emocionantes").

  Ao assistir Air, duas coisas devem ser levadas em conta antes do entendimento de todos os eventos sobrenaturais. Primeiro, a questão da distância formada entre familiares que se gostam mas que tem medo de machucarem uns aos outros, abordada majoritariamente no arco de Misuzu, simbolizado pela "doença" que ela é portadora (toda vez que Misuzu se aproxima de alguém, ela adoece). Segundo, a questão do céu, talvez a maior ambição do ser humano, por ser intocável e inalcançável e o maior "vilão" deste anime.

Kamio Misuzu (por Kawakami Tomoko) e Haruko (por Hisakawa Aya


  Já comentei sobre a parte técnica, mas não custa nada enfatizar minha admiração pela trilha sonora desta e de todas as outras obras da Key. Maeda Jun realmente consegue fazer músicas que simplesmente dão o peso e suavidade que as cenas dramáticas e felizes precisam. Sobre a animação, o cenário do oceano em todos os períodos do dia é simplesmente lindo. O elenco é bem eficiente, Ono Daisuke com sua voz de galã em Yukito, a inesquecível Kawakami Tomoko passando toda a inocência e gentileza de Misuzu e Hisakawa Aya soltando toda paixão e força de uma verdadeira mãe em sua personagem Haruko.

  Air é uma das produções mais belas de animes (proporcionalmente a época) e uma das obras primas da Key, apesar de todo seu ar sobrenatural e complexidade, é um anime recomendável para todos os fans do gênero drama. Sem dúvidas um dos mais comoventes da trilogia.

Dica: Observe com atenção o diálogo das crianças na praia e reveja depois a mesma cena alguns episódios antes.

EDIT: Deixo aqui uma amostra da trilha sonora de Air. Natsukage, música tema de Misuzu:


15 comentários:

  1. Eu,realmente, preciso assistir todos esses animês datados da KyoAni =T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor anime que já vi (:
      AIR adore esse tipo de anime,os detalhes do desenho as paisagens, esses traços perfeito, sem dúvidas o desenho japonês é o melhor, por que eles conseguem transmiti sentimentos através do desenhos,a trilha sonora,perfeita.

      Excluir
  2. Como vais Kico7!


    (1ªPT)
    Quer dizer que assisti "O primeiro da épica trilogia de animes do estúdio Kyoto Animation adaptados de obras da Key: 'Air,Kanon e Clannad'?" ;] Na época que baixei Air(só sei que não foi em 2005) só me lembro meio vagamente na sinopse ao falarem dos grandes olhos(que fariam exclamar a Chapeuzinho Vermelho -Lembra da conversa com o lobo disfarçado?:P -),menções sobre algo do final(Vê se pode!) e quaisquer coisinhas do plot da série de televisão.Depois enquanto assistia,notei os elementos mesmos que citou: A luz solar esplendorosa,detalhes no cenário que hoje parecem normais e o traço que tinha um 'Q' chamativo por alguma razão.Dizendo um pouco além de você,há animes hoje em dia(talvez não poucos ou nem tantos assim) que tentam causa efeito similar a respeito do visual e não são tão "impactantes"(Deve ser coisa de "momento histórico" e da qualidade).

    E na sua adaptação,quem diria que sua origem se trata de um jogo destinado a quem teria R.G.,não é?Pois na versão para PC,a primeira delas,continha situações adultas(entre aspas) e algumas cenas hentai.Todavia a animação se baseou na "All Ages Version"(P/ todas as idades) feita também para PC,Dreamcast e Play 2.Motivos esses que não denunciam fatalmente que seria dum jogo mais adulto,exceto que a pessoa já o conhecesse antes ou desconfiasse de adaptações de Novels,o que é bem plausível depois de um tempo assistindo animes.

    Agora mudando noutro prisma,falarei da trilha sonora em minhas próprias descrições:
    -OP:
    Os cabelos bastante repicados,de tonalidades distintas,com muito movimento e em cenas que exaltam essa propriedade.São quase invariavelmente grandes,mesmo o cara,tem um franjão jogado à direita,contendo apenas uma delas com o cabelo curto.E acompanhando a diversidade das cores capilares se tem o colorido dos olhos que segue essa mesma linha
    de diversidade,e no caso de Air possuem dimensões hiperbólicas,fator que consegue dar mais expressividade -ainda- ao olhar do sexo feminino no anime.
    E acerca da natureza,sua plenitude litorânea é convidativa.Vale observar ao sabor dum vento relaxante: Os cabelos,pessoas e plantas.No mais,apresenta o esperável: Pessoas,lugares e umas nuances do humor das personagens.
    Já na parte audível,o Trance e o Tecno que fazem parte do estilo da cantora Lia estão com mais acentuação.

    -ED:
    Tomando por parâmetro o encerramento original,"http://www.youtube.com/watch?v=xoqsSz35WXw = 'AIR TV Ending (Farewell Song)",o horizonte mostrado está em menos de meia tela com seu mar calmo,na companhia igualmente calma da passagem do dia inteiro.Um céu tão distante como a ilusória linha do horizonte,só tendo asas(de 53 segundos a 1:7 minutos para o atingir(?).
    No som,se ouve desde a introdução um ritmo relaxante e um sentimento mais motivador vai crescente.Percebe-se a bateria facilmente,uma batida grave,e outro som mais agudo desde a introdução que "não é tão convencial{em interpretação livre}".E na versão em tamnho completo que lincou,o final conta com um "cantarolar assobiável" no fim,isto é,lembra/inspira a cantarolar junto e/ou assobiar.

    - OP/ED:
    Sente-se um certo pesar,mas da mesma forma um 'feeling otimista' é passado.

    - A respeito da cantora Lia:
    É interessante como Lia as interpreta levantando a voz sem parecer que está GRITANDO,estando o back vocal nessa mesma linha,parecem reverberações nesse sentido.A mixagem de voz e o instrumental é outro fator que compõe essa agradabilidade.Sendo a voz -bem afinada- um som muito distinguível tanto na OP quanto na ED.

    *Início de uma lembrança com Spoiler bem leve*
    Sobre algo recordado,é umas das questões na época que assisti.Explicando: Um artista viajante com fantoche...O que será apresentado assim de tão 'lucrativo' para ele se manter?Porque olhando para ele,não parece que ele passa por grandes dificuldades.
    O show de Kunisaki Yukito tem uma coisa como um "humor inocente".E como ele manipula o fantoche???As pessoas se perguntariam. o.O =)
    *Fim**

    A gente se vê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, senhor anônimo.

      A produção de Air é coisa de outro mundo, mesmo hoje não há tantos animes que façam cenários tão detalhados e com cores tão belas. É claro que eu sou suspeito por ser um fan das adaptações de obras da Key. O fato da visual novel originalmente conter conteúdo adulto me deixou ligeiramente surpreso também, mas levando em conta que o conteúdo da história não depende disso para seu andar, é algo totalmente ignorável.

      A cantora Lia é uma das marcas registradas das músicas tema da Key, ela interpretou músicas de Clannad ~ after story, Kanon e Angel Beats também, todos interpretando de maneira diferente o sentimento a ser passado em seu tom de voz. Também acho incrível como ela levanta o tom sem parecer estar gritando e sem desafinar, e a maturidade e força que ela passa enquanto canta dão um toque apaixonante em suas canções.

      Algo que me chamou muito a atenção na OP (Tori no Uta) foi também o início em piano, aquele ar de distante, calmo, porém grande.... assim como o céu, que ele passa é algo que até hoje eu não me canso de ouvir com os olhos fechados (como se estivesse prestes a voar).

      OBS: Seu link da ED é muito bom, eu acabei colocando a versão completa da música, mas de fato a versão de TV é a que mais se encaixa no contexto da história.

      Até o próximo comentário, senhor anônimo.

      Excluir
  3. Como vais Kico7!


    (2ªPT)
    Começo com uma coisa que não faço muito nos seus posts ;),indico-te uma soundtrack do anime Evangelion para te fazer companhia na leitura,http://www.youtube.com/watch?v=m7EqoZYDhGs&feature=related,"Hedgehog's Dilemma ou Dilema do Ouriço".Imagino que não a conheça por não ter falado abertamente do anime,já o Jeguy Hope que disse ter dropado no 5º episódio deve por certo a desconhecer.
    A música dá expressão audível a uma metáfora bem cabível no tema de Air: Os ouriços não costumam se aproximarem por causa de seus espinhos,para com isso não ferirem e serem feridos pelos seus semelhantes.Tendo os 'espinhos' como os sentimentos ou as dinâmicas das relações,avalie a profundidade disso nessa música que tal como a trilha sonora de Air passa um "peso e suavidade". =)

    Sobre o anime,essas divisões[os comuns arcos]dão aquele espaço para cada um brilhar,como esse sol litorâneo que figura no post e a exemplificada argumentação na cena da 4ª colocada do Top de "momentos mais emocionantes",dentre outras entre as não-raras na animação.E como o pretendido quando ocorrem os "onipresentes arcos das Novels",a relação de todos os envolvidos cresce bastante e até naturalmente[Dosando um pouco o julgamento com o fundo sobrenatural falado].Esses acontecimentos/consequências disso que ainda são frisados por ti com "...ele conta com um enredo bem trabalhado e personagens carismáticas".

    # Observações como curiosidades ou 'teorias':
    '1 Para quem não está habituado ao "TV OU (TV)" quando começa se depara com as animações japonesas,como em "Air(TV)",se confunde em associar os nomes,caso não tenha entendido/descoberto ainda que o termo "TV/(TV)" denomina somente que é uma exibição semanal.Já vi isso acontecer... :D
    '2 Pelos links que deixou ao My Anime List(MAL),Maeda Jun(é tão associável ao novo parâmetro de pesquisa aqui do Raiburari,'Key',e as tuas criações e composições musicais) e o diretor Ishihara Tatsuya tem em teu currículo animações diferentes,exs: Air,InuYasha,Nichijou,Power Stone,Tenchi Universe...
    '3 http://www.youtube.com/watch?v=2r2cssCw-Ho => 'AIR (TV) Opening - HD' tem 14 segundos a mais(1:46min) que sua outra opção http://www.youtube.com/watch?v=YDTSvPyOuKw =>'AIR op'(1:32min).Então,ela está aí,outro link para a abertura,se te interessar de uma forma ou de outra.

    # Avaliação da postagem:
    (-)
    1 O AMV dado como link em "ED: - Farewell song por Lia",é relativamente possuidor de Spoilers.Entretanto por causa de arcos,subjetividades,'simbolismos' e entendimentos que
    declarou em aberto etc...Em resumo,é discutível até certo ponto.
    2 Lincar com http://raiburari.blogspot.com.br/2011/06/morre-aos-41-anos-tomoko-kawakami.html em alguma parte de "a inesquecível Kawakami Tomoko passando toda a inocência e gentileza de Misuzu" na 4ª linha do antepenúltimo parágrafo,complementaria ainda mais a postagem,ainda que a notícia não feliz fosse.
    3 Citar que o anime possui continuações,Air in Summer(2 Ovas) e Air Movie,enriqueceria ainda mais o texto.Mas ao meu ver sem os resenhar seria mais que necessário.
    (+)
    1 Durante todo o post discorreu de tantas vertentes e ainda assim não há "informação concreta(Digo isso sem contradizer o item 1 de '(-)'" que entregue o que vem a acontecer/aconteceu de expressivo ao ponto do leitor nem ver o anime por pensar que já sabe dos acontecimentos.
    2 Equilibrou o espaço dado a expressão de sua admiração por Air sem se perder em monólogos de fan boy.Fato bem exemplicável no penúltimo parágrafo: "Já comentei..."


    A gente se vê na última e (talvez)importante parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, que surpresa, senhor anônimo. Essa não é aquela que toca em uma das cenas finais do filme "Rebuild of Evangelion 1.11"? Eu nunca comentei sobre evangelion por ser mecha e por deixar esse departamento mais para o colega Jeguy Hope (mera questão de não querer "invadir" o espaço dele), por mais que ele tenha dropado, opinião formada sobre o tema ele tem.

      Sobre o complexo do ouriço, muito bem lembrado. Para a Haruko (mãe de Misuzu)se encaixa perfeitamente.

      Apesar da divisão de arcos em Air ser bem mais corrida que seus "irmãos mais novos"(Clannad e Kanon) e curta (mais por falta de episódios mesmo, 12 não foi o suficiente em minha opinião), eles conseguem destacar cada personagem que os protagoniza, com perfeição (apesar de eu achar que isso foi muito melhor trabalhado em Kanon 2006).

      COloquei a versão mais longa com a introdução de piano já, muito melhor de fato senhor anônimo.

      Pensarei e colocarei as recomendações do senhor.

      Até a próxima!

      Excluir
  4. Como vais Kico7!


    (3ªPT - "The End")
    NOTA: Não misturei/reparti esse com o outro assunto,para esse ter espaço próprio.E tive que rever o episódio também para reorganizar parte das ideias.Se for responder,tiver alguma observação,questão a discutir,correções,entre outros.Lembre-se de INDICAR SPOILERS NO SEU COMENTÁRIO,SE HOUVER :P.ENJOY!!!

    **SPOILERS GIGANTESCOS DE AIR PARA EXPLANAR O ENTENDIDO**

    Os governantes daquela época feudal ambicionavam o poder das pessoas aladas("herdeiras dos sonhos das estrelas",conceito relativamente incompreendido) em busca de poder ou para serem usadas como armas de guerra.
    As pessoas aladas,objeto dessas ambições,eram sábias e repartiam sua sabedoria com todos.No entanto,o fato de serem usadas como armas de assassinatos em guerras -informação já citada-,fez da "impura" mãe de Kanna um acumuladora de maldições dessas pessoas assassinadas.
    Com o tempo,"cruzadas monoteístas" exterminaram o povo das pessoas aladas para unificar a religião como um só Deus,e de quebra destruirem tais "armas" a serem usadas(IMO após última vírgula).

    Na batalha ilustrada no episódio9(Lua),elas foram mortas,sendo a (talvez)última delas nesse mundo,Kanna,é intensamente amaldiçoada por monges e morta antes de alçar voo para retornar ao céu,"seu lar".A maldição entoada enfraquece a relação das pessoa aladas com as pessoas e as fazem morrer(Lembra da doença de Misuzu?),no entanto a cada 100 anos surge uma pessoa especial como Uraha,que pode(verbo no passado) aprender alguns "poderes mágicos" e repassar a seus descendentes,um a um,que viriam a herdar essa habilidade dela e a determinação etc do pai,antigo guardião/guia,cujo ajudaria a última garota alada nesse mundo(?) a cumprir seu objetivo de voltar ao céu.

    O que pesa sobre eles também é o fato de na reencarnação não se guardar informações suficientes para ir atrás desse objetivo antes da corrida contra o tempo em que ambos "podem" morrer,isto é,a jornada de proteção,busca do céu,conquista de amor materno,guia é reiniciada a cada 100 anos ou até que uma resposta seja encontrada.Claro que o guardião e a guardada de alguma forma não se separariam após se reencontrarem na mesma reencarnação.Mas da mesma forma,o peso(maldição) de cada assassinato que aquela alma realizou(análogo a mãe de Kanna) recai todo sobre um frágil corpo da nova garota alada.
    Enfim,sem memórias(apenas resquícios desses sentimentos) esses seres que se encontram secularmente tem que achar uma resposta;conseguir que ela crie laços com os outros e os outros com ela e ela os outros;aí fazê-la voltar ao céu antes que a vida de um ou ambos seja ceifadas e outro ciclo de reencarnção seja reiniciado.

    **FIM DOS SPOILERS GIGANTESCOS DE AIR PARA EXPLANAR O ENTENDIDO**


    -Obs.: Quando penso que não achei o filme[Air Movie] e os 2 OVAs[Air in Summer] em qualidade que queira ver... ;|
    - E para fechar o comentário fique com:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Hu1ei_mpBLM =>
    Lia - Tori no Uta [Animelo Summer Live 2008] Nesse show,Lia canta com um sorriso aparente sempre estampado no rosto e uma presença de palco "exalando elegância" e simpatia.
    O vídeo também tem karaoke em romaji na parte superior e em inglês do pé do vídeo.Enfim,o público demonstrou estar à vontade e encantado.

    - P.S.: Essa investida na triologia da Key é seu reconhecido preparativo para Clannad(PALPITE =P).


    A gente se vê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, já faz mais de um ano que não discuto Air com alguém (última vez foi com meu Ex-Mestre em animes, Leandro Nisishima), espero não desapontar por estar TOTALMENTE enferrujado sobre Air... SPOILER - início Aparentemente existe aquela questão do medo das pessoas "normais" (aspas por questões ideológicas pessoais que não possuem relação ALGUMA com animes). Devido ao poder e "superioridade" dos seres alados, acaba se criando um medo que acaba por demoniza-los. Mas isso é só um palpite meu. Sobre o "fim" de Kanna, eu diria que o sofrimento quase eterno dela (mais de 1000 verões de sofrimento) ocorreu por mais de um fator. Ela foi disposta a um ciclo sem fim de reencarnação, mas como humana, e levando em conta todo o poder de uma alma de um ser alado, o corpo humano não duraria tanto também, por isso aconteceu o que aconteceu com Misuzu no final, mesmo após o "milagre" que o Yukito conseguiu fazer. A parte cruel da maldição é a mais enfatizada no anime, a questão dela não poder amar ou se afeiçoar a qualquer pessoa. Acho que todos os descendentes de Uraha e Ryuuya tentariam cumprir a promessa que o trio Uraha, Ryuuya e Kanna, e tentariam leva-la de volta ao seu lar. Bela descrição de ambos os lados neste último parágrafo de spoiler, mas, aparentemente o anime retrata o "último verão" de sofrimento de Kanna, sendo que no epílogo, que acontece antes mesmo do anime começar (paradoxo?), as crianças brincando na praia são os "próximos" descendentes, porém, os esforços de Yukito foram suficientes para acabar pelo menos com a parte da maldição que dizia respeito a ela não poder se relacionar. FIm dos SPOILERS NOTA: falarei de Air movie brevemente. Air in summer é apenas um complemento da história de Kanna, mas com um clima bem mais tranquilo, se encontra-lo para assistir, eu o recomendo MUITO. Nossa, Lia consegue manter a afinação mesmo ao vivo, incrível isso.

      . Resposta ao PS: Demorará até chegar lá, caro Anônimo, mas acho que preciso deixar claro quais são as séries que mais admiro, a última da lista será Clannad, hehe. A gente se vê quando eu falar de Air Movie.

      Excluir
    2. Kico7. Boa resposta sobre esse anime.eu vi esse anime 2 vesses,entendi mais ou menos RS, mas com sua bela resposta pude entender bem RS (: sei que a resposta não foi pra mim, mas de qualquer forma, obrigado (:.

      Excluir
    3. Fico feliz que tenha sido de utilidade para você.

      Estou meio atolado na faculdade agora, assim como o resto dos meus colegas no blog. Gostaríamos de voltar eventualmente se as coisas viessem a melhorar em nossa rotina.

      Grato por ler e comentar

      Excluir
  5. Como vais Kico7!


    (4ªPT - "Edit")
    Encontrei esse(a?) "Edit" casualmente quando refuçava páginas que não a do "Início" do blog{Nem saberia dizer quando veio com o "Edit",pequena amostra das OSTs de AIR},e como é o tema de Kamio Misuzu do elenco principal deAir(TV) é sabidamente que quem a escutasse lembraria dumas sensações que o tema de Misuzu rememora,tais sensações que enumeraria simbolicamente como começo de despertar(até 12s),terna melancolia(até 38s),avanço no sentido
    da mudança(até 1:16min),conflitos internos(até 1:57min),atenção para 2 vias distintas e complementares(até 2:27min) e retorno a tena melancolia dos 13 aos 38s.No entanto ao passar por todas essas variações,o fim não poderia inspirar somente o mesmo que o começo.Ademais,adiciona-se umas alusões/referências como a viagem de carro numa estrada montanhosa ao pôr do sol e uma mulher virginal de 'encantos sobrenaturais' sob a luz da brilhante lua e do céu estrelado.

    E também como "Edit" deixo a versão vocal de Natsukage que ainda se categoriza como a "Versão de Misuzu",http://www.youtube.com/watch?v=YDl22Gecz_Y,optei por essa versão devido a uma forma de referenciar postumamente a seiyuu de Kamio Misuzu,Kawakami Tomoko,numa canção meio que recitada de tempos em tempos ao invés de ser só cantada(a duas vozes:uma "de frente" e outra "de fundo",a partir de determinado trecho).
    O que é dito é um discurso ciclíco numa vagarosa crescência instrumentada por cada vez mais instrumentos que principiam com um piano em notas mais agudas e termina também percussionada, e com ares de dueto.


    Não acho que seja sobre alguém com Idade entre 15-16 anos,Loiro como Cor do Cabelo e Azul como Cor dos Olhos => Kamio Misuzu BUT...
    A gente se vê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natsukage eu gosto muito dessas alternâncias de sentimentos, a esperança de ser feliz, mesmo com todas as dificuldades. Sem dúvidas combina com a Misuzu

      Eu gosto de Natsukage versão vocal, anônimo. Mas a versão da Lia ainda me agrada mais, a progressão da música é BEM diferente da versão da "Misuzu". Deixo o link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QNFhwBEOhzM&list=FLaNCfT5qhaJ9zhUzRuo4r6Q&index=50

      Excluir
  6. Eu adorei esse anime, sem dúvida foi o melhor que já vi,eu fiquei muito encantado com a história de cada personagem, principalmente de Misuzu,Haruko e Yokito. E o que me encantou ainda mais são as paisagens os detalhes dos personagem,luzes efeitos lindos. Concerteza desenho japonês é o melhor. Eles conseguem passar todo o sentimento através do desenho, é realmente impressionante tamanha eficácia. Parabéns pelo susseso(:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que da trilogia talvez esse seja o mais triste e apesar dele ser um dos meus favoritos, eu gosto muito de Air.

      Já assistiu Clannad? Se sim, diga o que pensa sobre o assunto.

      Grato

      Excluir