-->

26 setembro 2012

Minha experiêcia com Hunter X Hunter

Esse post vai contar um pouco da minha experiência recente com a série cujo anime, em sua versão remasterizada, foi inciado ano passado.
Para começar, alguns detalhes sobre o mangá e o anime:
Ficha Têcnica:

1)Anime
Título da série:  Hunter X Hunter
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Fantasia, Artes Marciais, Sobrenatural
Número de episódios:  
                                  -62 para a série original + 30 OVAs terminando a saga de Yorkshin e Greed Island
                                  -48 para o remake (série em andamento)
Ano de lançamento:
                                  -1999 para a série original (término em 2001)
                                  -2011 (outubro) para o remake
Estúdio:
                                  -Nippon Animation (série original)
                                  -Madhouse (remake)
2) Mangá
Título da série: Hunter X Hunter
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Fantasia, Artes Marciais, Sobrenatural
Capítulos: 340 (até o momento)
Ano de lançamento: 1998
Status: Em andamento
Mangaká: Togashi, Yoshihiro


Sinopse: A série conta a história de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que para encontrar seu pai que o deixou nos cuidados de sua tia Mito decidi participar do Hunter Exam. Este exame misterioso conta com a participação de centenas de pessoas que desejam se tornar um Hunter - um membro de uma organização com recursos praticamente ilimitados.
Da esquerda para a direita: Kurapika, Gon, Killua e Leorio
Tendo começado a ver o anime em outubro do ano passado, data de lançamento do remake da série, eu me tornei um completo fã da série. Domingo retrasado, antes de assistir o episódio 47, curioso sobre o que aconteceria no anime eu resolvi dar uma espiadinha no capítulo 83 do mangá. 10 dias, 257 capítulos, e mais de 4000 páginas depois cá estou eu. Depois de acabar de ler por completo, no mangá, a saga em que o anime se encontra atualmente, eu não pude resistir à tentação e li o restante dos capítulos até o atual. O meu problema agora é que pelas minhas estimativas grosseiras, se a progressão do anime se manter num ritmo estável, para o anime alcançar o mangá no ponto onde ele se encontra (capítulo 340), ainda vai demorar cerca de 3 anos. Pior ainda, é o fato de que o mangá frequentemente entra em hiato, sendo que o último capítulo do mesmo foi lançado em março desse ano, de forma que nem mangá pra ler eu tenho.

A seguir, vou resumir muito sucintamente (evitando ao máximo spoilers) os arcos da série:
Descrições mais detalhadas podem ser lidas aqui (em inglês).

1) Exame Hunter


Arco inaugural da série, retrata a jornada de Gon até o Exame Hunter e todas as etapas da avaliação para se tornar um Hunter. Nessa saga são apresentados os outros personagens principais da série que se tornam amigos de Gon: Leorio, Kurapika e Killua.

Número de capítulos: 38
Número de Episódios: 31 (1999) e 21 (remake)

2) Família Zoldyck


Abalado após o Exame Hunter (onde muitas coisas aconteceram...), Killua retorna para a casa de sua família (composta de lendários assassinos profissionais) que ocupa um enorme território que circunda uma grande montanha. Gon, Leorio e Kurapika decidem então ir até lá para buscá-lo.

Número de capítulos: 5
Número de Episódios: 5 (ambos)
3) Arena do Paraíso


Após se despedirem de Leorio e Kurapika, Gon e Killua vão até a Arena do Paraíso em busca de dinheiro e treinamento. Nesta arena, um prédio de 251 andares, após conseguirem passar vitoriosos pelos primeiros 199 andares, Gon e Killua treinam para adquirir Nen, uma abilidade necessária para enfrentar os desafios dos andares acima de 200.

Número de capítulos: 20
Número de Episódios: 8 (1999) e  10 (remake)
4) Cidade de Yorknew


Gon e Killua vão para a cidade de Yorknew com para de se encontrarem com Leorio e Kurapika, tendo combinado o mesmo no início do arco anterior, e também para adquirir uma cópia do lendário jogo "Greed Island" que pode conter dicas sobre o paradeiro do pai de Gon.

Número de capítulos: 56
Número de Episódios: 26 (1999) e 11 (até o momento, para o remake)

5) Greed Island


Após consiguirem entrar no jogo ("Greed Island" transporta os jogadores para dentro do jogo), Gon e Killua  treinam para melhorar suas habilidades  e enfrentar os vários desafios do jogo, com o objetivo de terminá-lo.

Número de capítulos: 66
Número de Episódios: 22 (1999), na forma de OVAs; e N/A (remake)

6) Formigas Chimera


Após saírem do jogo "Greed Island" e se encontrarem, por acidente, com Kaito (amigo do Ging, pai de Gon e espécie de Guardião deste último) o grupo vai investigar de uma nova ameça, as Formigas Chimera. A rainha desta espécie, um inseto do tamanho de um humano, possui a capacidade de incorporar às suas crias, características das criaturas que ela comeu. Dessa forma, em pouco tempo surge um grande exército de fortíssimas criaturas com a função de servir a rainha que se prepara para dar a luz à uma ameaça ainda maior, o Rei das Formigas Chimera.

Número de capítulos: 132 (de longe, a saga mais comprida e coim mais lutas da série)
Número de Episódios: -

7) Eleição do Décimo Terceiro Presidente 


Após "algo" acontecer com o décimo segundo presidente da Associação Hunter, Isaac Netero, no arco anterior, são organizadas eleições para escolher o seu sucessor.

Número de capítulos: 21
Número de Episódios: -

8) Expedição ao continente sombrio


Saga iniciada no capítulo 340, útimo a ser lançado antes do hiatus atual do mangá, envolve uma misteriosa expedição organizada pelo suposto filho de Isaac Netero(antigo presidente da Asociação Hunter) à um continente desconhecido, considerado um taboo pela sociedade. Esse taboo é forte ao ponto desse continente não aparecer em nenhum mapa e de haver um acordo  entre as nações de nunca visitá-lo.
Número de capítulos: 1 (até o momento)
Número de Episódios: - 

Hunter x Hunter é uma ótima série, ela é cheia de ação e ao mesmo tempo possui muitos elementos inteligentes e únicos. Um review dessa série seria muito extenso e conteria uma grande quantidade de spoilers; como a minha intenção é justamente recomendar a série aos leitores, preferi fazer apenas um post de apresentação da mesma. Para aqueles que gostam de séries do tipo Shounen, recomendo fortemente que assistam o anime e/ou leiam o mangá.
Para os interessados, o mangá pode ser lido no Batoto (inglês), no MangaHere (inglês) ou no MangásProject (português).
Já para o anime lançado em 2011, recomendo o Hunter X Project (legendas em português).

Por aqui acaba o post, até mais!


8 comentários:

  1. Hmmm e você me recomendaria o remake ou a série anterior? É que nem o Fullmetal Alchemist e Hellsing? Onde a primeira série segue o mangá no começo mas depois tem um fim totalmente diferente e o remake é 100% fiel ao mangá? E sobre o mangá ele é mais profundo? Digo, ele tem mais seriedade visto que ainda tem arcos que não foram animados ainda? Se a série for bem no estilo Yu Yu Hakusho talvez eu veja por que não sou muito chegado a história de super garotos bem estilo shounen.

    kaoget

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Kaoget. Bem, eu pessoalmente recomendo o remake, tudo nele foi melhorado, o áudio, os gráficos e as vozes dos personagens ficaram muito melhores na versão remasterizada. Além disso, o remake em pouco tempo (mais alguns meses, na verdade) vai alcançar a versão antiga que se encerrou após o arco de "Greed Island".
      A temática do anime não é tão pesada como Fullmetal Alchemist as vezes é, porém em termos de ação e aventura é similar. Em relação às diferenças entre o remake e a série original, a nova versão é bem mais sucinta, ela evita grandes prolongações comuns na série original, isso fica perceptível na comparação de número de episódios do primeiro arco (21 pro remake e 31 pro original). Fora essas prolongações, o remake conta exatamente a mesma história que a série original.
      A versão animada da série segue fielmente o mangá, percebi alguns poucos casos onde duas cenas foram mescladas em uma de maneira a poupar o tempo desnecessário de transição entre elas, porém o conteúdo do mangá sempre acaba sendo retratado no anime. Por outro lado, acredito que quando o anime chegar no arco das Formigas Chimera ele provavelmente irá censurar ou pelo menos suavizar várias cenas (nesse arco a história fica bastante sangrenta em vários momentos, devido ao fato de que os inimigos desse arco caçam humanos para alimentar a rainha ou até por diversão). A série tem ares de Yu Yu Hakusho, recomendo que você a experimente. Coincidentemente, o HunterXProject também está legendando Yu Yu Hakusho.
      Espero ter respondido as suas perguntas,
      Flw

      Excluir
  2. Hola Dan-Sama(1)!

    {Parte 1: Mangá de Hunter X Hunter por terceiros,Spoilers de grau indefinido,Episódio 50,Paralelo de conhecer de Hunter X Hunter com The Law of Ueki,Adaptação capitular...}
    Vez ou outra tinha uma pessoa na blogosfera que se ocupava a 'malhar' das capas simples de Hunter X Hunter.E isso me fazia recordar que não conheço esse "Shounen Battle",digo isso também porque num vídeo daqueles de melhores lutas,lutas TOP,segundo quem o upou tinha * Spoilers de grau indefinido -creio ser do arco "Cidade de Yorknew" da primeira versão: uma luta na arena em que um cara com uma gotinha(penso) na face se liga ao protagonista por um tipo de linha que parece bastante com um "chiclete" que ele puxa o moleque para repetir o acerto segundo sua vontade,sendo que essa vontade não deve ser pequena já que a frieza dele denotava um sadismo com os oponentes. Fim dos Spoilers de grau indefinido*
    Lembrete à parte(o qual muitos tem conhecimento): O mangaká,Togashi Yoshihiro,tem ainda em seu currículo o "Yu Yu Hakusho" e "Level E".Sendo o primeiro desses um exemplo dispensável de apresentações.
    -Nota : Pelo que constatei no "http://hunterxhunter.xpg.com.br/" já alcançou o episódio "50-Aliado e Espada" e tem até as cenas novas(sejam elas quais forem).Só sei está readaptando os capítulos referentes a "Cidade de Yorknew".Já em OP/ED,vi o trabalho deles em cores vibrantes,zoom rápido na OP e zoom lento na ED,e imagens estáticas dos personagens da saga,e uma qualidade decente de animação.

    Outro assunto em que associo com Hunter X Hunter seria "The Law of Ueki",pelo motivo de num tempo ter procurado "The Law of Ueki",mas só o achado incompleto.No caso de Hunter X Hunter imagino que o procurei também na mesma epóca,porém sem êxito dentro de certos parâmetros como nessa completude de uma série,"The Law of Ueki",que ao procurar vi que foi exibida em 2005 e 2006.
    * Sinopse em poucas palavras de The Law of Ueki(51 episódios): Um estudante tem uma habilidade incomum -pelo menos nesse tipo de anime- ,ecológica -digamos- e secreta,
    transformaria quaisquer tipos de lixo em árvore.No entanto como a habilidade é descoberta e por situações decorrentes uma batalha de 100 participantes é iniciada,e um "prêmio talentoso" poderá ser escolhido pelo vencedor,entretanto se pode esperar que o processo não seja tão simples(Palpite ;)).
    Achei e ainda acho uma premissa interessante para um anime nos moldes do que seria fatalmente enquadrado em "Shounen Battle",ainda que não o tenha assistido[como deve ter percebido por todos esses dizeres].

    E se tratando do pedaço sobre sinopse,agora falando de Hunter X Hunter,o que Gon Freecss tem de altura,ele tem de "topete"(rs).E quando me deparo com eles tão incautos vagando pela floresta,lembro-me de uma certa personagem que tinha um grau assim de "descuido/inocência" à medida que passeava,'http://www.ziqzira.com.br/wp-content/uploads/2012/09/chapeuzinhovermelho.jpg',e que num paralelo com o anime nem se dariam conta da dimensão real dos perigos a serem atravessados na 'jornada recompensadora',no caso deste quarteto são os "recursos praticamente ilimitados{QUE TENTADOR!!}".

    "Já uma coisa que não pode reclamar da série são os Spoilers."Não ter resistido e abusado da "curiosidade felina" e maratonizar com o mangá dessa maneira =].
    E relativo às suas estimativas,difícil precisar os 'nº' com esse padrão de capítulos usados no remake: Menor{31 (1999) e 21 (remake)},igual{5(ambos)} e maior{8(1999) e 10(remake)}...
    E calma com essa parada de mangá,MAN!Mas isso ainda me lembrou mesmo que assim como Togashi Yoshihiro dá aquelas pausas,há outro que para seu filme,último filme de Evangelion{Comparação só ilustrativa}-Rebuild of Evangelion- se não me equivoco.


    Por um breve tempo...
    Adios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Já sabia do "Yu Yu Hakusho", mas o "Level E" pra mim é novidade, chorei de rir quando vi o anime dessa série que é muito boa; afora umas sagas meio enroladas demais nas quais o príncipe alienígena, personagem mais engraçado e sem noção do anime quase não aparece.
      Acho que essa luta à qual você se referiu ocorreu no arco da "Arena do Paraíso". Com certeza um dos lutadores era o Hisoka (cara com tatuagem de uma gota embaixo do olho esquerdo e de estrela do outro) e o outro deveria ser ou o Kastro (http://goo.gl/8BhX6 , encurtei o URL original) ou o Gon (http://goo.gl/wr3jl). O Hisoka possui uma habilidade de Nen chamada de "Bungee Gum" (goma elástica) que possui as propriedades de chiclete (esticar e grudar).
      Quanto às estimativas de episódios, vou deixar os 2 episódios que a série nova tem a mais na saga da Família Zoldyack como margem de erro. Fica difícil comparar a série antiga com a nova, pois agora a nova já quase alcançou a original (excluindo a saga de Green Island que foi transmitida em OVAs).
      Continuo no próximo comentário.

      Excluir
  3. Hola Dan-Sama(2)!


    (Parte 2: Impressões descompromissadas de cada arco)
    E seguindo o curso do texto,partamos aos arcos,elemento sempre a mão do gênero ADVENTURE se segue :

    1) Exame Hunter -> Começando para separar a "nata da nata",o "creme de la creme".Nessa hora a gente vai imaginando quem vai durar e quem sai logo,ainda teriamos como ver resultados relativamente rápidos/objetivos ao final de cada desafio.
    2) Família Zoldyck -> "Família" como no sentido da máfia italiana,"FAMÍLIA",membros cúmplices que não podem se separar até que um deles esteja morto,numa interpretação circunstancial.E nisso de : "que ocupa um enorme território que circunda uma grande montanha",se denota que se precavem contra 'intrusos'.
    3) Arena do Paraíso -> Esse prédio ultrapassa o conceito de "arranha-céu",dessa altura ele passou de "arranhar",já pode ter furado o céu =P porque esse prédio de Duhbai,o atual maior do mundo "Burj Khalifa,Khalifa Tower ou Torre Khalifa",conta com 163 andares,ou seja,uns 828m.
    Imagem ilustrativa da 'Torre Khalifa': http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/2f/Burj_Khalifa_building.jpg
    Observação: Lembra "Mugenjou",a quem assistiu "aqueles poderiam recuperar qualquer coisa",entenderão.
    4) Cidade de Yorknew -> O mais alto à esquerda de perfil tem muita chance de ser o que citei no Spoiler do 2º bloco.Pela expressão e jeito de cada um dessa figura,apresentam "crenças bem definidas",digo isso não só pela imagem religiosa ao centro,mas pelas expressões faciais,postura etc.
    5) Greed Island -> "Isso é tão Acccel World!Ou tão Fullbringer! =]".A questão é :Hunter X Hunter veio primeiro...Deve ter certamente algo de nonsense,fantasioso nesse arco.Oportunidade de contrapor as realidades: a "física" e a virtual.
    6) Formigas Chimera -> Coiniciências,Perigos e o arco mais lutável(?).Essa alteração na cadeia alimentar(Parece violento!!) que resulta em evolução e uma "luta contra um tempo indeterminado" e numa duração como já revelou: {...}"de longe, a saga mais comprida e com mais lutas da série"{...}
    7) Eleição do Décimo Terceiro Presidente -> Tempo de escolher o novo Kage,Líder da Aliança Shinobi.Aparentemente nenhum dos votantes tem algo na superfície que indique mesmos interesses,exceto pelo motivo claro de estarem lá: "Eleição do Décimo Terceiro Presidente".
    8) Expedição ao continente sombrio -> Seriam tão anti-sociais esses moradores do Continente Sombrio?Quão desconvidativo é lá?"Isolados pela ONU do anime?"Pelo hiato,a maioria das questões não poderiam ser solucionadas pelos fãs,contudo esse cara em preto & branco induz ter guerreiros bem ativos nessa terra desconhecida,"terra de bárbaros" ou coisa assim,diriam os estrangeiros.


    Continua daqui a pouco...
    Adios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação às impressões:
      2)A família Zoldyck é realmente um família (com laços de sangue), fora o Killua, tem-se mais 2 irmãos e duas irmãs (uma delas, a Alluka, só apareceu recentemente no mangá), os pais deles, o avô e bisavô dele. Fato curioso é que eles não se preocupam com intrusos, o fato de que a famosa família de assassinos Zoldyck vive na montanha Kukuroo é de conhecimento público; qualquer um pode tenatar se adentrar na montanha e tentar chegar até os Zoldyck, mas se eles vão voltar com vida é outra história.
      5) Fato curioso, o mundo "virtual" do jogo Greed Island é bastante REAL. (cough cough, wink wink)
      6) Formigas Chimera: Arco muito longo, com muitas lutas, muito sangue e muitos personagens novos cada um com sua história. Foi bem legal esse arco, mas tendo lido a série inteira direto, ele ficou um pouco cansativo em alguns momentos. Mas as lutas no final do arco foram Fodásticas.
      7) Depois de um arco intenso de lutas, esse arco forneceu um certo descanso para a ação; fornecendo um pouco de comédia e uma trama mais intelectual.
      Ainda assim, houve alguma ação; vulgo Killua tentando levar sua irmã, Alluka, até Gon(que estava seriamente machucado de sua luta no arco anteiro) para ela poder curá-lo. O detalhe é que o irmão de Killua, Ilumi, o perdeguia com intenção de pará-lo e pegar Alluka pra si.
      8) Com só um mísero capítulo até o momento, fico aqui esperando não tão pacientemente por novidades.
      Continua no próximo comentário. Hora de ler Toriko cap. 207 que acabou de sair.
      Flw

      Excluir
  4. Hola Dan-Sama(3)!


    (Pt3,Fim: "*Concluindo Sobre Hunter X Hunter*:";"Quanto a postagem:")

    *Concluindo Sobre Hunter X Hunter*:
    ¬1¬ Impressões dadas de Hunter X Hunter no decorrer de suas sagas é que mangaká soube(penso eu) como integrar premissas de sucesso presentes em diversos Shounens,tais como: "1)Exame Inicial "(Provas Classificatórias à la sucessor da Mestra Genkai,ou seja,outra das criações do mangaká,Togashi Yoshihiro(citado no fim de meu primeiro parágrafo));"3)Arena do Paraíso(Similar ao "'arco' do Mugenjou" que mencionei acima no mesmo assunto);"6) Formigas Chimera"(Não diretamente,contudo a absorção de habilidades inimigas é um tema fascinante na ficção,ex:Cell de Dragon Ball Z,o Amazo ou "andróide do doutor Ivo(aqui é era chamado de Ivo como na língua portuguesa,e após um tempo voltou a ser dublado como 'Aivo'{pronúncia inglesa} na Liga da justiça etc.");"7) Eleição do Décimo Terceiro Presidente(Remete a momentos como a escolha do Sexto Hokage de Naruto Shippuuden) ";"8) Expedição ao continente sombrio(Viagens a lugares desconhecidos e cheio de rumores do tipo 'One Piece -um exemplo-'",dentre outros.
    ¬2¬ Numa breve conferida achei os aspectos técnicos agradáveis,embora não excepcionais.Sendo que a simplicidade do colorir no que se relaciona com os personagens sem muito 'degradê' é meio... "Old School"(..?)

    Quanto a postagem:
    ¬1¬ Foi uma maneira louvável de relacionar as mídias utilizadas[mangá,anime,remake do anime] revelando minimamente a linha da História de Hunter X Hunter.E com isso incentivaria ao prencher das lacunas do enredo.-Obs: Não sei se é pelo adiantado do anime,no entanto Gon soou menos "melodramático compulsivo pelo paradeiro do pai" e Killua mais estratégico do que os garotos da idade dele costumam ser nesse episódio,número 50,detetivesco e com picos de tensão.
    ¬2¬ Alguns erros pontuais comuns a posts extensos =
    2.1 Correção: Em "http://www.batoto.net/comic/_/comics/hunter-x-hunter-r939" a tradução está em Espanhol ou Inglês,e não apenas em Inglês.
    2.2 Erros gramaticais,espaçamento pretendido antes de "3) Arena do Paraíso" e "4) Cidade de Yorknew".

    Se for para "honrar" o raciocínio dedutivo de Hunter X Hunter houve louvável(novamente usando o vocábulo =P) êxito,ficou "Muito Bom!".Espero que consiga sua pretensão. ;]


    E vou deixar a ti tomando seu café com creme com a imagem de Penguin-San de Polar Bear Cafe(Shirokuma Cafe).
    Adios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encerrando,
      Achei que a série teve uma ótima progressão até o ponto onde se situa agora no mangá. Gostei do exemplo do Amazo, no desenho do Cartoon Network, ele ficou mais legal (dando ao telespectador um certo discurso filosófico para se pensar), nos quadrinhos ele geralmente é retratado como mais um inimigo qualquer.
      Você acertou em cheio nas observações sobre Gon e Killua. À medida em que a série progride, Gon deixa de ficar tão focado em achar seu pai, ele nunca abandona esse objetivo, mas passa a deixar que as coisas (e a busca por seu pai) sigam um curso natural, enquanto ele se foca mais nas situações presentes. Killua é extremamente cauteloso e estratégico, isso é fruto de sua dura infância vivida com terríveis treinamentos para se tornar um assassino.
      Por fim, obrigado pelos comentários e pelas críticas!
      Até mais.

      Excluir