-->

12 agosto 2012

Dia dos Pais - 2012


Olá, como fui eu que postei o post de Dia das Mães esse ano, também serei eu que postarei esse ano. Estou aqui para parabenizar os pais, em nome de todos do blog.



A figura paterna, principalmente durante os primeiros anos de vida de um filho, é muito importante. Já que para o filho, ele é o modelo a ser seguido, e as ações, palavras e decisões que o pai toma influem fortemente na criança durante esse estágio inicial.

Quando a criança fica um pouco mais velha, é ele que a disciplina, ensinando o que deve ou não ser feito, e algumas vezes até punindo a criança por um mal ato e também ensinando a criança noções básicas do valor do dinheiro, meritocracia e outras noções que são muito importantes. Tudo isso é necessário para que a criança desenvolva bem um senso de certo e errado, que a mãe, algumas vezes por mimar até demais o filho, não faz com boa eficiência.

Quando o filho entra na fase da adolescência, a figura paterna é imprescindível, já que no meio de tanta rebeldia, é um dos únicos que consegue controlar o filho, por ser a figura que impõe autoridade e respeito, (Algumas vezes também pode ser a mãe essa figura, mas comumente é o pai) algumas vezes por ser aquele que dá dinheiro e leva o filho nos lugares aonde esse quer ir. É também nessa fase que para o filho, o pai deixa de ser aquela figura de herói, e passa a ser a figura de autoridade e controle paternal, o que causa, muitas vezes, um forte afastamento do pai e do filho.

Conforme o filho se torna adulto e começa a trabalhar, ele depende cada vez menos do pai, e por ter passado da fase de rebeldia da adolescência, é possível que ele e seu pai retomem um bom relacionamento. Caso isso não ocorra, devido ao alcance de muitas liberdades por ganhar seu próprio dinheiro, e ter (ou não) seu próprio carro, o filho se torna ainda mais distante do pai, podendo até chegar ao ponto de se mudar de casa, não informar onde é a nova casa e nunca mais entrar em contato com os pais, que é algo muito triste.

Caso tal triste caso tenha ocorrido, muitas vezes, quando está mais velho, o filho se arrepende, ou fica curioso para saber como estão indo seus pais, e nem sempre ele encontra notícias boas. Pode ser que ele não encontre seus pais, ou eles já tenham partido desse mundo. Conheço um homem, que era segurança da minha escola durante a época do fundamental, que havia se rebelado contra os pais e ao completar 18 anos e conseguir dinheiro suficiente, se mudou e tornou-se independente, e nunca mais falou com os pais. 36 anos depois, arrependido, resolveu ir atrás dos pais. E acabou descobrindo a triste notícia que eles haviam falecido. Disse ele que até hoje se arrepende amargamente por ter se rebelado contra seus pais e saído de casa sem dar notícia nenhuma durante 36 anos.

Portanto, filhos, durante esse dia tão importante para sua figura paterna, em que ele comemora ter tido você,  comemore junto com ele. Mesmo que você não dê um presente, a sua presença, um abraço, um parabéns é o que fará ele mais feliz. Para vocês, adultos que se encaixam na descrição acima, não repitam o mesmo erro desse homem. Mesmo que seu relacionamento com seus pais seja ruim, visite-os no dia de hoje. Não há nenhum pai que não ficaria feliz de ver seu filho vindo até sua casa nesse Dia dos Pais, dando um abraço e parabenizando-o.

Aproveitando a data, falarei um pouco sobre os pais que aparecem nos animes de Mecha. Eles costumam não aparecer nos animes, ou se aparecem, tem pouca importância para a história (possivelmente porque eles iriam impedir seu filho, um garoto de 13 anos ou mais, de pilotar um robô gigante e colocar sua vida em risco), ou nos casos que eles tem uma importância relevante da história, são peças fundamentais para ela.


Uzumi Nara Athha, pai adotivo de Cagalli Yula Athha. Um personagem de grande importância na série Kidou Senshi Gundam Seed, Uzumi Nara Athha é o líder da nação Orb, uma nação neutra da Terra, que aceita tanto Naturais quanto Coordinators. Até o fim continuou fiel à suas crenças e ideais de Orb, influenciando até mesmo o protagonista, Kira Yamato, questionando se ele iria apenas continuar com o ciclo infinito das guerras ou iria lutar contra ele. Foi um dos pilares de ideologia mais importantes da série. Como pai adotivo, após a morte de Via Hibiki e Ulen Hibiki, juntamente com Caridad e Haruma Yamato, resolve adotar um dos bebês que sobreviveram ao assassinato. Para protegê-los, eles são separados e ele dá ao bebê o seu sobrenome e a cria como se fosse sua filha. Sempre preocupado com o bem-estar de Cagalli, em Seed, manda o Coronel Kisaka com ela quando Cagalli resolve sair do país e ver o mundo, e em Seed Destiny, é revelado que Athha ordenou a construção do ORB-01 Akatsuki, em segredo, para que Cagalli pudesse utilizar essa unidade para proteger Orb e essa unidade ser o poder que ela precisaria na hora da necessidade.


Ozma Lee, pai adotivo de Ranka Lee. Membro da organização militar privada S.M.S., e capitão do Skull Squad dessa organização, Ozma detém um papel bastante importante na defesa da Macross Frontier fleet, na sua luta contra os Vajras. Ele é quem treina Saotome Alto e é um tanto quanto uma figura disciplinadora para o mesmo em seus atos impulsivos e por vezes, irresponsáveis. Como "pai" de Ranka Lee, (Oficialmente eles são pai e filha, mas eles se tratam como irmão mais velho e irmã mais nova) é superprotetor em relação à sua irmã, impedindo ela de se tornar modelo, e mentindo a ela sobre seu emprego perigoso, dizendo que ele trabalha numa firma de segurança.

Resumindo, tanto no mundo dos animes, quanto no mundo real, os pais tem uma importância bastante elevada. Portanto, filhos, nessa data tão importante, comemorem com seus pais. Eles certamente merecem. Em nome de toda a equipe do blog Raiburari, gostaria de desejar um Feliz Dia dos Pais a todos os pais, tanto dos autores, colaboradores do Blog Raiburari, quando aos pais dos leitores e os pais que lêem esse blog.

2 comentários:

  1. Salut Jeguy Hope!


    Today's Music is: "High,High,High Piano Version(Usagi Drop):Tutorial",http://www.youtube.com/watch?v=ttuIvQc1Mdc.E vem do ICÔNICO anime "Usagi Drop" de 2011.

    Depois de ler a matéria do Kico7 e o vídeo nela incluído,'Viajando pelo youtube- Reborn(Sumário)',e com a inscrição 'Sawada family' no canto superior direito foi só confirmar se tratar dos personagens do anime/mangá Katekyo Hitman REBORN!,sendo o menininho no colo do vovô ainda sem a cabeça flamejante:Sawada Tsunayoshi ou como diria Kico7,"Tsuna,mais conhecido na escola como "bom em nada Tsuna"(nome auto-explicativo).

    Mudando da apresentação à figura paterna,tradicionalmente a ela se dá(como disse) a incumbência da racionalidade,o modelo exemplar,os limites/deveres e as demais
    coisas.Apenas adiciono que várias vezes no caso de ter uma filha mulher,o paizinho mima a princesinha e fortalece o machismo do filho;pois é,dá a sua parcela de 'estragada' nos descendentes dele. ;P

    E na adolescência,o(a) "rebelde sem causa"(Pois é,popularizou-se esse termo desde certo tempo para descrever os passantes dessa fase,assim como a designação de "aborrecentes" para os que nessa fase tenham passado ou estão a passar em quaisquer partes do caminho. =| ou =P ) dizem a lenda,necessitam ser domados.Um dado que merece ser debatido é que as pessoas em geral estão tendo filhos cada vez mais tardiamente[No Brasil os níveis de fecundidade estão a alcançar os índices europeus.].Um conjunto de fatores explicaria tal fato para ambos os sexos: O ('irreversível'/)crescente aumento do número de mulheres(principalmente) no mercado que provoca o adiamento do planejamento/decisão de se ter filhos(Seja se tratando de indivíduos solteiros,casados ou independemente da situação civil) e dedicam mais tempo a "solidificação da carreira/estabilidade no mercado de trabalho";e a instrução cada vez maior proporcionada pelos custos com educação que provocam na população a consciência das implicações em ser responsável por terceiros('deveres financeiros' e 'psicológicos' etc para com outrem) e acesso+conhecimento de metódos contraceptivos,
    por exemplo.E no caso do Brasil,essa diminuição da população fecunda ocorre(-u) principalmente e inclusive em regiões como o Nordeste ou no campo.Por fim,com pais cada vez mais velhos a necessidade do "controle paterno" tem que ser cada vez mais pela educação dada aos filhos desde a infância do que a predisposição do pai cada vez mais 'velho' em patrulhar,monitorar et cetera.

    E sobre:
    # "Uzumi Nara Athha..."= A diplomacia,"a política da boa vizinhança",o pacifismo e o falado "bom senso" são tangentes a sua personalidade descrita de Uzumi Nara Athha.E com a construção de forma secreta do ORB-01 Akatsuki e os seus reflexivos conselhos paternos sobre o círculo vicioso das guerras,fazem também a pessoa se perguntar se : "A guerra preservaria a paz?Para proteger os demais é indispensável se envolver em conflitos?" et cetera.
    # "Ozma Lee..." = Sendo pai,superior e senpai é aceitável que levasse a filha impulsiva e com senso de responsabilidade questionável,Ranka Lee,na rédea curta.No fim,Ozma Lee de ve cortar um dobrado com 'as mulheres de sua vida': Enciumando-se da irmã dele ao impedí-la de modelar e mentindo{na cabeça dele,deve pensar que está somente omitindo. =D};e superprotegendo a quem estaria em perigo de fato.

    Do post,foram enumerações pertinentes -DO PONTO DE VISTA TRADICIONAL- de seres que estão sempre a aprender a serem pais e os outros a serem filhos.Ambos tentando entender os limites: "O que se pode...","Aprendendo a dizer e como dar um não...".E com os relatos familiares dos animes do tipo Mecha e histórias da vida real,ficam(novamente) uns tipos de "duras realidades" entre as tantas possíveis tanto na relação Pai-Filho quanto Mãe-Filho.Marcação para o post: "BOM",ou seja,vindo de muito bom.


    Au revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela dedução sobre a imagem de abertura do post, Anônimo-san.

      Sobre a ausência de comentários casos o pai tenha uma filha, como eu não vivi tal situação na vida real, para evitar colocar informações/impressões incorretas, preferi restringir parte desse comentário à parte do Ozma Lee.

      Realmente, com a situação atual de casais tendo filhos mais tardiamente, é necessário que, independentemente do pai ter mais idade que os pais no passado, não pode haver uma menor prontidão em monitorar, educar e monitorar os filhos, de modo a ensinar a conduta e o caminho corretos.

      Sobre o "Uzumi Nara Athha", o ORB-01 Akatsuki ficou escondido durante vários anos, e apenas foi revelado à filha dele, Cagalli, quando essa unidade se fez necessária, na ocasião que ORB estava sendo atacada por inimigos, e foi usada exclusivamente para auto-defesa do país. Não posso deixar de dar quote na frase de Uzumi Nara Athha, que foi dita em uma gravação quando a Cagalli achou o Akatsuki: "Mesmo que seja tolice desejar mais poder, é também tolice rejeitá-lo como se fosse algo supérfluo. Se precisar de uma espada para proteger os outros, empunhe-a agora.". Realmente, bater poder contra poder não é algo que leve ao fim do ciclo de guerras. Porém, sem o poder, você apenas assiste enquanto os outros sofrem. Então, você que tem o poder, deve fazer o correto com ele, lutando contra as verdadeiras raízes do conflito (Os dois principais polos ideológicos antagônicos do universo Seed/Seed Destiny que move a trama). Para conhecer mais sobre esse importante personagem para a trama, só assistindo o anime.

      Sobre o "Ozma Lee", só assistindo o anime para saber mais. Porém, apesar de oficialmente serem pai e filha, eles se tratam como irmão mais velho e irmã mais nova, atente isso no anime.

      Bem, até a próxima então, Anônimo-san.

      Excluir