-->

03 junho 2012

Polar Bear Cafe - Review em Progresso


Escrevo esse post para apresentar o anime e fazer um review prévio do mesmo, uma vez  que, com ele já estando no nono episódio (de um total de 12), já é possível se ter uma ideia do tom da série e de sua qualidade.
Edit (em 28/06): Leia sobre o Edit no final do post.

Ficha técnica:
Título da série: Polar Bear Cafe (Shirokuma Cafe, no Japão)
Gênero: Comédia, Slice of Life
Número de episódios: 12 ??
Estúdio: Pierrot

Aberturas e Encerramentos
ED2: "Grizzly-san no G★ROCK" - Yūichi Nakamura


Polar Bear Cafe retrata a vida cotidiana de seus três personagens principais: um Panda, um Urso Polar e um Penguin, cujos na série são os mesmos nomes de suas contrapartes animais. No mundo deste anime, os animais e os seres humanos convivem normalmelte, os animais falam e fazem parte da sociedade.

Sinopse do Anime:
O anime começa com Panda sendo forçado por sua mãe a arrumar um emprego; uma vez que ele é extremamente preguiçoso e faz pouco mais do que ficar em casa dormindo, comendo bambu e assistinto TV. Em busca de trabalho, Panda acaba encontrando um Café que pertence a um Urso Polar (vou me referir a ele como Shirokuma para ficar menos confuso) o qual está contratando um garçom. Panda acaba não conseguindo o emprego porque não quer trabalhor em período integral.  Nesse Café ele conhece Shirokuma-kun - o dono do Café - e Penguin-san - um cliente regular - (vou usar os honoríficos "Kun" e "San" quando estiver falando de um nome e não de uma espécie) e faz amizade com eles. A partir daí Panda-Kun passa a frequentar o Café regularmente.
Panda-kun, Shirokuma-kun, Penguin-San e Sasako-San no Cafe.
Personagens:

Polar Bear Cafe possui uma grande quantidade de personagens, sendo a maioria deles animais, isso acaba sendo interessante pois ajuda a distinguir as personalidades de cada personagen, que geralmente se relacionam com sua respectiva espécie animal. Aqui vou apresentar os personagens mais importantes e recorrentes.

Panda-kun
Panda-kun é um urso panda extremamente preguiçoso, ele mora numa grande casa com sua grande familía (de pandas, obviamente). Forçado por sua mãe a procurar um emprego ele acaba encontrando um Café (basicamente um restaurante, no anime). Neste Café ele conhece e faz amizade com Shirokuma-kun (dono do cafe, assim como seu chef) e Penguin-san (um cliente regular do Café). Panda-kun acaba por conseguir um trabalho de meio período num zoológico, no qual o seu trabalho é agir (ou atuar) como um panda para os visitantes do zoológico ( tentem entender, sei que é estranho).
Panda-kun possui uma personalidade amigável e um pouco ingênua, ele é preguiçoso porém se preocupa com seus amigos.

Shirokuma-kun


Um urso polar e dono do Café que dá nome à série, Shirokuma-kun é  um personagem muito peculiar. Ele possui uma personalidade calma e jocosa, de forma que ele adora  fazer piadinhas (muitas vezes sem muita graça, fazendo essas piadas mais para irritar seus amigos). Um pouco dissimulado, Shirokuma-kun gosta de envolver pessoas em histórias emotivas, e inventadas, sobre o seu passado ou o de outras pessoas, não perdendo uma oportunidade para gozar das pessoas sem elas saberem disso.
Gracinhas a parte, Shirokuma-kun  é um amigo fiel, sempre tentando ajudar seus colegas com seus problemas, além de sempre se preocupar com seu bem estar e felicidade.

Penguin-san

Um penguin e frequentador do Café, Penguin-San adora café e sardinhas. Penguin-San é atencioso, por vezes, um pouco tímido e ele também se preocupa com seus amigos. Entretando, ele é irritadiço, ficando facilmente irritado quando fazem graça dele (basicamente pelo Panda-kun e pelo Shirokuma-kun ). Ele é um dos poucos que mantém Shirokuma-kun sob controle, evitando que o mesmo enrole pessoas desavisadas em suas histórias emotivas ou conte piadas excessivamente. Ele conhece o Shirokuma-kun há muito tempo e possui um grande amor, Penko-San (uma penguin fêmea, que trabalha numa padaria) para quem não consegue confessar seu amor.

Outros personagens:

Sasako-san
Após obter a vaga de garçonete no Cafe (sem nem mesmo ter se candidatado a ela), ela passa a trabalhar diariamente no Cafe.




Handa-san 
Amigo de Panda-kun, ele trabalha no mesmo zoológico que ele.
 
                                                                                        RinRin-san
                                                                                    Dono de uma floricultura, ele é fascinado por pandas.

Grizzly-kun
Amigo de longa data do Shirokuma-kun, ele possui um bar barra pesada (estilo bar de motoqueiro). Ele começa a aparecer mais para frente no anime, tendo seu papel de protagonista aumentado com o tempo.

Comentários finais:

Polar Bear Cafe é um ótimo anime para os que buscam um anime tranquilo e divertido; o humor da série é gratificante e leve, com um enredo criativo e bem escrito. A série trata dos mais variados temas que se relacionam com o cotidiano dos personagens; seja dos problemas do Panda-kun em seu trabalho de meio período no zoológico, ou as tentativas do Penguin-San em confessar seu amor por Penko-san (contanndo com a ajuda, nāo requisitada, do Panda-kun  e do Shirokuma-kun ). Recomendo a qulquer um que tente assistir o primeiro episódio da série, existem grandes chances que se o primeiro episódio lhe agradar você vá gostar da série.

Vejo-lhes no meu próximo post,
Até  mais!
Edit (em 28/06): Eu havia previamente dito que a série teria um total de 12 episódios (informação que eu tinha encontrado em buscas na internet), semana passada, no episódio 12, e supostamente o último dá série, houve um preview sobre o episódio 13; Nesse momento, eu achava que a série teria 13 episódios (o que aconbtece com alguns animes), entretanto hoje, após assistir o episódio 13, houve outro preview...
Me parece então que Polar Bear Cafe terá então de 24-26 episódios (tamanho típico de uma temporada maior do que 13 episódios). Não me entendam errado, para mim essa é uma notícia maravilhosa, pois eu adoro o anime; só quis informar isso porque eu havia escrito o post pensando que já tinham se passado 3/4 da série.

4 comentários:

  1. How are you,Dan-Sama!


    Primeiramente,avisando que 'meu atraso' se deve a uama "semana atípica",mas de qualquer forma prossigamos...

    Agora está fazendo publicidade de estabelecimentos comerciais [Zoológico em que Handa trabalha;a floricultura de RinRin; o cafe de Shirokuma etc?].E aqui "em OFF",se Penguin sabe que está falando das intenções dele para com Penko... é melhor se preparar... XD


    * Em relação ao anime:

    (1) Vendo seu rol de imagens,Shirokuma Cafe{Polar Bear Cafe} possui um 'quê' de ser sempre um dia ensolarado;agradável;agitado,mas não menos relaxante dia como aqueles
    imaginados prum piquenique.

    (2)Por curiosidade fui ver um daqueles pequenos trailers oficiais,http://www.youtube.com/watch?v=Ma8wXV-gQvg,e as vozes dos seiyuus me soaram familiares.Principalmente a voz voz quase cantada que lembra a de Hanatarou{Membro atrapalhado e de bom coração do 4º Esquadrão em bleach},entretanto vi que o seu dublador é na verdade de Kouki Miyata.E que o trio principal dos dubladores de Polar Bear Cafe{Shirokuma Cafe} é dublado por um elenco bem conhecido dos otakus,o qual está exemplificado logo abaixo =

    - Sakurai,Takahiro(http://myanimelist.net/people/79/Takahiro_Sakurai) : Em Bleach como Kira,Izuru;é o urso polar em Shirokuma Cafe;Kururugi,Suzaku nas série de Code Geass etc.

    - O Panda é de Jun Fukuyama,(http://myanimelist.net/people/86/Jun_Fukuyama),que já atuou como: Okumura,Yukio[Principal] de Ao no Exorcist;
    Ayasegawa,Yumichika[Suporte] e Kojima,Mizuiro[Suporte] do Bleach ; Lamperouge,Lelouch de Code Geass[Principal em todas suas serializações] etc.

    - Pinguim é o Hiroshi Kamiya.(http://myanimelist.net/people/118/Hiroshi_Kamiya),com mais trabalhos como em: Natsume Yuujinchou fazendo Natsume,Takashi;em Honey and Clover dublando Takemoto,Yuuta[Elenco Principal];Asamura,Kengo de Monochrome Factor,entre outros.

    (3) Aberturas & Encerramentos[Não é muito simples achar muitas informações nesse aspecto,mas tá aí xD]:
    - OP: "Boku no Invitation" - JP(http://www.youtube.com/watch?v=3Aipfm9_S1Q <= Não sei se a Abertura Oficial) => Tem um Pop muito agitado e tipo contagiante,com efeitos na voz que se fossem mais acentuados artificiliazariam a música.A letra talvez não sugira uma "obra de arte{ Não a encontrei também :( }",no entanto pra curtir já cobre mais que o seu papel."ENTERTAINING!!!"
    - ED1: "Bamboo Scramble." - Jun Fukuyama,o dublador do Panda-Kun,(http://www.youtube.com/watch?v=SaZxWgNNbLM) => Um tipo de mixagem de música chinesa numa pegada Pop.É alegre,rápida,feita para fixar na mente e envolver o ouvinte.
    - ED2: "Grizzly-san no G ROCK" - Yuichi Nakamura => Não a consegui encontrar até o momento.Fico devendo uma opinião sobre a mesma.

    * Opinião sobre o post:
    (-)
    .1 Alguns erros gramaticais ocasionais tipo: "erros de digitação".
    .2 Certas orações poderiam ser melhor concatenadas quando continuadas após ponto (".") ou vírgulas na mesma linha.

    (+)
    .1 Boa diagramação,adequação de figuras,e trechos informativos foram um bom reforço para o post.Conseguiu certa "linearidade" de pensamentos.
    .2 Adiantou tanto o número de episódios,3/4 da série,e nem possui o que se teria por Spoilers e ainda assim foi bem envolvente.

    - Sugestões:
    .1 Desenvolver o conceito de "cadeia alimentar" no mundo de Shirokuma Cafe.
    .2 Ao esmiuçar o perfil de Panda-kun poderia também relembrar que parte do que se fala está na sinopse.
    .3 Na parte conclusiva deste review esclarecer o peso do anime ser "episódico -o entendi assim,mesmo que não veja aversão nisso-",pois o termo é um dos "quase clichê" para depreciarem algo.

    * Notas:
    .1 Chapeuzinho estiloso este da última imagem...com todos estes Botons e tal. =D
    .2 No aguardo da parte conclusiva do Review,e verei se fui de alguma ajuda também... ;P


    Até uma próxima vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu comentário, obrigado! Ele é uma boa adição ao post, complementando alguns aspectos que não foram comentados no post; como quem são os dubladores, e seus trabalhos passados, e análises das aberturas e encerramentos.
      Já que você mencionou, no Anime, os animais comem comidas típicas dos humanos, porém também mantém suas dietas animais. Panda adora bambu e derivados dele, saladas de folhas de bambu, sorvetes de bambu, etc. Grrizly-kun gosta de salmão e bebidas alcoólicas, e o Shirokuma-kun comentou algumas vezes no anime que um de seus passatempos é caçar focas.
      Só para matar a curiosidade, o chapéu na imagem final do post é a boina que o Shirokuma-kun veste quando não está trabalhando (com a adição de botons dos personagens da série).
      Obrigado pelo comentário,
      Flw!

      Excluir
  2. How are you,Dan-Sama!


    "Editou" daí e eu "editei" daqui. ;P Certamente esse equivoco ficou feliz de cometer: Numeração em 12 episódios ao invés do total indefinido que deu dessa vez,("12 ??").E onde se apresentava uma simples falta de 1/3 da série,vieram as especulações ou os possíveis esticamentos dados ao anime do urso branco + o cotidiando de seu pitoresco Café.Esticamentos como o dado a Fate Zero que teria somente uma temporada de 12 episódios(Se não me engano),SERÁ..? O.o

    Relativamente sobre "(3) Aberturas & Encerramentos" do comentário anterior,também vai um edit sobre o segundo encerramento no qual havia o definito nos termos de = "- ED2: "Grizzly-san no G ROCK" - Yuichi Nakamura => Não a consegui encontrar até o momento.Fico devendo uma opinião sobre a mesma."O encerramento em questão surgiu algum tempo depois no YouTube,http://www.youtube.com/watch?v=_ErdseEKKXw,e a opinião é a seguinte: Ele remete aos primórdios do Rock,tipo aquilo de "Rock N'Roll",com alguns reforços de back vocal no início e no fim.Além disso,o ritmo se assemelha a um fala[discurso] mais acelerada{Deve ser com foco no jocoso & falastrão do Shirokuma-kun XD},inspira a: uma cômica confusão,momentos de descontração e aventura,e a uma apresentação daquelas 'um pouco mais numerosas' bandas antigas.

    Até um novo "Edit" OU...


    Até uma próxima vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Anônimo-San! Eu gosto bastante desse ED (Grizzly-san no G Rock), ele remete bastante a personalidade do Grizzly-kun na série, que é um dos meus personagens favoritos da mesma, embora ele pudesse aparecer mais. Por outro lado, ele faz parte do meu episódio favorito da série (até este momento), que é a segunda metade do episódio 11 (cada episódio é dividido em dois). Nesse episódio, o Grizzly-kun aparece no Cafe do Shirokuma-kun para convidá-lo para uma noitada na cidade, acontece que o Panda-kun vai junto e muitas risadas(de quem assiste) seguem.

      Flw!

      Excluir