-->

06 maio 2012

Amores não correspondidos (kataomoi)



Logo aviso, que este post não é um desabafo (apesar de eu estar precisando de um...), simplesmente gosto de personagens que vivem o drama de não serem correspondidos. Logo explico a razão disso.

Muitas pessoas devem saber o significado disso, amar alguém e não ser correspondido. É uma situação triste, complicada e que em muitos casos termina mal. Em animes, isso costuma acontecer com as moças, porém, isso também ocorre com muitos personagens masculinos, que viveram o drama (Yamato de Suzuka que o diga), e em muitos casos acaba sendo um de seus atrativos. Usem a Kanna de Ano Natsu de Mateiru como exemplo e saberão do que estou falando.




Isso pode acontecer de diversas formas: a personagem X pode conhecer o personagem Y a anos e simplesmente não conseguir dar aquele passo a mais que ultrapassa os limites da amizade; o personagem X gosta da personagem Y, mas esta nem sabe da existência dele; dentre muitos outros exemplos. Geralmente o caso da amizade de infância é o mais comum.

Citarei agora meus favoritos, sem ordem de melhor ou pior:

OBS: Boa parte dos exemplos abaixo são poucos conhecidos (salvo a Kei de Ef). Se não gostarem disso, assistam os respectivos animes e façam deles, animes mais conhecidos. Pensei em por personagens como Kyou de Clannad, mas iria ficar repetitivo demais.

Aihara Kotoko


Protagonista de Itazura na Kiss. "Ela não sabe fazer nada direito. Ela também não é esperta. Ela também não sabe cozinhar. Sempre comete erros porque tira conclusões apressadas. Mas é animada, decidida, sincera e adorável!" (por seu pai). Kotoko é a Kataomoi Fighter (algo como "guerreira do amor não correspondido"), como diz o título da primeira ED do anime. Ela se apaixonou pelo frio e arrogante gênio Irie Naoki, que a rejeitou logo de cara com as seguintes palavras "Não gosto de garotas burras!". Mesmo assim, não desistiu de seu amado e lutou bravamente até o fim.


Mikado Mariya


Uma das heroínas de Otoboku. Para quem não sabe, o anime conta a história de um garoto que, devido ao último desejo de seu avô, se traveste e passa a estudar em um colégio só para garotas. No fim, ele se torna "a" mais bela e elegante estudante local e acaba conquistando o coração de algumas colegas. Mariya, sua amiga de infância, é quem o ajuda no disfarce (maquiagem, vestimenta, etc), e só percebe que gosta do rapaz depois de vê-lo se aproximando das outras garotas.


Ela é a mais "didática" das amigas de infância e Kataomoi Fighters, pois em um momento delicado do anime (episódio 11) ela explica perfeitamente os sentimentos de todas as que vivem o mesmo drama: "Eu amo Mizuho-chan. Porém, essa é a distância entre nós que naturalmente acabou se formando.". Ou seja, os dois são próximos, mas justamente por causa disso que foi formada uma barreira impedindo que ambos possam ser mais do que simplesmente amigos.


Shindou Kei


Irmã de criação do protagonista de Ef - a tale of memories, Hiro Hirono. Ela é apaixonada por ele, e vive o mesmo drama que suas colegas (Kataomoi Fighter). Enquanto os dois cresciam, ela percebeu que ele estava se distanciando dela. Isso se deve ao fato que ele estava amadurecendo mais rápido e se tornando independente. Por isso, ela começou a praticar o basquete e a correr (como simboliza sua ED), para que assim, correndo, pudesse alcançá-lo.


Fuyu Kaede


Uma das minhas amigas de infância e Yandere favoritas. Kaede é uma heroína de Shuffle. Ela é quase uma esposa para o protagonista, Tsuchimi Rin, tanto é que eles vivem na mesma casa. Durante o desenvolvimento do anime, fica a dúvida da razão dos dois não terem ficado juntos ainda, e é quando o passado sombrio de ambos é revelado (Shuffle Memories episódio 2) que tudo fica mais claro. Ela, a princípio, cuidou dele simplesmente pelo sentimento de culpa pelas coisas que fez ele passar. Porém, com a convivência, começou a cuidar dele por ter começado a amá-lo, mas sabia que não podia dar aquele passo a mais.



5 comentários:

  1. Saudações


    Kico, posts assim são feitos justamente quando nós, blogueiros, queremos jogar uma ideia no ar. Estamos à fim de desabafar sobre algo, mas os visitantes do blog (em tese) nada tem à ver com isso tudo, por isso todo o cuidado com as palavras é pouco...

    Mas você se saiu muito bem, nobre rapaz...

    Com propriedade, poderias ter citado a Fujibayashi Ryou, de Clannad, que ficou à ver navios em seus sentimentos pelo Okazaki Tomoya. Até mesmo a Naiyuki de Kanon2006 poderia ter entrado. Mas a citação feita sobre a Shindou Kei, de ef, foi ótima.

    Muito bom o seu post, rapaz.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor Carlírio

      Como fico feliz ao ver o senhor novamente aqui, neste filhote de blog.

      Fiz este post num momento de fraqueza, mas terminei-o em condições mentais e emocionais perfeitamente normais.

      Agradeço pelo elogio e digo que pretendia citar a Kyou (e a Ryou) e a Nayuki, só que preferi falar das heroínas menos conhecidas só para dar uma divulgadinha nelas, por mais fraco que a influência de um filhote de blog seja.

      Volte sempre, meu caro Doutor.

      Até logo!

      Excluir
  2. Hei Kico7!
    (PT1,pois pela 2ª vez excedi os 4.096 caracteres limites num único comentário =P)


    "Kataomoi" é um termo até elegante(diga-se de passagem)de se ouvir/falar;talvez porque em língua estrangeira remeta a um eufemismo.Podendo ser ainda enquadradado em "amor dos românticos{pois tende a ser sofrido}",'paixonite' ou em palavras próximas ao seriado "Todo mundo odeia o Chris": "Ela(e) simplesmente não gosta de você..."
    Daí para isso acontecer basta uma situação configurada como uma 'sólida relação',onde um 'se ligou' para o que sente e o outro ainda 'está desligado' demais para notar ou ver a outra pessoa com outros olhos.Por isso que os amigos de infância criados praticamente como irmãos seriam retratados tão exemplarmente,isto é,a partir dum dos lados dos casais por um tempo se ve apenas de maneira fraternal ou indiferentemente até que aquele estalo ocorre e a zona de conforto perde o tal "conforto".

    Agora seguindo o fluxo do enunciado tecerei comentários das garotas e seus obstáculos amorosos:
    § Aihara Kotoko = Será que este pai está ajudando mesmo..? o.O O que também é importante aqui é que ela é persistente,e como sugere a sua metonímia/'aposto' ela é uma pessoa "combativa".
    E pelo encerramento do anime há muitas caretas dela;trapalhadas;leveza nas atitudes da personagem,mas a auto-estima dela não aparenta ser muito alta para suportar a rejeição do carinha nestes termos e mesmo assim correr atrás dele.Entretanto com este ar de comédia romântica daria pra assistir que ela não seria tão tapada assim e o galã-alvo não tão indiferente/soberbo.Enfim,haveria mais de uma camada neste enredo.

    § Mikado Mariya = É um caso clássico para exemplificar cuidados como os 'últimos desejos de terceiros' podem ser penosos(Vide crossdress,travestismos etc).E também como revelou,ela(a protagonista) resume a relação de indivíduos ligados que tem uma proximidade,entretanto este relacionamento contaria com fronteiras intransponíveis implicitamente delimitadas e não gozam da intimidade suficiente nem para expressar seus sentimentos,por exemplo.

    § Shindou Kei = Com uma postura decidida e um olhar melancólico só visto no fim da ending vemos Shindou Kei correr rápido como uma flecha atrás do seu objetivo frente a ciclicidade simbolizada por: ambientes ao fundo,uma espécie de aro que gira sobrepondo etc.É uma ending dedutivelmente de baixo custo,mas com considerável enquadramento,efeitos de sobreposições,'cores densas/cotínuas' e um casamento feliz com elementos há pouco citados.
    Quanto à canção,a parte da melodia instrumental é eficiente {Para grudar que nem carrapato} com o tom agudo da guitarra,a batida introdutória da bateria,e o restante que dá um mix considerável;e juntamente a isso se tem a voz calma,doce e firme imposta por Junko Okada,seiyuu de Shindou Kei e performer do segundo encerramento de Ef-A Tale of Memories,com a música denominada de "Kizamu Kisetsu".
    Já a cena escolhida para ilustrar Shindou Kei lembra as de outro anime,Sola,com uma escuridão arroxeada e/ou azulada.Adiante um link deixado para assinalar o anime: http://ak2.static.dailymotion.com/static/video/375/403/5304573:jpeg_preview_large.jpg?20100319041031

    § Fuyu Kaede = A culpa neste caso é profundamente sintomática,notando-se pelo colapso do trecho gravado em vídeo.Outro sentimento intenso é o de propriedade em relação a Tsuchimi Rin[Vulgo 'Rin-Kun'] que denota até a um tabu entre esses dois.


    Até + ver na 'Segunda Parte'..!

    ResponderExcluir
  3. Hei Kico7!
    (Segunda parte)


    º Relativamente a esse texto e pelo lado positivo,conseguiu umas "boas sacadas" : Nas indicações dos vídeos[Vídeo de Fechamento de episódio de Ef-A Tale of Memories e Momento yandere total de Fuyu Kaede];Divulgações de obras - Um filme famoso de Makoto Shinkai,Byosoku 5 centimeter{5 Centimeters Per Second};O não-indiferente School Days;Itazura-na Kiss;Otome wa Boku ni Koishiteru e Shuffles[+ sua continuação] - e também com relação a esse último ponto,fez alguma coisa do tipo 'disse,mas não disse'.Refiro-me a SPOILERS,entendeu? xD
    Já por outro ponto,não é "Ano Natsu de Matteru" no lugar de "Ano Natsu de Mateiru -4ª linha do segundo parágrafo-"?.E a pessoalidade da redação que poderia passar mais despercebida aos não-envolvidos também mostrou presença na hesitação proporcionada pela pontuação gráfica contumaz.

    || Sugestões => Poderia 'linkar' com animes que fez reviews =
    - Na 3ª linha do parágrafo 2,"(Yamato de Suzuka que o diga)", com 'Suzuka'.
    - Na 1ª linha do 1º parágrafo de Fuyu Kaede,onde diz que "Kaede é uma heroína de Shuffle" inserir aí a conexão com o post de Shuffle.

    Post Sriptum: "OBS: Boa parte dos exemplos abaixo são poucos conhecidos (salvo a Kei de Ef). Se não gostarem disso, assistam os respectivos animes e façam deles, animes mais conhecidos..." => Ficou ligeiramente provocativo,e convidativo.


    Até + ver..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Agradeço por ler meus textos como sempre. E de fato o correto é "Ano Natsu de Matteru", acontece que eu costumo escrever os títulos de cabeça e costumo digitar seus nomes da maneira que eu os pronuncio.

      Resolveu fazer um bíblia desta vez, hein?
      - Aquilo que o pai da Kotoko disse é exatamente o único charme dela, que para muitos já mais do que o suficiente para se apaixonar.
      - Otoboku é um anime nada original, mas o considero muito direto, o que fez com que gostasse dele. Mariya é uma amiga de infância exemplar, pois consegue colocar em poucas palavras o que muitas de suas colegas sentem.
      - Só a ED de Ef é barata, pois todo o resto é sensacional, hehe. Achava interessante que a ED da Kei sempre parecia uma continuação dos momentos de medo e desespero dela no decorrer da história. A cena em questão (da imagem que eu coloquei) é o momento dela, se o senhor tiver a oportunidade, a assista, é muito boa também.
      - Não sei dizer se o que a Kaede sente por ele é um sentimento de possessão. Ela é uma garota que mascara os próprios desejos (de ama-lo, por exemplo) e acaba os soltando de uma só vez naquela cena em que mostra seu ciumes com todas as forças. O episódio seguinte a esse, que é o final de seu arco, é um dos mais emocionantes do anime, sendo até um dos motivos de eu recomenda-lo para o público!

      Excluir