-->

26 abril 2012

Viajando no Youtube - 8-bit


Olá, aqui quem fala é o Jeguy_Hope. Estou aqui hoje para falar um pouco sobre os vídeos que contém músicas mais recentes, mas em estilo 8-bit.



Muitos podem achar estranho o fato de eu resolver falar sobre algo desse tipo, afinal, as músicas em 8-bit são características de jogos de consoles mais antigos, que não conseguiam reproduzir músicas de taxa de bits por segundo tão alta, e por isso, transformavam as músicas nessas versões compactas, menores e que soam um pouco diferente ao ouvido das pessoas. Porém, devo dizer que, talvez por pertencer à geração que cresceu jogando Super Nintendo, Game Boy Color e mais tarde só entrou os Game Boy Advance, com músicas em 16 bits, PlayStation 1, PlayStation 2, que já conseguia reproduzir músicas de 128 bits e taxa de bits maiores, as músicas em 8-bit soam bastante agradáveis aos meus ouvidos.

Abaixo são músicas atuais, mas que ganharam versões 8-bit graças a pessoas que utilizaram-se de programas para fazer a conversão. Acredito que são versões bastante fiéis ao original, e que algumas delas até soem melhor que o original, tanto por realmente terem uma melodia mais agradável que o original, ou por soarem mais "simpáticas", digamos assim, que os originais.

Originais:

Main Title - Theme of v Gundam (Kidou Senshi Gundam: Char's Counterattack)

White Reflection (Gundam Wing Endless Waltz)

Stand Up to the Victory (Kidou Senshi Victory Gundam)

Libera me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann) (A versão original soa bem demais, a versão 8-bit não consegue ganhar.)

Invoke (Kidou Senshi Gundam Seed)

Versões 8-bit:
Main Title - Theme of v Gundam (Kidou Senshi Gundam: Char's Counterattack)

White Reflection (Gundam Wing Endless Waltz)

Stand Up to the Victory (Kidou Senshi Victory Gundam)

Libera Me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann) (Sinto muito, esse não conseguiu ganhar. A versão original é muito foda.)

Invoke (Kidou Senshi Gundam Seed)

3 comentários:

  1. Yoh Jeguy Hope!


    Isto parece ter certa relação com um certo movimento chamado de 'demake' que vai na linha oposta do remake('atualizações de filmes,games,novelas etc').
    O 'demake' é comum entre fãs(além das companhias que embarcaram nesta onda) que tentam dar um ar retrô/vintage aos seus jogos virtuais dando a eles a aparência de serem confeccionados para
    16,8 bits ou ainda menos.Eles também costumam ser achados divertidos(prioridade de games mais velhos) e encontrados para download,tendo
    como um exemplo de criação jogos como o Halo(Versão para Atari e outra destinada ao Super Nintendo)."São os resgates do clássicos.!?"

    E quanto as versões musicais deste 'Viajando no YouTube' de hoje,é uma combinação de dois tipos de objetos saudosistas{as canções em roupagens antigas com animes também mais veteranos} que as deixam com o tom mais agudo acentuado,a remetência a instrumentos de teclas pulsando na mente da pessoa e uma velocidade mais alta quando no formato de 8bits( Se não for uma forte impressão primária é isto mesmo. ;] ).Pra quem conhece e quem não conhece atiça a atenção para a comparação;ou simplesmente um reavivamento.

    ¨Notinha:
    1# Na 'figura de capa' deste texto os personagens reconhecíveis foram[da direita à esquerda] Megan Man,Kirby,Mario,mas está criatura de chápeu não me pareça que seja o
    Gorpo do desenho do He-Man... XP
    2# A versão original de "Libera me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann)" tem mesmo uma representatividade mais impactante => Vocais de Ópera+Hip-Hop...
    3# Acabei de ver{ou notar o.O ?} que organizaram os posts também por assunto,e em ordem alfabética. =)

    "Avaliação do post": As legendas neste formato consigo ler,porém não são as que melhor expressam o que queria(Talvez um bug do blog ou coisa assim,pois já as vi antes e algo do tipo foi me dito).Sugestão: Na teoria fontes mais quadriculadas para as legendas dos "8 bits" realçaria o aspecto 'retrô' deles,digo 'na teoria' porque a legibilidade poderia ser diminuída,exs:Virtual DJ(acho que é um jota)Dotum,DotumChe,Gungsu,KaiTi,MingLiu etc.E fontes não-cursivas,mas 'clássicas para descrever as originais.
    Enfim,só uma ideia...

    No aspecto positivo,valeu pelo fator curiosidade,levantamento de recordações e o ar de contemporaneidade proposto.Aproximou-se de "Muito Bom!"


    "Inté mais!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo-san, eu imagino que o movimento de demake seja parcialmente fruto de um sentimento de nostalgia, ao ver seus jogos que jogaram durante a infância, os jogadores de gerações mais antigas sentem-se nostálgicos, e vêem a necessidade de mostrar para as gerações mais novas o quão bom foram os jogos mais antigos.

      O personagem que você não conseguiu reconhecer da imagem inicial é um Black Mage dos jogos de Final Fantasy mais antigos.

      Realmente, eu também gosto bastante da versão original do Libera Me From Hell. É uma das minhas músicas favoritas, e infelizmente, a versão 8-bit não chega nem aos pés da versão original.]

      Quanto à fonte, na hora de preparar o post, possuímos muito poucas opções de Fontes. Eu me lembro que a fonte usual é a Verdana, mas podemos também escolher as fontes Arial, New Times Black e outras 2. Infelizmente, não posso escolher nenhuma fonte que tivesse um visual mais retrô.

      Excluir
  2. Yoh Jeguy Hope!


    Esta limitação de fontes neste ponto 'embarreirou a criatividade/personalização'.Pode ser que salvando tipos de fontes como imagens em programas de edição,como o básico "Paint",dê mais opções.Mas isto,claro quando tiver tempo & disposição para experimentar,e o trabalho de "migração textual" não exigir tanto,como no caso de (Sub-)títulos,Legendas e demais.
    Nota:O fundo da imagem ficaria em branco,fato não contrário a este design.E talvez também tenha que deixar o tamanho da fonte um tanto maior antes de lhe salvar.Anyway só lembrando/refletindo.


    "Inté mais!"

    ResponderExcluir