Olá, aqui quem fala é o Jeguy_Hope. Estou aqui hoje para falar um pouco sobre os vídeos que contém músicas mais recentes, mas em estilo 8-bit.
Muitos podem achar estranho o fato de eu resolver falar sobre algo desse tipo, afinal, as músicas em 8-bit são características de jogos de consoles mais antigos, que não conseguiam reproduzir músicas de taxa de bits por segundo tão alta, e por isso, transformavam as músicas nessas versões compactas, menores e que soam um pouco diferente ao ouvido das pessoas. Porém, devo dizer que, talvez por pertencer à geração que cresceu jogando Super Nintendo, Game Boy Color e mais tarde só entrou os Game Boy Advance, com músicas em 16 bits, PlayStation 1, PlayStation 2, que já conseguia reproduzir músicas de 128 bits e taxa de bits maiores, as músicas em 8-bit soam bastante agradáveis aos meus ouvidos.
Abaixo são músicas atuais, mas que ganharam versões 8-bit graças a pessoas que utilizaram-se de programas para fazer a conversão. Acredito que são versões bastante fiéis ao original, e que algumas delas até soem melhor que o original, tanto por realmente terem uma melodia mais agradável que o original, ou por soarem mais "simpáticas", digamos assim, que os originais.
Originais:
Main Title - Theme of v Gundam (Kidou Senshi Gundam: Char's Counterattack)
White Reflection (Gundam Wing Endless Waltz)
Stand Up to the Victory (Kidou Senshi Victory Gundam)
Libera me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann) (A versão original soa bem demais, a versão 8-bit não consegue ganhar.)
Invoke (Kidou Senshi Gundam Seed)
Versões 8-bit:
Main Title - Theme of v Gundam (Kidou Senshi Gundam: Char's Counterattack)
White Reflection (Gundam Wing Endless Waltz)
Stand Up to the Victory (Kidou Senshi Victory Gundam)
Libera Me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann) (Sinto muito, esse não conseguiu ganhar. A versão original é muito foda.)
Invoke (Kidou Senshi Gundam Seed)
Yoh Jeguy Hope!
ResponderExcluirIsto parece ter certa relação com um certo movimento chamado de 'demake' que vai na linha oposta do remake('atualizações de filmes,games,novelas etc').
O 'demake' é comum entre fãs(além das companhias que embarcaram nesta onda) que tentam dar um ar retrô/vintage aos seus jogos virtuais dando a eles a aparência de serem confeccionados para
16,8 bits ou ainda menos.Eles também costumam ser achados divertidos(prioridade de games mais velhos) e encontrados para download,tendo
como um exemplo de criação jogos como o Halo(Versão para Atari e outra destinada ao Super Nintendo)."São os resgates do clássicos.!?"
E quanto as versões musicais deste 'Viajando no YouTube' de hoje,é uma combinação de dois tipos de objetos saudosistas{as canções em roupagens antigas com animes também mais veteranos} que as deixam com o tom mais agudo acentuado,a remetência a instrumentos de teclas pulsando na mente da pessoa e uma velocidade mais alta quando no formato de 8bits( Se não for uma forte impressão primária é isto mesmo. ;] ).Pra quem conhece e quem não conhece atiça a atenção para a comparação;ou simplesmente um reavivamento.
¨Notinha:
1# Na 'figura de capa' deste texto os personagens reconhecíveis foram[da direita à esquerda] Megan Man,Kirby,Mario,mas está criatura de chápeu não me pareça que seja o
Gorpo do desenho do He-Man... XP
2# A versão original de "Libera me From Hell (Tengen Toppa Gurren Lagann)" tem mesmo uma representatividade mais impactante => Vocais de Ópera+Hip-Hop...
3# Acabei de ver{ou notar o.O ?} que organizaram os posts também por assunto,e em ordem alfabética. =)
"Avaliação do post": As legendas neste formato consigo ler,porém não são as que melhor expressam o que queria(Talvez um bug do blog ou coisa assim,pois já as vi antes e algo do tipo foi me dito).Sugestão: Na teoria fontes mais quadriculadas para as legendas dos "8 bits" realçaria o aspecto 'retrô' deles,digo 'na teoria' porque a legibilidade poderia ser diminuída,exs:Virtual DJ(acho que é um jota)Dotum,DotumChe,Gungsu,KaiTi,MingLiu etc.E fontes não-cursivas,mas 'clássicas para descrever as originais.
Enfim,só uma ideia...
No aspecto positivo,valeu pelo fator curiosidade,levantamento de recordações e o ar de contemporaneidade proposto.Aproximou-se de "Muito Bom!"
"Inté mais!"
Caro Anônimo-san, eu imagino que o movimento de demake seja parcialmente fruto de um sentimento de nostalgia, ao ver seus jogos que jogaram durante a infância, os jogadores de gerações mais antigas sentem-se nostálgicos, e vêem a necessidade de mostrar para as gerações mais novas o quão bom foram os jogos mais antigos.
ExcluirO personagem que você não conseguiu reconhecer da imagem inicial é um Black Mage dos jogos de Final Fantasy mais antigos.
Realmente, eu também gosto bastante da versão original do Libera Me From Hell. É uma das minhas músicas favoritas, e infelizmente, a versão 8-bit não chega nem aos pés da versão original.]
Quanto à fonte, na hora de preparar o post, possuímos muito poucas opções de Fontes. Eu me lembro que a fonte usual é a Verdana, mas podemos também escolher as fontes Arial, New Times Black e outras 2. Infelizmente, não posso escolher nenhuma fonte que tivesse um visual mais retrô.
Yoh Jeguy Hope!
ResponderExcluirEsta limitação de fontes neste ponto 'embarreirou a criatividade/personalização'.Pode ser que salvando tipos de fontes como imagens em programas de edição,como o básico "Paint",dê mais opções.Mas isto,claro quando tiver tempo & disposição para experimentar,e o trabalho de "migração textual" não exigir tanto,como no caso de (Sub-)títulos,Legendas e demais.
Nota:O fundo da imagem ficaria em branco,fato não contrário a este design.E talvez também tenha que deixar o tamanho da fonte um tanto maior antes de lhe salvar.Anyway só lembrando/refletindo.
"Inté mais!"