-->

16 abril 2012

Top 10 de Unidades Mecha (Defesa)


Hoje, estou mais uma vez aqui para falar das minhas preferências pessoais quanto a unidades de animes de Mecha. Esse ranking é fruto apenas da minha opinião, não necessariamente corresponde à verdade. Da série de posts desse tipo, esse tratará em especial, das unidades com a maior defesa.




Já aviso que entrarão nesse ranking apenas os mechas das séries:
-Kidou Senshi Gundam 0080 A War in the Pocket
-Kidou Senshi Gundam 0083 Stardust Memory
-Kidou Senshi Gundam MS IGLOO
-Kidou Senshi Gundam: The 08th MS Team
-New Mobile Report Gundam Wing (+ Endless Waltz Movie/OVA)
-After War Gundam X
-Kidou Senshi Gundam SEED (+Destiny)
-Kidou Senshi Gundam OO (+Second Season e + Filme)
-Kidou Senshi Gundam Unicorn (Até o OVA 4)
-Kidou Senshi Gundam AGE (Até o episódio 17)
-Aquarion EVOL (Até o episódio 6)
-Blue Gender (+Movie)
-Break Blade (6 Movies)
-Code Geass: Hangyaku no Lelouch (+R2)
-Dragonaut: The Ressonance
-Dual! Paralel Trouble Adventures
-Eureka Seven (+ Movie)
-Full Metal Panic (+ Second Raid, +Fumoffu)
-Gravion (+Zwei)
-Gunparade March
-Heroic Age
-Infinite Stratos
-Isekai no Seikishi Monogatari
-Kidou Keisaku Patlabor (+Movies, menos o WXIII Movie)
-Kishin Houkou Demonbane
-Kenran Butoh Sai: The Mars Daybreak
-Kurogane no Linebarrels
-Macross Frontier (+ Movies)
-Neon Genesis Evangelion (Movies 1 e 2)
-RahXephon (Até episódio 15)
-Soukyuu no Fafner (Até episódio 3)
-Sousei no Aquarion
-Star Driver: Kagayaki no Takuto
-Super Robot Taisen OG: The Divine Wars (+The Inspector)
-Tengen Toppa Gurren Lagann (+Gurren-hen e +Lagann-hen)
-Vandread (+The Second Stage)
-Zegapain

Categoria Especial:
-Mechas Originais do jogo Super Robot Taisen Z 2 Hakai-Hen
-Mechas Originais do jogo A.C.E. 3 The Final e A.C.E. R

Todos os mechas não incluídos aqui são aqueles que eu ainda não pude ver.

Devivo ao fato desse post conter várias imagens desenhadas por artistas, direi mais uma vez: Eu não possuo nenhum direito sobre as imagens a seguir. Todos os créditos devem ser dados aos respectivos artistas.

Começarei em ordem inversa, do 10º colocado ao 1º colocado, com o critério: "Defesa". Não entram no ranking: naves, armas propriamente ditas (Como a arma GENESIS do Gundam SEED) ou poderes de defesa que desafiam absurdamente a lógica, como a Barreira Espiral do Chouginga Gurren Lagann, que tecnicamente neutralizaria completamente os ataques, mas foi inutilizada quando os inimigos usaram mísseis que perturbam a probabilidade, e com isso, acertam um ataque que teria 0% de chance de acerto.
10º Colocado: GAT-X252 Forbidden Gundam com seu "Geschmeidig Panzer" Energy Deflection Armor (Gundam SEED)


9º Colocado: ORB-01 Akatsuki Gundam com seu "Yata-no-Kagami" Anti-Beam Defensive Reflection System Armor Coating (Gundam SEED Destiny)


8º Colocado: CAT1-X1/3 Hyperion Gundam Unit 1 com seu "Armure Lumière" Mono-Phase Lightwave Shield (O desenho da esquerda é o próprio MS. O da direita é o Backpack com os Geradores) (Gundam SEED X Astray Manga)


7º Colocado: ORB-01 Akatsuki Gundam com seu Octagonal DRAGOON Units Shield (Essa habilidade não possui propriamente um nome. Irei nomeá-la apenas por conveniência para falar sobre ela.) (Gundam SEED Destiny)


6º Colocado: GFAS-X1 Destroy Gundam com seu "Schneidshutz" Positron Reflector Shield (Gundam SEED Destiny)


5º Colocado: GN-005 Gundam Virtue/GN-008 Seravee Gundam com seus respectivos GN Fields (Gundam OO e Gundam OO Second Season)


4º Colocado: Type-0/0A Shinkirou com seu Absolute Protection Territory Energy Shield System (Code Geass: Hangyaku no Lelouch R2)


3º Colocado: Vandread Jura com seu Planet Defensor (Essa habilidade não possui propriamente um nome. Irei nomeá-la apenas por conveniência para falar sobre ela.) (Vandread)


2º Colocado: Gaia com o Escudo de Gaia (Isekai no Seikishi Monogatari)

E finalmente, o primeiro colocado. Esse aqui, devido ao seu poder um tanto quanto inusual, precisa ser mostrado em vídeo, já que uma imagem não seria capaz de retratar por completo (O vídeo mostra os Gundams em SD (Super Deformed) porque devido ao Youtube estar deletando os vídeos que infringem os direitos autorais, está muito difícil de achar vídeos de cenas do próprio anime. Por isso, peguei um vídeo do jogo SD Gundam G Generation World (PSP).):


1º Colocado: GN-0000+GNR-010 OO Raiser em Trans-AM Raiser Mode com seu Quantum Teleportation (Gundam OO Second Season)

Comentários:

-Devido ao fato que o  "Geschmeidig Panzer" Energy Deflection Armor do GAT-X252 Forbidden Gundam precisa curvar o tiro para algum lado (E o Forbidden Gundam se aproveita disso para curvar seus próprios tiros e pegar o adversário de surpresa, mas como esse ranking é de defesa, e não poder de fogo, não levarei esse fato em conta), e convenhamos, há limites para os ângulos da curva, ele perde do "Yata-no-Kagami" Anti-Beam Defensive Reflection System Armor Coating do ORB-01 Akatsuki Gundam, que absorve o tiro de Beam e o reflete para qualquer direção.

-Como as duas habilidades anteriores apenas podem refletir Beams, mas não projéteis sólidos, eles perdem do "Armure Lumière" Mono-Phase Lightwave Shield do CAT1-X1/3 Hyperion Gundam Unit 1, que é um escudo de 360º, capaz de neutralizar a maior parte dos ataques. Porém, devido à fragilidade dele, que pode ser perfurado facilmente por armas com Anti-Beam Coating, ou ter seus geradores destruídos (Porque ficam do lado de fora do escudo), ele perde do Octagonal DRAGOON Units Shield do ORB-01 Akatsuki Gundam, que além de ser um escudo de 360º, ele pode defender o que o usuário quiser, não apenas o próprio MS, além de poder materializar um escudo do tamanho de uma nave.

-Porém, devido ao enorme tamanho e grande output de energia, o "Schneidshutz" Positron Reflector Shield do GFAS-X1 Destroy Gundam ganha das posições inferiores, já que o escudo dele é capaz de aguentar muito mais tiros e tiros mais poderosos que os outros conseguem.

-O GN Field, habilidade presente não apenas nos MSes citados, mas presente na maioria dos MAs e alguns MSes mais poderosos, provou-se ser um escudo formidável, que é até capaz de retardar uma assimilação por um material alienígena desconhecido, os ELS, no Gundam OO Movie - A Wakening of the Trailblazer. Devido a esses fato, ele ganha a 5ª Colocação.

-O Absolute Protection Territory Energy Shield System do Type-0/0A Shinkirou ganha a 4ª Colocação, devido ao fato que no próprio anime se é dito que ele é um escudo Battleship-class. Devido ao fato que seu escudo é muito poderoso, exatamente por ter as condições atuais do campo de batalha inseridas pelo seu piloto, muitos ataques são incapazes de ultrapassá-lo. Ele apenas falhou quando o Shinkirou sofreu um ataque surpresa do RZA-3F9X1 Tristan Divider, que utilizou-se da antes danificada "Excalibur" Heavy Sword do RZA-1A Galahad, que seria equivalente a uma Sword com uma característica Anti-Beam bastante poderosa, e acabou ultrapassando o Absolute Protection Territory Energy Shield System e causando um dano crítico ao Type-0/0A Shinkirou. Apesar desse fato, ainda é um escudo formidável e que necessita de um piloto igualmente formidável para realizar todos os cálculos necessários o tempo inteiro para manter o escudo com força total.

-O 3º Colocado é bastante inesperado, não leitores? Uma unidade de um anime mais desconhecido para a maioria, Vandread... Bem, eu assisti esse anime, e julgando pelo fato que o escudo dessa unidade consegue cobrir até um planeta inteiro e aguentar grandes danos, ele acabou ganhando uma posição bastante elevada no ranking.

-O 2º Colocado, igualmente como o 3º, também deve ser uma surpresa. Apesar desse anime ser mais conhecido que o Vandread, ainda sim não é um anime muito conhecido, e ainda mais desconhecida é a sua parte mecha. Ele é mais conhecido por ser um possível sucessor do anime Tenchi Muyo, que foi exibido muitos anos atrás, e não é Mecha, mas sim Romance. Deixando isso de lado, como escudo, apesar de sofrer grandes ataques, não é possível destruir esse escudo, que absorve o dano. Já quando se funde com o Seikishin, começa a funcionar como um sistema de regeneração instantânea que rapidamente recupera a unidade de quaisquer tipos de ataques. Só foi derrotado após o uso de uma grande quantidade de energia concentrada num ponto, que foi capaz de cortar o escudo no meio. Quando o escudo foi cortado ao meio, ele foi completamente destruído.

-Finalmente, o 1º Colocado. Existe o ditado: "A melhor defesa é o ataque.". Essa habilidade descorda desse ditado. Essa habilidade diz que o ditado certo seria "A melhor defesa é não ser acertado.". Através de uma Quantização, (Fenômeno oriundo da Física Quântica, o que eu duvido muito que leitores de um blog sobre animes saiba muito sobre. Devido a esse fato, irei apenas explicar como um teletransporte baseado na quebra dos corpos em átomos e posterior transmissão desses átomos para outro lugar no espaço, com uma remontagem da estrutura original dos corpos.) o OO Raiser em Trans-AM Raiser é capaz de no momento em que uma espada cortaria ele, desaparecer em GN Particles e reaparecer em outro lugar. Como provado pelo anime e pelos jogos, o OO Raiser em Trans-AM Raiser é capaz de desviar de tiros, espadas e a grande maioria de ataques utilizando-se da quantização e aparecendo num local seguro, pouco tempo depois. Devido a todos esses fatos, ele ganha o 1º Lugar.

7 comentários:

  1. Konnichi wa Jeguy Hope!


    Cá você usou determinados termos(ou variantes próximas) de modo seguido,ou seja,como uma bengala para apoiar a explicação em ocasiões pré-definidas.Estas tais ocasiões
    se revelariam quando tem que detalhar sentenças mais extensas e/ou ter de repetir algo com sentido igual ou próximo de outro já feito.

    Como fatores positivos,avolumou os comentários sobre os "Colocados",citando e explanando melhoradamente as razões das posições de todos;o que em relação ao 'Top' anterior se fez conhecer o não-feitio por determinados motivos.
    Agora tem outra coisa que creio pelas circunstâncias "Atirou no que viu e acertou no que não ouviu =]" : Os tipos & as dimensões das figuras dos mechas utilizados representaram numa perspectiva meio livre uma combinação 1/2 mosaico & 1/2 miscelânea,isto é e respectivamente,tamanhos coloridos e variados + uma escolha estudada que remete a um cuidado que está presente no sentido original da palavra "miscelânea".Ficou um tanto poetizado,no entanto procurei descrevê-los assim esta forma de 'arrumação visual'. ;P

    Sobre a quantização do GN-0000+GNR-010 OO Raiser em Trans-AM Raiser Mode com seu Quantum Teleportation (Gundam OO Second Season);pelas descrições,o vídeo e conteúdo que procurei ler,considero que os sensores deste modelo reagiam ao contato da energia imiga(ex:espada) e deslocavam-se ordenadamente(como numa poeira cósmica) para um ponto distante proveniente daquela energia emanada.No entanto,discordo(ao menos até o instante) de ser um tipo de "defesa",pois o toque é muito sútil para o encarar como um tipo de "resistência" oferecida por uma defessa clássica ou convencional.

    Nota:
    Number One= Considerei este texto como "Muito Bom!".
    Number Two= O terceiro desta série seria o do enfrentamento entre ATK <=> DEF ..? ^_^


    Bai Bai..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, quanto às imagens, procurei deixá-las proporcionais ao tamanho normal. Aquelas que vieram maiores e tinham uma qualidade alta acabaram ficando maiores, e as menores, ou de menor qualidade, ficaram menores.

      Sobre a quantização, tinha minhas dúvidas sobre colocá-la ou não no ranking, mas considerando-se o que eu já disse, que ela mudaria o ditado de "A melhor defesa é o ataque" para "A melhor defesa é não ser acertado", o fato que de que eu fazia questão de incluir a Quantum Teleportation em algum dos tops futuros e o fato que tal habilidade se mostrou mais adequada ao ranking de Defesa do que qualquer outro, acabou me influenciando para colocá-la nesse Top.

      Bem, dizendo de modo técnico, uma quantização total e completa poderia se realizar a qualquer momento, dependendo apenas do piloto do OO Raiser decidir quando utilizá-la. Porém, devido ao alto custo de energia para poder quantizar e se deslocar como átomos, ele só o faz quando estiver prestes a ser acertado. Quebrar a estrutura dos átomos e guiá-los corretamente para uma determinada localização e posteriormente remontar a estrutura gasta uma quantidade muito grande de energia, então, imagino que o alcance da rematerialização não seja muito grande.

      Sobre a Nota Number Two, ainda há mais posts da série Top 10 de Mechas a serem desenvolvidos. Garanto que pelo menos mais 3 categorias serão trabalhadas, e uma das mais interessantes e mais emocionantes deverá ser trabalhada na semana de comemoração do 1 Ano do Blog Raiburari.

      Excluir
  2. Konnichi wa Jeguy Hope e Kico7!


    Que situação chata o Mestre Incubator reportou,não é mesmo discípulos!? o.O Situação esta que logicamente afeta aos pupilos que fazem a redação neste blog.
    Passei por lá para deixar a minha mensagem de despedida...E aí,adivinharam qual seria..(Não está dificultosa,vai. ^^)?
    É o Ciclo da Vida caros "GAFANHOTOS"(http://pt.wikipedia.org/wiki/Kung_Fu_%28s%C3%A9rie%29).


    Bai Bai..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discípulos? O mestre tem apenas um discípulo, e ambos sabemos quem é. Bem, essa decisão foi bastante repentina e inesperada, mas espero que ele mude de ideia em algum futuro próximo.

      Excluir
  3. Konnichi wa Jeguy Hope!


    Gomenasai Jeguy Hope pela vinculação que por aproximação seria provável! ;|
    Quanto a decisão não-esperada,"C'est la vie!(Expressão francesa para => 'É a vida!)"


    Bai Bai..!

    ResponderExcluir
  4. "Konnichi" wa Jeguy Hope!


    Estou passando para deixar um "recado":
    Há uma publicação do blog da redatora NinhaPaz,http://ninha-paz.blogspot.com.br/,em que ela procura os episódios de "Turnam of Gundam{1999/2000} legendados em português.A postagem foi deste 21/04/2012(Sábado) em que ao se apaixonar pela música de encerramnto,Tsuki no Mayu[Moon's Cocoon],esta blogueira clama por uma luz no fim do túnel que a leve até o anime com legendas no nosso idioma.
    E como é notório que é um aficionado/estudioso em "Mechalogia",talvez possa auxiliá-la nesta odisséia.Se puder, já deixei o link.E boa sorte a ambos na propagação de Gundam!


    Bai Bai..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu saberia se fosse antes do fim do Megaupload, mas com o fim dele, um dos únicos sites em que eu sabia que teria Turn A Gundam legendado em português, está com o único link de cada episódio quebrado. Estou procurando no momento, mas até agora só achei os dois filmes. Caso eu ache mais alguma coisa, entrarei em contato com ela.

      Excluir