-->

25 fevereiro 2012

Sharin no Kuni (Visual Novel)


- Nome: Sharin no Kuni – Himawari no Shoujo
- Ano de lançamento: 2005
- Produtora: Akabeisoft 2
- OP:





Nota 1: Desta vez citarei os nomes em estilo Oriental (primeiro o sobrenome e depois o nome).
Nota 2: Não possuo direito sobre quaisquer imagem ou vídeo que postei aqui, todos os direitos reservados a Akabeisoft2.


Introduzindo




Até pouco tempo atrás eu considerava Visual Novels uma realidade muito distante de mim, por achar que fossem puro erotismo, mas após jogar algumas, percebi que elas possuem tanto ou até mais enredo que muitos animes. Muitos já devem saber que várias séries de comédia romântica com forte tempero de harem são baseadas em Visual Novels, como o recente Mashiro-iro Symphony, com isso, dá para dar um crédito a suas histórias ou ao menos as suas carismáticas e fofas heroínas.
Sharin no Kuni, assim como seus “parentes” produzidos pela Akabeisoft2, é o tipo de Visual Novel perfeito para ser adaptado para anime, fico triste toda vez que penso nisso, pois sei que isso provavelmente não acontecerá por ser um jogo de 2005. Logo explico a afirmação que fiz, mas antes vamos falar um pouco sobre VNs.

Genéricamente falando VNs contam a rotina de certo indivíduo, que envolve sua vida amorosa e, em alguns casos, aventuras. Nela há várias garotas (heroínas) que com o decorrer da história se apaixonam por ele. Cabe ao jogador escolher qual delas ficará com o protagonista, tudo através de uma árvore de diálogos. Dependendo da escolha, o arco (rota) de determinada heroína é liberado e veremos o seu desenvolvimento e final, sendo este bom ou ruim. Após a famosa tela de “FIN” o jogo recomeça e o jogador pode simplesmente escolher outra heroína e ver sua rota. Em alguns casos, pode ser necessário terminar todas as rotas antes de liberar algo, como o TRUE END de Clannad por exemplo (falo do jogo).

Em adaptações para animes, é comum que os roteiristas, produtores, diretores, etc, decidam qual rota irão adaptar, geralmente sendo a da heroína principal (Nagisa em Clannad, Ayu em Kanon, Misuzu em Air, Minamo em Wind, etc), deixando as outras um pouco abandonadas. Sharin no Kuni, por outro lado, possui uma única rota e todas as heroínas são desenvolvidas no decorrer da história, independente de qual você escolheu para ficar no final. Isso se deve pelo fato das rotas acontecerem umas seguidas das outras. Por exemplo, a primeira rota é a da Sacchi, assim que você a termina, a da Touka começa, não importando se você escolheu ou não virar amante da Sacchi em sua respectiva rota. Mas isso não quer dizer que as escolhas não são importantes, cometa um único erro nelas que verá um BAD ending bem perturbador.

História:






A história se passa em um país cujo nome não é citado pelo jogo. Nele, há uma lei em que os criminosos devem pagar pelos seus crimes com “obrigações”, que são deveres e/ou hábitos que a pessoa deve adquirir como punição. Por exemplo, se uma mulher comete adultério, ela é proibida de amar. Para garantir que ela não tenha relações com outras pessoas, Special High Class Individuals (não quis traduzir, pois soaria estranho em português) são convocados para monitora-la e ajuda-la em sua “reabilitação”. Caso ela desobedeça à obrigação, será mandada para um campo de concentração. Isso foi apenas um exemplo, há várias outras obrigações, sendo apenas quatro abordadas no jogo.

“Os protagonistas”(“aspas” serão compreendidas após jogar o jogo) são Morita Kennichi, um aluno do ensino médio e Higuchi Ken, do ensino fundamental. A parte da história que se passa no presente é contada sob o ponto de vista do primeiro, a no passado por Higuchi Ken. Entre as histórias dos dois houve uma rebelião nesse país, que resultou na morte ou condenação de muitos. Então de certa forma, Higuchi Ken vê o que levou a rebelião e Morita Kennichi vivencia suas consequências.

Morita Kennichi e seu chefe e mentor, Houzuki.

Como Morita Kennichi é um aspirante a Special High Class Individual, ele recebe de seu chefe, Houzuki Masaomi, o último exame antes de virar membro oficial, ajudar na supervisão e reabilitação de 3 garotas, as heroínas do jogo, “garotas do girassol” (Himawari no Shoujo).

Capítulos.


O jogo é dividido em cinco capítulos, cada um focando em um personagem, que geralmente é uma das quatro heroínas, esta resenha não contemplará a quarta e última por ela só aparecer, de fato, no último capítulo em um momento crucial para o enredo.

Capítulo 1 - Special Class Individual


Higuchi Ken, sua irmã Ririko e seu pai.



O primeiro capítulo é o mais leve de todos, tendo um ar bem de comédia. Ele apresenta o protagonista Morita Kennichi e as heroínas: Hinata Natsume, Mitsuhiro Sacchi e Oone Touka. O capítulo mostra que Kennichi é um garoto um tanto quanto arrogante e antipático, porém, perturbado. Isso por causa de uma guerra que participou recentemente, fazendo com que faça uso de “drogas” para esquece-la. Ele também tem o hábito de falar sozinho e narrar tudo o que acontece em voz alta. Há muitas referências a Higuchi Ken também, que aos poucos vão deixando implícito qual a sua relação com Kennichi e todas as heroínas.

Capítulo 2




Capítulo focado em Sacchi, amiga de infância de Higuchi Ken no passado e atual colega de quarto de Morita Kennichi. Ela é uma garota alegre e enérgica, sua obrigação é a de perder seu tempo de vida. Durante o por do sol de todos os dias ela toma um medicamento que a faz “apagar” por 12 horas. Ela possui uma irmã adotiva chamada Mana, esta possuirá uma importância vital para a reabilitação de Sacchi.


Sacchi

Kennichi a caracteriza com a palavra “Justiça”.

Capítulo 3






Capítulo focado em Touka, representante da sala onde Kennichi estuda. Ela é Tsundere, ou seja, geralmente aparenta ser hostil, mas possui um lado doce escondido. Sua obrigação é a de nunca crescer, ou seja, todas as ordens dadas por seu guardião, no caso a mãe, são absolutas. Kennichi encontra certa dificuldade em sua reabilitação devido à personalidade instável de sua mãe e a submissão e gentileza de Touka.


Touka

Kennichi a caracteriza com a palavra “compaixão”.

Capítulo 4



Capítulo focado em Natsume. Antes uma garota alegre, gentil e popular. Agora, o completo oposto: seca, distante e antissocial.

Talvez o mais complicado de todos, pois ela é de uma importância pessoal gigantesca tanto para Higuchi Ken, quanto para Morita Kennichi. Sem contar que a obrigação dela é, em parte, relacionada com o passado dos dois protagonistas, causando até o sentimento de culpa para “ambos”. Ela tem a obrigação de “Não amar”, por isso ela não pode se relacionar com ninguém.


Natsumi

Kennichi a caracteriza com a palavra “Paixão”.

Capítulo 5






O clímax, que une todas as histórias, não posso falar nada dele, pois daria spoilers pesados sobre o enredo.


Opinando:

Todas as personagens são boas, não vou dizer que são humanas, pois personagem algum consegue ter tamanha complexidade, mas eu diria que são bem esféricos. Todos aqui possuem seus momentos de fraqueza e falam coisas que não deviam quando alterados. Há partes que desapontam profundamente o expectador, mas conseguem se redimir depois (ou não), em outras palavras, são todos imprevisíveis. Não é raro sentir que os acontecimentos estão convergindo para um BAD ending e logo se surpreender com atitudes totalmente inesperadas vindas dos personagens que salvam (ou não) a esperança de que um final feliz seja possível. 

Sharin no Kuni possui um roteiro muito bem feito. Em todos os capítulos ele brinca com os sentimentos do jogador, dando a este em certo momento esperança, e logo em seguida desespero, sem dúvidas surpreendente. Para quem gosta de comédia romântica, com bons momentos de drama e grandes viradas Sharin no Kuni sem dúvidas é imperdível.

Agradecimentos especiais a um indivíduo que se auto denomina Martec, por me indicar esse jogo que foi um dos melhores do gênero que já joguei.




8 comentários:

  1. Olá...

    Muito bom o review. Deu inclusive refrescada na memória. A introdução sobre VN tbm ficou muito boa. Parabéns pelo artigo.

    tt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Martec, agradeço pela sua presença (apesar de ter sido eu quem a solicitou).
      Ainda preciso jogar o Senjou Maou lá que você me recomendou também (já estou com ele aqui instalado, só falta ter tempo).

      Excluir
  2. O...lá Kico7!

    Nesta Visual Novel pelo o interpretado,a Abertura representa as rápidas transições na vida destas garotas de acordo com as condições apresentadas principalmente pelas condenações implícitas de cada uma.Entretanto com uma mensagem para não esmurecerem,por ventura agindo como os girassóis que vão sempre em direção a luz e não nos efeitos de
    gravações/figuras em preto & branco que remeteriam ao passado.
    Já o enredo como um todo revela personagens femininas com perfis em paralelos bem contra-postos.E do lado masculino se tem : Morita Kennichi(menino do game com postura de 'guardinha-mirim' precocemente transmutado num velho oficial de guerra) e seu chefe & mentor Houzuki que recria sob observação um pupilo a sua imagem e semelhança.E tudo
    isto junto com as decisões consequentes e não tão restritivas em relação a cada um formam um panorama interessante no campo da reflexão, no estilo "olho por olho,dente por dente"(somente para citar um apropriado), e desta realidade imaginada.


    * Aspectos positivos e negativos neste post com menção a outras observações encontradas anteriormente :

    +
    Maior ênfase nas legendas,em (sub-)títulos ou em outros destaques.
    E boa associação de imagens."En passant", poderia se dizer que tem uma convidativa variedade que também aumenta a vivacidade das mesmas.
    E em relação ao escrito neste post,demonstrou bem ao espírito do próprio tema,ou seja,as comparações e correlações.

    -
    O espaçamento ainda conta com irregularidades que passam a ideia de (des)continuidade de assunto,o que atrapalha a separação em hipertextos,ou seja,textos em blocos que se distinguiriam pelos temas tratados.Entre o texto dentro dum subtítulo aproximadamente uma linha a menos,e entre os títulos & os subtítulos talvez acrescentando uma linha auxiliasse nestas distinções.E também em trechos como : "Personagens e capítulos.","Kennichi a caracteriza..."," Opinando:" etc talvez um simples símbolo antes dos termos ou um tipo de espaço como os mencionados ajudasse.

    Até mais..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber se o senhor já jogou esse jogo, senhor anônimo. Afinal, você citou tantos detalhes que me pareceram impossíveis de perceber apenas ao ler o post.

      Fiquei meio perdido em sua crítica (desculpe minha pobreza em vocabulário, é que eu sou de bio), pode me dar um(s) exemplo mais simples?

      Excluir
  3. O...lá Kico7!

    Não,não joguei este jogo[risos.E acho que foi superestimado =) ].O que levei em consideração nesta 'crítica' foram: as informações deste post,as imagens,a Opening;uma pesquisa sobre a simbologia dos girassóis,pois duvidei que simbolizaria Justiça - o que deve ter sido confirmado porque não encontrei nenhuma corroboração - e que serviu apenas para eliminar também outras opções simbólicas.E claro,a minha interpretação de tudo...E assim revelei o método usado. ;-]

    E aqui a "paráfrase[texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto]" da crítica:

    * Aspectos positivos e negativos neste post com menção a outras observações encontradas anteriormente :

    +
    1- Maior ênfase nas legendas,em (sub-)títulos ou em outros destaques. => Sublinhados,legendas,'Notas',parágrafos pulando linha(ou não) etc.

    2- E boa associação de imagens."En passant(De passagem)", poderia se dizer que tem uma convidativa variedade que também aumenta a vivacidade das mesmas.
    => Imagens diferentes em fila ou lado a lado com uma combinação interessante,mas que independemente disto passam um realismo,pois tem : uma iluminação bonita,cores vivas,vários detalhes do ambiente,poses realistas das pessoas etc.

    3- E em relação ao escrito neste post,demonstrou bem ao espírito do próprio tema,ou seja,as comparações e correlações.
    => Exs: Lados diferentes da personalidade dos personagens,suas impressões sobre Visual Novels,diferenças de enredo entre Visual Novels e a versão dos animes,tipos de 'heróinas' deste tipo de jogo,paralelos entre os fatos dos capítulos,as pponderações em seu "Opinando",a forma por vezes até 'paradoxal' como as imagens se 'contrastam/complementam' etc.

    -
    O espaçamento ainda conta com irregularidades que passam a ideia de (des)continuidade de assunto,o que atrapalha a separação em hipertextos,ou seja,textos em blocos que se distinguiriam pelos temas tratados.Entre o texto dentro dum subtítulo aproximadamente uma linha a menos,e entre os títulos & os subtítulos talvez acrescentando uma linha auxiliasse nestas distinções.E também em trechos como : "Personagens e capítulos.","Kennichi a caracteriza..."," Opinando:" etc talvez um simples símbolo antes dos termos ou um tipo de espaço como os mencionados ajudasse.
    => Em partes dentro do texto há espaços que acho que dariam uma linha acho que poderiam ser diminuídos.Já entre um o fim de um subtítulo e o início doutro a mesma linha(ainda crendo nesta medida) só que a mais ajudaria a separar melhor o conteúdo.Enfim,palpites para juntar/separar visualmente melhor os temas que formam o post.
    E quando citei " E também em trechos como : 'Personagens e capítulos.','Kennichi a caracteriza...',' Opinando:' etc.Achei que um símbolo que desse só um pouco de destaque(hífen,asterisco,negrito ou outra cor de fonte,iniciando com fonte diferente,underline,sinal do jogo da velha etc) ou um espaço alterado como disse logo acima desse mais ênfase.

    * Nota:
    1- Hipertextos são os textos(por definição geral)/informações em blocos que a 'linguagem da internet',o HTML,usa.O que deve já saber. =)
    2- Então fui mais vago e preciosista. ;\ Tentei contextualizar de outro jeito aqueles termos e não se mostrou tão amigável a todos.Sorry... =-]

    Até mais..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os Girassóis, não é nada "inteligente" e nem estudado (pelo menos por mim). No jogo os Girassóis são o campo que marca a cidade, talvez a única lembrança feliz que todos tem dos bons tempos antes da guerra. As garotas dos girassóis são as três que os "protegem", dentre elas a Sacchi, que é aprende a ser justa no decorrer do jogo!,

      Jeguy e eu tentamos decifrar tudo e resolver o problema, mas não sei se fizemos corretamente.

      Excluir
  4. O...lá Kico7!

    O que quis dizer efetivamente com " Sobre os Girassóis, não é nada 'inteligente' "?Neste comentário houveram para mim múltiplas interpretações do que/ou quem não seria 'inteligente'. =(

    Quanto as inserções das imagens de Sacchi,Touka,Natsumi ficou ainda mais informativo desta forma.E como adendo se quisessem poderiam até colocar a descrição a frente do nome delas na legenda,ex: Sacchi(escrito em negrito) : Kennichi a caracteriza com a palavra “Justiça” ou " É caracterizada por Kennichi com a palavra 'Justiça'. "

    Quanto aos tais dos espaços,quis dizer :

    " O clímax, que une todas as histórias, não posso falar nada dele, pois daria spoilers pesados sobre o enredo.(Aqui se pula mais uma linha antes de escrever "Opinando que vem logo abaixo)

    Opinando: No parágrafo de 'Todas...(pouco abaixo)" se pularia 1 linha e não as 2 feitas na ocasião.

    Todas..."


    => Em resumo,disse que entre os 'parágrafos do texto' tomar apenas uma linha de espaço entre os parágrafos está bom.E quando for outro assunto/subtítulo pular 2 linhas ou mais se preciso.OK!?


    Até mais..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor da obra não pensou na simbologia dos girassóis didaticamente falando, ou seja, com pesquisas históricas, mitológicas, etc. Ele apenas chamou as garotas de Himawari no Shoujo por amarem os girassóis daquele país (vilarejo), sendo a única lembrança feliz presente nele.



      Devo ter entendido agora.

      Excluir