-->

05 fevereiro 2012

Gunpla - Montagem de um Gunpla (High Grade) #1


Hoje, estou aqui para falar de um Gunpla que comprei recentemente e mostrar partes do meu progresso enquanto monto. O Gunpla de hoje é um High Grade (HG) (Escala: 1:144) GN-007 Arios Gundam (Trans-AM Mode), da linha do Kidou Senshi Gundam OO.


Como já mencionei anteriormente, esse kit, por ser um High Grade com algo especial (Trans-AM Mode), saiu da faixa normal de preços dos High Grades. Por exemplo, esse aqui saiu R$ 125,00. Mais informações sobre Gunplas podem ser encontradas nessa mesma página na qual eu mencionei sobre o preço dos kits.

Vocês poderão perceber que eu não sigo as instruções do meu próprio manual da Hobby Japan, na medida que eu não uso nem o Alicate de Corte, nem o Estilete de Precisão. No caso, é porque esses instrumentos normalmente são comprados de fora, e por hora, meus instrumentos estão servindo para o propósito. Porém, eu pretendo comprá-los, assim que as festas de Natal e Ano Novo passarem. (Os estoques estão baixos e os preços, muito altos nessa época)

Começarei dando um pouco da história da unidade: GN-007 Arios Gundam foi uma unidade pilotada por Allelujah Haptism, um Gundam Meister da organização militar privada Celestial Being, do anime Kidou Senshi Gundam OO 2nd Season. Sucessor do GN-003 Kyrios Gundam, mantém as características principais do seu antecessor, ele é o mais rápido entre todos as unidades dos Gundam Meisters de Celestial Being, o único a possuir um Mobile Armor (MA) Mode, (Vide aqui, foto do Saviour para saber o que é isso) ainda possui o GN Beam Submachine Gun, mas agora ela é adaptada ao braço esquerdo, e ainda possui o GN Pincer no Modo Mobile Armor (MA), que por acaso não foi muito usado pelo Allelujah nessa temporada. Como novidade, o Arios ganhou um GN Twin Beam Rifle. Essa versão do Arios é a que ele está em Trans-AM Mode, ou seja, basicamente ele ativou sua fornalha solar (Ou bateria para os leigos) (Ou GN Drive para os mais entendidos do assunto) ao máximo, fazendo com que a fornalha produzisse ao máximo e utilizasse o máximo de GN Particles (Basicamente a fonte principal de energia dos Gundams da série OO) quanto for possível, que acaba dando uma cor característica rosada ao Mobile Suit enquanto estiver no Modo Trans-AM, e aumentando consideravelmente o poder de fogo e a velocidade. Essa unidade foi destruída no final do Gundam OO 2nd Season, após uma dura e difícil luta contra os Inovados e a A-LAWS.

Mostrarei um pouco do que vem dentro da caixa do model kit:

A caixa (Com o preço)
Abrindo a caixa e a visão da parte interna da caixa
Tirando tudo de dentro da caixa, sairam 3 sacos com as "placas" e o manual.
Uma das "placas" de peças, dentro do saco onde elas vem.
A "placa" de peças dos conectores (Muito importantes, são eles que criam as articulações para os model kits).
Os adesivos, presentes em todos os Model Kits (E bastante importantes) (Em vez de números, eles possuem ao lado deles uma letra do alfabeto katakana em japonês para saber qual é qual) (Não se preocupem, pessoal que não sabe japonês, é só olhar no manual o desenho da letra e procurar o correspondente na cartela de adesivos) (Essa cartela de adesivos é bem diferente do normal, normalmente não é tão brilhante assim, o que piorou a qualidade do scan da imagem...)
O Manual de Instruções desse model kit (Impossível de montar o model kit sem ele, então não o perca!)
Uma lista das "placas" de peças que vem e cada grupo a que cada peça pertence (Por exemplo, nesse kit, temos 7 grupos, nomeados: A, B, C  e D de peças normais, BA1 para as peças da Base especial que veio junto com o kit, SB5 para os Beam Sabers e finalmente, PC-001 dos conectores) que tem um número conjugado a elas (Logo ao lado, para que quando o manual peça uma peça A-1, você saiba que é a peça da "placa" de peças o grupo A, peça que tem um pequeno quadrado com "1" perto).
Uma parte do Manual de Instruções, mostrando como montar e quais peças você precisa para cada parte, além de mostrar o lado certo para encaixar as peças, além dos adesivos, quando se fizerem necessários) (Atente para um fato: Cole os adesivos dos olhos do Gundam antes de montar a cabeça. Tentar colar depois é só dor de cabeça.)
Contracapa do Manual de Instruções, mostrando um pouco do model kit e suas singularidades.
Agora, minhas ferramentas:

Um canivete, do qual uso as seguintes ferramentas:
A "tesoura" que desempenha (por hora) a função de um Alicate de Corte, separando peça da "cartela" de peças.
A faca, que desempenha (por hora) a função de um Estilete de Precisão, tirar rebarbas da junção entre peça e "cartela" de peças.
Uma pinça, utilizada para manipular os adesivos pequenos e para colocá-los com precisão em seus devidos lugares (Muito importante em Gunplas de tamanho pequeno)
Um palito de madeira com ponta, para ajudar a colar o adesivo sem deixar bolhas dentro dele e colar as pontas do adesivo em locais pequenos.
Hoje, terei a ajuda de um convidado especial: o Kico7! Ele irá me ajudar hoje na montagem e na hora de tirar as fotos. Agora, finalmente, vamos ao que interessa, a montagem:

Após desembalar todas os sacos com as "placas" de peças, temos essa imagem, e logo estamos prontos para começar a montar.
Antes de começar a montagem, sugiro que vocês, ao montar seu próprio Gunpla, caso forem utilizar-se da mesma técnica que eu, cortar para separar a peça da "placa" de peças e depois tirar as rebarbas, que coloquem algo para forrar a mesa em que forem montar. As rebarbas produzem um pouco de sujeira, que tende a ser pequenas, e por isso, um pouco difíceis de limpar depois, caso você não forre a mesa.

Mantenham suas ferramentas por perto e mãos à obra:

Utilizando-me da tesoura do canivete para cortar e separar a peça da "placa" de peças. (Deixa rebarbas)
Aqui, não coloquei fotos da minha pessoa cortando as rebarbas pelo fato de eu não utilizar um método muito seguro para isso. Sugiro que vocês sigam as instruções dadas pela revista Hobby Japan, encontradas  no final desse post.

Utilizando-me da pinça para colocar adequadamente o adesivo na peça correspondente.
Após a colocação do adesivo com a pinça, é hora de usar o palito de madeira para otimizar a colagem do adesivo, evitando o aparecimento de bolhas e garantindo que o adesivo cole adequadamente.
O processo de montagem é bastante longo, e prefiro não ocupar tanto do tempo de vocês, caros leitores, então irei dar uma acelerada na montagem e mostrar os resultados depois de 2 horas montando:

O Gunpla está com os braços e a parte superior do corpo prontos.
Mais uma vez, iremos pular mais um pouco de tempo, por volta de meia hora:

O Gunpla está quase completo, com os braços e o tronco prontos.
Agora, o resultado final, com o tempo total de montagem de 4 horas: (Devido à muito cuidado na hora de usar a tesoura para separar as peças das "placas" de peças e retirar as rebarbas do Gunpla e parar para tirar fotos do modelo, por procurar a iluminação, ângulos certos e a hora certa para tirar as fotos)

O Gunpla, finalizado, segurando as duas GN Beam Saber
 Tecnicamente, a montagem já estaria completa, mas não, veio um extra com o Gunpla, uma base especial só para esse kit (Principalmente para apoiar o Arios Gundam em modo MA)

Agora, é a hora de montar a base especial que veio junto com o Gunpla, com todas as peças separadas da "placa" de peças e com as suas rebarbas retiradas.
 Após a montagem da base especial, encaixei o HG 1/144 GN-007 Arios Gundam (Trans-AM Mode) em modo MS nela:
A base especial, com o GN-007 Arios Gundam (Trans-AM Mode)
 Após isso, começei a mexer no Arios finalizado, mudando ele para o modo MA (Ou modo nave, como preferirem. Para os fans de Macross, pensem no modo MA como o Fighter Mode e o modo MS como o Battroid Mode) e encaixando-o na base especial:

O GN-007 Arios Gundam (Trans-AM Mode) no modo MA e na base especial do Gunpla.
Outro ângulo do Arios Gundam no modo MA, na base especial.
 Resolvi tirar mais uma foto, com uma arma que raramente foi usada no anime, a GN Pincer do Arios:

Arios Gundam no modo MA com a GN Pincer 
Outro ângulo do Arios Gundam em modo MA com a GN Pincer
Para aqueles se perguntando porque eu não usei nenhum Gundam Marker, eu repito o que eu já disse anteriormente: Eu não tenho coordenação motora suficiente para poder pintar o Gunpla usando Gundam Markers. Eu sei muito bem quão ruim ele ficaria por já ter tentado, e prefiro preservar o kit sem pintura à um com pintura horrenda.

E assim acaba meu primeiro post de montagem de Gunpla. Tenho que admitir, nunca pensei que algum dia iria fotografar o meu modelo enquanto o montava. Um dos principais problemas desses kits 1/144 são as peças pequenas, principalmente a peça que junta a clássica antena em V à cabeça. Essas peças sempre são muito pequenas, a ponto de mal poderem ser seguradas com a ponta dos dedos. Bem, overall, esse kit demorou bastante tempo devido à muitas peças e peças pequenas necessárias para a montagem desse Gunpla, mas gostei bastante do resultado final. A transformação do modo MS para o modo MA é explicada de modo muito bom no manual, não havendo grandes problemas na transformação. A ajuda do Kico7 foi crucial para diminuir o tempo necessário para o término da operação. Agradeço a ele pela ajuda.

Veredito final: Apesar de caro, esse kit pagou seu custo no belo design e peças que se encaixam de modo engenhoso. Gostei bastante desse kit e de sua montagem. A presença de uma base especial foi uma surpresa para mim, mas é algo necessário. (As bases normais podem até segurar seu modelo no modo MS, mas costumam não ser capazes de segurá-lo em modo MA)

Extra: Esses posts de montagem irão continuar. Não posso garantir que eles apareçam toda semana, meus colegas também tem coisas sobre as quais falar e sinceramente, não tenho condição financeira para comprar um Gunpla por semana. Mas tentarei fazer ao menos 1 a cada 2 meses. O próximo provavelmente será esse, adquirido recentemente, HG 1/100 GN-0000 OO Gundam:

Sim, aos leitores mais atentos e que entendem japonês, vocês leram direito: Esse Gunpla vem com baterias, e com elas, os GN Drives dele brilham! Estou ansioso para montar esse Gunpla, devido à essa surpresa muito interessante e inesperada. (Não percebi isso até que cheguei em casa e fui admirar a caixa do kit)

6 comentários:

  1. Vejo como minha ajuda foi boa, minha mão apareceu uma vez nas fotos e eu montei os PÉS do Arios, me sinto super importante, XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Kico7 ..!

      Por certo Kico7."O mágico não faz nada além de entreter a platéia,quem monta todo o show e consequentemente faz a mágica são os assistentes;porém é o prestidigitador quem leva os louros." :P Injusto..? XD

      Fui..!

      Excluir
    2. Sou o tipo de assistente que faz pouco e pouco pede de pagamento (nada para dizer a verdade). COmo meu nome foi citado no post com TANTA importância, achei cômico, já que minha ajuda no esquema foi cerca de 10% do GUndam só.

      Até logo

      Excluir
  2. HI Jeguy Hope..!

    Imagino o espetáculo de "comédia,suor e lágrimas" na montagem do "Gunpla GN-007 Arios Gundam (Trans-AM Mode)" :-] =

    01- 'Metódos não ortodoxos' : "Aqui, não coloquei fotos da minha pessoa cortando as rebarbas pelo fato de eu não utilizar um método muito seguro para isso. Sugiro que vocês sigam as instruções dadas pela revista Hobby Japan, encontradas no final desse post."


    02- 'Tempo de montagem artesanal' :
    -02.1 "O processo de montagem é bastante longo, e prefiro não ocupar tanto do tempo de vocês, caros leitores, então irei dar uma acelerada na montagem e mostrar os resultados depois de 2 horas montando:"
    -02.2 "Mais uma vez, iremos pular mais um pouco de tempo, por volta de meia hora:"
    -02.3 "Agora, o resultado final, com o tempo total de montagem de 4 horas:... "

    *Dúvida* :Logo no início cita "assim que as festas de Natal e Ano Novo passarem" referiria ao Calendário Gregoriano..?Ou a algum 'calendário asiático'? o.O
    Enfim,o Ano Novo até imagino outro topo de data,mas e as festas de Natal.Especifique-se se possível...

    Conclusão: No fim,parece um hobby 'carinho' e trabalhoso(horas direto no processo como um todo),entretanto qualquer hobby é assim gasta-se tempo.A diferença pode ser é que como o processo e tudo mais é feito em etapas subsequentes fica mais perceptível.
    Talvez meu único porém deve ser 'a forma/tamanho/destaque' das legenda das fotos que não ajuda na descrição,por ventura isto seria algo relacionado/inerente com o layout.Anyway...


    Fui..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao "assim que as festas de Natal e Ano Novo passarem", esse post foi começado por volta de Janeiro, mas foi só acabado agora. Mas ainda sim, ao consultar o estoque das lojas que vendem esse tipo de produtos, elas ainda não receberam os lotes comprados depois das vendas do Natal e Ano Novo, então, os estoques ainda estão afetados (Por exemplo, ainda não posso comprar minhas tintas Mr. Hobby (importadas do Japão) numa loja de modelismo que conheço)

      1- Quanto à "Métodos não ortodoxos", é porque realmente eu não utilizo um método tão seguro, provavelmente por causa de muitos anos de prática, usando facas para fazer pontas em galhos, retirando rebarbas de Gunplas, o que me deram um controle um tanto quanto bom no uso da faca nesse tipo de atividade.

      2- Quanto ao "Tempo de montagem artesanal", foi mais pelo fato que o Blogger tem um limite máximo que eu posso ocupar com armazenamento de fotos. Como em todos os posts sobre Gunpla eu apenas uso fotos e elas são 2 MB cada, optei por pular etapas do processo de montagem para evitar utilizar muito desse espaço de armazenamento.

      Quanto à forma/tamanho/destaque das legendas, o máximo que nos é permitido fazer é mudar a fonte e o tamanho das legendas, nada mais.

      Bom saber que você (Pela linguagem, eu acho que você é o mesmo Anônimo que vem comentando em vários posts) também lê os posts de Gunpla.

      Excluir
  3. HI Jeguy Hope..!

    Argumentos entendidos : estocagem;metódos de montagem[Por que será que me lembrei de MacGyver(Magaiver - Profissão: Perigo)? ;P],restrições operacionais do blog etc.
    E como conversado com Kico7 no post "Lista de Animes - Anime-Planet de 29 Janeiro 2012 de autoria do mesmo" combinei de participar dos posts(Não explicitamente não me restringi por temas até o momento.) =-)
    Então,em relação à "identidade" 'Resposta Correta'.E embora Dan-Sama ainda não tenha aprovado meus últimos comentários(ele parece estar num hiato) venho verbalizando...

    P.S.: Também respondi a Kico7 neste post...


    Fui..!

    ResponderExcluir