-->

29 janeiro 2012

Lista de Animes - Anime-Planet


Este Post citará bastante o site de lista de animes “Myanimelist”, para os que não o conhecem, há um texto bem didático sobre ele no Subete Animes que pode ser lido ao clicar AQUI

Muitos fans de animes e mangás fazem suas listas, alguns fazem na mão através de cadernos, outros usam o próprio bloco de notas do computador, mas recentemente muitos otakus tem recorrido as listas online como myanimelist e AniDB. Estes se tornaram algo mais que sites de lista, agora são quase redes sociais, é claro que nada do nível do myspace ou facebook, porém, permitem que usuários com interesses em comum possam trocar comentários e mensagens. Falarei de um site de lista de animes mais humilde e menos popular que seus “concorrentes”, o Anime-Planet.


Anime-Planet, se comparado ao MAL(MyAnimeList), é um site bem simples. Ele não exibe notícias da indústria da animação, não possui mensagens particulares (apenas comentários), seu banco de dados da parte técnica dos animes é mais pobre, entre muitos outros “defeitos”. Se me perguntassem qual é a vantagem de ter uma conta (lista) nesse site, eu diria que é justamente por causa disso. O site é simples de navegar e criar uma lista nele, supostamente o mais importante em um site do gênero, é fácil e prático.

Perfil
Perfil Padrão

Simples como tudo neste site. A esquerda há a imagem do avatar (176x176). A direita o status das séries nas listas de animes e mangás [Watched (assistido), Watching (assistindo), Want to Watch (quer assistir), Stalled (travado), dropped (dropado ou desistido) e won’t watch (não vou assistir)] junto com um gráfico em barras das notas dadas. Ainda no canto direito, há um blog pessoal para cada usuário postar suas opiniões sobre seus animes favoritos, eficiente eu diria, apesar de pouco utilizado e visitado.
Ao centro há os três “atrativos” (ou nem tanto) do site, o contador de tempo perdido com animes, que calcula os meses, semanas, dias, horas e minutos que o indivíduo perdeu assistindo animes, a partir da lista deste, os “feeds” de seus amigos (o que eles andaram assistindo, dropando, etc) e sua lista de badges (distintivos) que diz os seus grandes feitos como otaku (assistir “n” animes de certo estúdio, assistir todas as séries de certa franquia, perder “n” meses de vida com animes, e por ai vai). Também é possível adicionar uma “assinatura” no centro do perfil, aparentemente difícil de conseguir, porém, no fórum há tópicos disponibilizando “assinaturas” de animes customizadas por outros membros do site.

Social:
Lista de "Amigos"
Não há sistema de mensagens e para ter “amigos” não é necessário mandar um convite, basta adiciona-lo na lista friends e esperar que ele lhe adicione também. Aqui a comunicação é por comentários, igual a do MAL, porém com exigência do CAPTCHA (famoso “copie o texto-ilegível- a seguir”) para envia-los.

Animes:
Lista de Animes
O “catálogo” de animes/mangás aqui é uma lista com nomes apenas, permitindo que muitos animes sejam visíveis em uma única página, o número exato a aparecer nela pode ser escolhido pelo usuário. Na direita de cada título, temos o tipo de anime que é (TV, OVA, filme, ONA, etc), o ano de estreia, a nota média dada pelos usuários (que vai de 0.5 a 5), seu rank no site (avaliado a partir da média das notas), o status na lista do usuário e a nota que ele dá ao anime/mangá.

Página do anime Clannad

 Para ver mais detalhes a respeito de determinada série, basta clicar no seu título e uma página dela se abrirá. Nela haverão sob a imagem do anime os mesmos dados exibidos na direita desta no catálogo já citado acima. Ao centro da página há a clássica sinopse, outras séries relacionadas, resenhas, personagens e elenco, equipe técnica, listas e posts de blogs dos usuários e os seus amigos que a estão assistindo. Na parte de baixo da página do anime tem recomendações deixadas pelos outros membros e suas justificativas para tal.

Opinando:

Considero Anime-Planet um site de lista de animes e mangás que perde de seus “concorrentes”(MAL) em detalhes, porém, ganha em praticidade. Seu maior defeito a ser citado é a lista de mangás, um tanto quanto incompleta e desatualizada, mas a lista de animes é muito boa, cumprindo muito bem seu princípio básico.


7 comentários:

  1. Hello Kico7 !


    * Sugestões quanto ao texto :

    01- 'Estranhamente' o Microsoft Office Word 2007 identifica o texto e as legendas com o mesmo tipo de Fonte e Tamanho[ Fonte: Calibri (Corpo) Tamanho:11 ].Aqui um tipo de Fonte diferente (ou com alguma diferenciação) e de tamanho maior daria melhor visibilidade a legenda,caso possível.

    02- Apesar de ter descrito as principais funcionalidades as traduzindo do inglês talvez devesse reforçar o óbvio: O site é em inglês.


    * Avaliação do texto:

    Objetivo,favorecendo o raciocínio linear e a prioridade das funcionalidades;didático e com complementação eficiente ao tema proposto com link externo.
    E por aproximação vou marcar como "Ótimo".

    That's all folks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, fui reprovado no ENEM e recebo uns elogios no texto aqui, acho que só por milagre mesmo. Hehe

      FArei o possível para lembrar de mudar a fonte para diferenciar as legendas do resto na próxima vez.

      Peço desculpas pelos vazios no texto, acabei me acostumando a não dizer as coisas mais básicas no que eu escrevo. Pensei que as imagens tapariam o buraco, mas pelo jeito não deu certo.

      Excluir
    2. Hello Kico7 !

      As imagens até "tapariam o buraco",todavia foi só uma consideração a leitura preguiçooosa[Como no caso de não clicar na imagem para conferir em Zoom,o que não houve neste caso] que não é tão incomum assim de se ver.

      That's all folks! [Saudação reaproveitada]

      Excluir
    3. Levarei em consideração esse fator.

      Volte sempre!

      Excluir
    4. Hello Kico7 !

      Convite feito["Volte sempre!"].Se tiverem disposição para interagir posso ler posts novos ou anteriores(Aqui não garantiria uma ordem necessariamente descendente no caso dos mais pretéritos e sim pelo que for me chamando a atenção =] )para se relevante comentar,marcar alguma reação etc.Contudo condicionado a tal resposta e em 'Perfil Anônimo'.OK..!?

      Até qualquer hora! XD

      Excluir
    5. Disposição teremos por um bom tempo, afinal, somos jovens e sonhadores ainda. O que nos falta é talento e beleza, mas isso é outro papo.

      Até

      Excluir
  2. [url=http://www.anime-planet.com/users/DrMisterGil/forumsig][img]http://www.anime-planet.com/images/users/signatures/DrMisterGil.jpg[/img][/url]
    [size=1][color=SlateGray]Anime-Planet.com - [url=http://www.anime-planet.com/anime/]anime[/url] | [url=http://www.anime-planet.com/manga/]manga[/url] | [url=http://www.anime-planet.com/reviews/]reviews[/url][/color][/size]

    ResponderExcluir