-->

19 dezembro 2011

Viajando no Youtube - Gundam

Hoje, anormalmente estou aqui para falar de alguns vídeos no Youtube que foram interessantes para mim. Eles conseguem retratar muito bem a importância da primeira série de Gundam para os japoneses, série que saiu 32 anos atrás, mas ainda é muito lembrada pela sociedade japonesa, apesar de ser um anime.



Duas bandas tocando a música de abertura (Tobe! Gundam) do Kidou Senshi Gundam (1979)


Música do CD de comemoração dos 30 anos de Gundam (Um Tobe! Gundam versão atual):

Programa BS Eien no Ongaku "Anime Shudaika Daizenshuu" da emissora NHK com Kageyama Hironobu (Dragon Ball Z), Akira Kushida (Space Sheriff Gavan), Ichiro Mizuki (Mazinger Z) e Isao Sasaki (Getter Robo) cantando a abertura do Kidou Senshi Gundam (1979):

A banda da JGSDF (Japanese Ground Self-Defense Force) tocando Tobe! Gundam (A abertura do Kidou Senshi Gundam (1979)): 

E finalmente, a versão original da música, com direito à animação original (e por isso, para que esse vídeo não fosse banido do youtube por infringir os direitos autorais, o autor colocou o vídeo invertido):




Novamente, eu não tenho nenhum direito nem autoria sobre nenhum desses vídeos. Os direitos e autoria são de cada usuário do Youtube.

3 comentários:

  1. OI Jeguy Hope..!

    Vistosas são estas versões da Opening de Gundam(Gundamu) em que cada apresentação teve sua identidade impressa,contudo preservando a essência empolgada da Abertura original,Tobe! Gundam,com estas "paradas bruscas/intervenções & as entradas/recomeços."
    Inspira a imaginar os momentos de convocações urgentes que as batalhas bélicas exigiriam;a prontidão e o espírito guerreiro aos tripulantes dos modelos de Gundam.

    [Nota pré-comentários] = Como não sei se o sistema de comentários suporta ideogramas indicarei somente a ordem nos dois primeiros:

    - Orquestra 1(Vídeo1) :
    Nesta versão há um grande equilíbrio em instrumentos de percurssão,sopro etc.

    - Orquestra 2(Vídeo2) : Mais variadas tomadas de câmera em relação a anterior.E é uma versão estendida onde melhor se vê as variações na melodia.

    - Sky High [featuring Tobe Gundam] - Toshihiko Sahashi Gundam Symphony 30th Anniversary : Versão "mais aguda(Termo genérico)".Porém há de se ressaltar que do 4:21 min até os 9:31 minutos finais não se toca mais nada.

    - Tobe! Gundam (from Anime Shudaika Daizenshuu):
    A única vocalizada com um quarteto variado que conta com timbres lembrando mais as canções tradicionais + um pop rock da época.

    - JGSDF's Middle Army Band performs Tobe! Gundam:
    Predominantemente com instrumentos de sopro e digamos,a com entonação mais grave destas.
    Nos motivos entre outros devem estar a manutenção da postura militar na solenidade .

    P.S.: Pela experiência audio-visual a Nota para o post é a que o Número 2 após o "O Post foi:" indica. ;-)


    Dewa mata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez, Sr. Anônimo.

      Quanto ao Sky High [Featuring Tobe Gundam] - Toshihiko Sahashi Symphony 30th Anniversary, foi um dos poucos vídeos que eu achei que conseguiu se manter estável, sem tomar proibição/ser retirado pelo Youtube por "Infringir a copyright da DMCA", então preferi esse.

      Quanto ao Tobe! Gundam (from Anime Shudaika Daizenshuu), os 4 vocais são aqueles que cantaram as openings dos animes mechas da época do Gundam (1979) (Mazinger Z (1972-1974), Space Sheriff Gavan (1982-1983), Getter Robo (1974-1975) e Dragon Ball Z (1989-1996))

      Eu até colocaria mais uma versão, feita dessa vez por um artista americano (Andrew W.K.), que passou um tempo no Japão, e devido ao 30º aniversário de Gundam (2009), foi convidado a gravar um disco, (Gundam Rock, procure no Youtube) criando suas próprias versões de Tobe! Gundam, e outras músicas da série original de Gundam, mas mantendo a base inicial. Sugiro esse link: http://www.youtube.com/watch?v=qSsvYWa9S30&feature=results_video&playnext=1&list=PLD7B8A8DE50A84B3B

      Apenas não coloquei esse vídeo no post porque ele não foi feito por mãos japonesas, e as lyrics são em inglês, fatos que poderiam ofender os fans mais conservadores de Gundam.

      Devido a sugestão de um dos meus leitores, irei colocar agora a versão original, mas já aviso: Ela não é tão agradável aos ouvidos de pessoas mais jovens e acostumadas com os animes mais atuais.

      Excluir
    2. OI Jeguy Hope..!

      Quanto ao Sky High [Featuring Tobe Gundam] - Toshihiko Sahashi Symphony 30th Anniversary entendida a predileção.
      Quanto ao Tobe! Gundam (from Anime Shudaika Daizenshuu),eles tiveram a agora óbvia e significativa ideia de que a cada continuação um novo cantor poderia recontinuar. =)
      Quanto a versão do artista estadunidense Andrew W.K. nesta abertura achei que com um ajuste para equilibrar mais o volume entre o vocal e os instrumentais daria resultado mais satisfatório,todavia para os fãs mais ardorosos independente disto seria macular o nome Gundam.E também neste vídeo é curioso o que o usuário enviador do vídeo na Descrição do vídeo proclamou sobre a tal 'lei' referente a "Direitos de Autor: nos termos do artigo 107 da Lei de Direitos Autorais de 1976". =)
      E quanto a versão original,a assisti enquanto vi as outras para efeito de comparação e ela não tem a "tecnologia empregada" que mais me soe vistosa,porém captei o espírito da coisa.Nada de tão aversivo. =)

      Dewa mata!

      Excluir