-->

12 novembro 2011

Suzuka

- Título: Suzuka
- Autor: Kouji Seo
- Diretor: Fukutomi Hiroshi
- Estúdio: Studio Comet
- Ano: 2005

OP:


 ED:





Estava querendo falar de "Kimi no Iru Machi", mangá de comédia romântica que me cativou recentemente, mas como ainda não está terminado, resolvi adiar e falar um pouco de seu “antecessor”: Suzuka. Ainda não li todo o mangá, mas vi o anime. Então, já aviso, restringirei este texto à versão animada.
Yamato Akitsuki é um atrapalhado e impulsivo jovem de Hiroshima. Como estava enjoado da pacata vida do “interior”, resolveu cursar o ensino médio em uma cidade grande, e no Japão, cidade grande é sinônima de Tóquio. Tudo para que algo de mais interessante acontecesse em sua vida. No fim, aconteceu, ele conheceu Suzuka Asahina, sua vizinha.

A princípio, os dois não se dão muito bem, afinal, não possuem nada em comum. Mas uma hora ou outra, ocorre uma atração entre os dois e enfim, Yamato percebe que está totalmente apaixonado pela garota. Bem, os dois frequentam a mesma escola e são vizinhos, o que poderia impedir que uma relação amorosa se iniciasse? Pois bem, a resposta é: SUZUKA.
Yamato se esforça muito para conquistar a garota, mas por uma (pequena) série de motivos, ela simplesmente não o aceita. Primeiro, que ela tem que se dedicar ao clube de atletismo, onde pratica salto em altura e é uma das mais promissoras atletas do colégio. Com isso, ela não teria tempo para uma relação; Segundo, não posso dizer, pois seria spoiler, mas a DICA é: FOTOGRAFIA NO QUARTO.

Além deles, há mais dois personagens de peso na história, Yasunobu, um mulherengo que procura sempre dar conselhos a Yamato, e Honoka Sakurai, uma tímida garota que guarda um forte sentimento por uma pessoa que conheceu no passado. Grande parte das escolhas e mudanças de atitude do casal principal se deve a eles.
Não há muito a ressaltar da parte técnica, as tomadas de câmera são muito paradas e ficam a maior parte do tempo somente no rosto dos personagens, lembrando muito uma novela. A trilha sonora é eficiente, feita por Masanori Takumi (Koi Kaze), mas peca por não possuir variedade.

Eu diria que o anime é como uma onda, cheio de cristas e vales (altos e baixos), há momentos decepcionantes, onde só vemos brigas e arrependimentos tão longos que chegam a entediar (Dica: Time de corrida, início); Por outro lado, o casal principal possui seus momentos de brilho, com demonstrações de ternura, reforçadas pelas músicas de fundo, simplesmente inesquecíveis (Dica: BELLFLOWER).
Para fans de animes de romance com um pouco de paciência, Suzuka é uma ótima escolha. Apesar de ter momentos revoltantes, seus picos de excelência compensam seus defeitos, nos cativando toda vez que se fazem presentes.

Nota: Para os que assistiram e não se contentaram com o final, o mangá continua a história do anime a partir do capítulo 73.

PERIGO: SPOILER 

Um dos momentos mais belos da série (BELLFLOWER, XD):


9 comentários:

  1. Oi Kico7!

    Minha forte impressão de Suzuka é de um anime relativamente mediano com picos altos e baixos em inúmeros aspectos,entretanto as aparições dos pontos altos superam os demais(acredito que principalmente um clima de "indefinição" para os pontos baixos),fazendo com que a experiência de assistí-lo seja gratificada.
    E em relação a COACH,é incomum ficar a cargo só de um artista/grupo tocar tudo: desde a única abertura aos 2 encerramentos que em suma levam um clima pop-rock que vai desde uma versão mais "teen"/romântica a outra "mais madura" de acordo com a predominância nos vocais.
    Boa dica de comédia romântica devido a alguns importantes diferenciais e boa "leveza" no texto(Leveza...faz algum sentido :})

    P.S.: E que vontade que deu de liberar spoilers,não é? XD
    Boa iniciativa tentar levar algo de interessável independente da época,pois se fosse assim tão descartável a cultura de otakus seria um propósito perdido."Fica a dica!"

    T-Chau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzuka pra mim é um romance muito bem feito, só que só fans do gênero que gostarão dele. Os Altos que a série possui geralmente me deixam super empolgado, com o a cena do BELLFLOWER, a música, a tomada de câmera, a atuação deles, nessa cena tá tudo lindo.

      A primeira Ending combina mais com o elemento "esportivo" do anime, enquanto a segunda parece combinar mais com a relação dos dois.

      E realmente é difícil falar desse tipo de anime sem soltar spoilers, mas meu público alvo são aqueles que não viram o anime, então tenho que me esforçar.

      "DICAAA!", XD

      Até a próxima anônimo

      Excluir
  2. Oi Kico7(3)!


    (Parte 1: Motivações da revisitação,posts que lembram de Suzuka,"Kimi no Iru Machi de" & Suzuka,BELLFLOWER)
    Revisitando o post após ver o anime,assim como contei na última linha de meu terceiro comentário em "http://raiburari.blogspot.com.br/2012/06/kimikiss-pure-rouge-tv.html#comment-form
    <-> 24 junho 2012,Kimikiss - Pure Rouge (TV),Por Kico7" com a oração "- Que estou em vias de assistí-lo. -".E depois de introduzir a minha volta,deixo para começar: http://www.youtube.com/watch?v=pGUBntlAYV8(Suzuka - ED "Aoi Field" [Blue Field] English Dub Clean),versão inglesa em 'TV Size' de 'Aoi(Blue) Field' que passa umas 13 vezes durante os 13 primeiros fechamentos do desenho sobre amores,desmores e corridas que agora posso dizer que também conheço.Sei que não estamos acostumados a nos indicar canções -por ventura falta de costume não iniciado-,porém tá aí para curtir.

    E quando mencionou que gostaria de falar de "Kimi no Iru Machi" até me esqueci que tinha visto alguma vez que tinha um anime recente dele[Kimi no Iru Machi] e pelo link dado,
    http://myanimelist.net/manga/8483/Kimi_no_Iru_Machi,a parte de "Alternative Titles e depois 'Synonyms: A Town Where You Live, Yuna, Suzuka 2'".A parte de "Suzuka2" dá uma
    informação contraditória ao da nota de "Synopsis",Note: Some volumes contain 4koma specials for Suzuka,mas como são espaçados não consegui os achar aleatoriamente...ainda.Saberia dizer quais? o.O
    Nota: Olha a cara de Suzuka da quarta pessoa,a menina de cabelos curtos,nessa imagem: http://cdn.myanimelist.net/images/anime/10/35843l.jpg.Ou nessa de cabelos mais longos:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/2f/A_town_where_you_live_flash_cover.JPG

    Outra coisa que também me lembra Suzuka,o Raiburari e também o "orientalpoint.blogspot.com.br{parceiro de vocês}" é a menção do OrientalPoint falado poucas palavras atrás.
    Ele -como deve saber- e no momento sabe que também sei,é que ele te aponta inúmeras vezes como um referencial positivo de quem fez um review do anime Suzuka,por exemplo
    http://orientalpoint.blogspot.com.br/2012/03/melhores-da-semana-03.html#more:[...] Acho que já tevo ter indicado Suzuka por parte do blog Raiburari tantas vezes,mas o texto de kico7 consegue me prender a leitura até hoje,principalmente devido ao fato que o anime Suzuka é um dos melhores que eu já vi.Parabéns ao Kico 7 pela criação do texto está ótimo e super recomendado...Mas ainda odeio a Suzuka...Bitch[...]

    Sobre "Suzuka Fireflies(http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_5vWrVGU_a0)",vídeo legendado em inglês,o diálogo é um tanto veloz,mas com termos não
    distantes por causa da informalidade da situação,entre outros motivos.Porém,não é muito para mim que vi o anime e ** Spoiler meio leve relembro esse momento que faz o instante dos vagalumes da abertura fazerem sentido real,ao invés de simbólico ** Fim do Spoiler meio leve -algo que a priori é a destinação do vídeo-.Sobre o vídeo,** Spoilers soltos: Quem se posicionou como Yamato Akitsuki foi uma 'trollada' das boas em Yamato Akitsuki,tanta exposição e vulnerabilidade que ele se propôs ao mostrar toda a vez que ele preparou e se declarou romanticamente,ensaiar uma na hora,ver tudo dando diferente do idealizado e daí a recepção positiva parecer vir tão inesperadamente para dar no que deu.Mas foi bom para o Yamato e para o enredo,razão de existir um vídeo como esse aqui e esses pensamentos dados. Fim dos Spoilers soltos **


    T-Chau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo, gostei da versão em ingles, ao contrário do habitual, não ficou estranho, conseguiram colocar a melodia silábica japonesa com perfeição na língua inglesa.

      Sobre Kimi no Iru Machi, na verdade é um anime/mangá que se passa na mesma realidade que Suzuka, com algumas personagens parecidas (a que você confundiu com a Suzuka na verdade é a Nanami, a princípio uma das protagonistas da história). E no segundo caso é a protagonista Eba Yuzuki. Acho que o traço do rosto de ambas é parecido com o de Suzuka justamente por ambas as obras serem de mesma autoria. Sobre os volumes em que a Suzuka aparece, eu diria que são curtas de no máximo 4 páginas, se você procurar no site "mangafox" encontrará no mangá de Suzuka esses extras.

      Fiquei muito feliz com o que o Oriental Point (Luigi) disse sobre meu post, saber que alguém não só lê o que escrevo, mas aprecia é algo que aumenta minha paixão por escrever aqui!

      O Suzuka Fireflies é uma experiência muito difícil, Yamato faz nela o que todo apaixonado mais teme em fazer por medo de que ocorra justamente o acontecimento do vídeo.... essa trollada da Suzuka....

      Excluir
    2. Oi kico7!


      "Pequena correção": Não confundi Kanzaki Nanami,personagem suporte de "A Town Where You Live ou Kimi no Iru Machi" com Asahina Suzuka de Suzuka,não.Só uma "piadinha/observação,Observação esta revivida de meu comentário 'arriba' -> "Nota: Olha a cara de Suzuka da quarta pessoa,a menina de cabelos curtos,nessa imagem: http://cdn.myanimelist.net/images/anime/10/35843l.jpg.Ou nessa de cabelos mais longos: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/2f/A_town_where_you_live_flash_cover.JPGhoteis bueno aires", para descontrair." ^_^ Foi somente para mostrar as paridades visuais entre os dois animes que possuem -como já conhece- o mesmo autor responsável pela História & Arte,Kouji Seo,(Vide aos interessados no citado => http://myanimelist.net/people/2405/Kouji_Seo).E uma diferença notável{ou seja,que pode ser notada,não o adjetivo em si} facilmente é que a tecnologia empregada dá uma "atualizada" no traço do anime(Se assim as pessoas quiserem pensar).


      T-Chau!

      Excluir
  3. A OP em inglês ficou boa também. Apesar da entonação da vocalista não mudar tanto quanto na versão japonesa.

    Suzuka, na minha opinião, é o mangá onde os planos e sonhos nem sempre dão (completamente) certos, vide o mangá que perceberá isso.

    O anime é bom, mas a protagonista é instável demais.

    PS: Leia "Kimi no Iru Machi", é um mangá bem agradável (considero o casal lá mais simpático até que Yamato e Suzuka). Estou só esperando o mangá acabar para fazer minha review. E se tiver interesse assista o anime depois que completar a primeira parte do mangá (que se passa no interior do Japão).


    Agradecido pelo comentário e pela atenção mais uma vez anônimo.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Gosto é gosto, eu particularmente achei SUzuka o melhor mangá de romance dos mais ou menos 50 que eu já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me entenda mal, eu acho SUzuka muito bom. Mas para ser sincero eu acho o final do mangá ligeiramente triste.

      Dos mangás de romance, acho que Koe no Katachi ainda é imbatível

      Excluir
  5. Koe no Katachi eu ainda não vi, mas vou por em minha lista :-)
    Valeu a dica

    ResponderExcluir