-->

18 setembro 2011

Usagi Drop (TV)


- Título: Usagi Drop
- Autora: Yumi Unita
- Diretor: Kanta Kamei
- Estúdio: Production I.G.
- Ano: 2011


OP
"Sweet Drop" by Puffy AmiYumi
ED
"High High High" by Kasarinchu

Atenção: Esse review contém spoilers!


Usagi Drop foi um dos melhores animes dessa última temporada para mim, chegando a ficar entre os meus animes preferidos, o porquê disso é de certa forma simples. Esse anime me conquistou por contar uma história original que foge das temáticas comuns de outros animes. Ao invés de garotas alienígenas/yokais/ninjas/etc. ou mundos incríveis com alienígenas/yokais/monstros/etc. se passa num mundo ordinário com situações ordinárias. Na minha opinião, justamente por se passar num mundo comum e retratar problemas comuns tão bem, Usagi Drop se destaca tanto.


Rin envergonhada pouco depois de começar a morar com Daikichi

O anime conta a história de Daikichi, um solteiro de 30 anos, que ao comparecer ao funeral de seu avô descobre que ele possuía uma filha ilegítima com sua empregada, Masako. Sem sinal de Masako e sem ter quem cuidar da garota (Rin), os anciões da família precisam decidir com quem Rin ficará. Ninguém da família se voluntaria para cuidar de Rin e, horrorizado com a sugestão de sua família mandá-la para um orfanato, Daikichi se enfurece e declara que passará a cuidar de Rin. A partir daí o anime passa a tratar da relação de Rin com Daikichi e de como eles se adaptam a vida juntos.


Fofura máxima

O anime consegue, com muito sucesso, mostrar as dificuldades de se passar a cuidar de uma criança sozinho e sem nenhuma experiência, como ter que achar uma creche que fique aberta até tarde, comprar roupas novas e lidar com Rin fazendo xixi na cama.


Daikichi e Rin comprando roupas

Embora a relação entre Daikichi e Rin receba destaque especial no anime (e com razão), também existem outros personagens importantes que adicionam conteúdo a história, como Gotou, uma amiga de trabalho de Daikichi com quem ele se aconselha sobre pedir uma demoção (oposto de promoção) para ter mais tempo para cuidar de Rin, dado que Gotou passou por uma situação similar quando teve seu filho; a prima de Daikichi, Haruko e sua filha Reina que se "refugiam" temporariamente na casa dele após uma briga com seu marido; Masako, mãe verdadeira de Rin e antiga empregada do avô de Daikichi, com quem o último passa a se comunicar e trazer notícias de Rin; Kouki Nitani, um colega de classe de Rin e sua mãe divorciada, Yukari, os quais Daikichi conhece ao buscar Rin na mesma creche em que Kouki estava.

Estes últimos dois personagens merecem um destaque especial, pois tanto Kouki como sua mãe se aproximam fortemente de Daikichi e Rin. Kouki rapidamente adquire intimidade com Daikichi de forma que muitas vezes o primeiro é reprendido pelo último ao fazer coisas erradas. Espero que se houver uma segunda temporada de Usagi Drop que a relação entre Daikichi e Yukari continue a ser explorada, pois em muitos momentos do anime, quando Daikichi, Rin, Kouki e sua mãe estavam todos juntos eles mostravam um forte sentimento de família, de forma que Daikichi e Yukari muitas vezes se envergonhavam quando ficavam próximos.


Rin, Daikichi, Kouki e Yukari na casa de Daikichi

A animação do anime é bem simples, tendo as vezes a impressão de que alguns fundos tenham a textura de giz de cera, entretanto esse estilo de animação não prejudica o anime, pelo contrário, acaba adicionando mais a sua identidade própria. As faces do personagens por outro lado são mais trabalhadas e tranmitem muito bem as emoções dos personagens.

Como já disse esse anime me agradou muito, talvez também por ele não ter um ritmo frenético e tratar das coisas de forma fiel a realidade. Não se enganem, adoro animes frenéticos e fantásticos, mas de vez em quando uma pausa para ver algo tranqulio bonito faz bem a qualquer um. Recomendo fortemente aos que gostam do gênero e também aos sem experiência no mesmo.

3 comentários:

  1. Yo Dan-Sama..!

    Olhando para a forma com que Daikichi foi desenhado(olhos pequenos e caídos,magreza etc)é como se um personagem de Sarai-ya Goyou encontrasse com outro personagem de um traço mais Moe como o de Rin.E foi por aí mesmo pois,a mesma pessoa que desenhou este
    mangá,Usagi Drop,também criou Ristorante Paradiso e o Sarai-ya Goyou(House of Five Leaves) que em comum mesmo somente teria este traço.

    E agora falando da abertura e o encerramento,eles expressam bem a forma com que a garotinha Rin desenharia o mundo como o vê(Obviamente se tivesse tal 'talento' para reproduzir tantos desenhos) que apresentam tamanho teor - se pensar um pouco - psicodélicos porque possuem uma variante coloração que vai ganhando vida no decorrer das canções e da historinha contada.Uma analogia simples equivaleria aqueles desenhos[felizes, neste caso] que os psicológos analisam,mas neste caso há a presença de coelho,isto é,USAGI onipresente na denominação da série de tv.

    Quanto ao enredo,aí vem o desenrolar daquela decisão impulsiva após o jogo de "deixa que eu deixo" com a guarda de Rin até que "um louco se voluntaria".Porém uma pessoa mal cuida de si mesma e agora ia tomar conta doutro para protegê-lo de sua própria ignorância,da incapacidade de auto-suficiência e do afeto que se descobriria sincero que tem a dar & receber.
    E se numa temporada seguinte que por ventura ocorra se mostraria uma : junção de famílias?Um aprofundamento em lacunas deixadas..?Vai saber...
    Enfim,Usagi Drop deixou muita gente
    "abobada" e feliz com este Slice of Life que debate e promove a ideia de responsabilizar pelo outro de diferentes formas.
    É para curtir o cotidiano como se extraordinário o fosse ou então só para relaxar,refletir,variar um pouco e curtirrr.

    Quanto ao post,as imagens expressam bem o clima da série tal como os parágrafos em que a inter-complementação bem-vinda ocorre.Enfim...bom texto no que se propôs a ser.

    Nota: Não me lembro de ter recebido os Spoilers do 4º e 5º parágrafos,contudo o aviso veio antes. ;-]

    Ja ne..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agredeço muito o comentário nesse post sobre uma série querida por mim. Muito boas as observações e os comentários, não sabia que "House of Five Leaves" e "Ristorante Paradiso" foram desenhados pelo mesmo mangaká de "Usagi Drop"; tenho o primeiro baixado, embora ainda não o assisti. Já quanto a "Ristorante Paradiso", esse sim eu já vi, e ele é um dos meus animes favoritos, recomendo a qualquer um que goste de animes do gênero "Slice of Life".
      Abrs.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir