-->

05 julho 2011

Como assistir: Oretachi Ni tsubasa wa Nai?


- Título: Oretachi ni Tsubasa wa Nai
- Autoria: Navel
- Estúdio: Nomad
- Diretor: Shinji Ushiro
- Ano: 2011 (primavera)
- OP: Spread Wings (Aki Misato)
- ED: NEVERLAND (Miyuki Hashimoto)




Animes baseados em Visual Novels sempre foram um grande atrativo para muitos, pois, em geral, possuem um vasto número de personagens com longas e complexas histórias que costumam resultar nos melhores romances da animação japonesa (Clannad que o diga). Nesta temporada de abril (primavera), foi lançado mais um, Oretachi ni Tsubasa wa Nai, um “parente” próximo de Shuffle (2005). O estúdio responsável pelo serviço foi o Nomad, conhecido por trabalhar com animes como Sola (2008). Era de se esperar grandes coisas dele, mas o resultado foi, para muitos, decepcionante e/ou previsível.



Após terminar o primeiro episódio e trocar uma ideia com meus colegas, o único comentário que veio deste anime foi “bomba”. Aparentemente, nenhum deles conseguiu passar do primeiro episódio, e eu não os culpo, 20 minutos de quase puro fanservice realmente perturba qualquer um que esperava algum enredo.
Devem estar se perguntando: “Se é tão ruim, para que assistir!?” Pois é, eu o assisti até o fim e NÃO o considero tão ruim assim, e como há muitos que não gostaram dele, escreverei neste post DICAS de como assisti-lo e comentários sobre seus pontos positivos.



Sinopse:
Oretachi ni Tsubasa wa Nai conta a história de três jovens:
- Takashi Haneda (Hiro Shimono), um gentil e ingênuo aluno de ensino médio, que de uma maneira não convencional, começa a namorar a garota mais popular da sala, Asuka Watarai (Mayumi Yoshida). O namoro, na verdade, é uma faixada, pois Asuka só quer evitar que outros garotos a cortejem.
- Shuusuke Chitose (Hiroaki Miura), um extrovertido crítico de jornal, começa a trabalhar meio período no bar “Alexander” e acaba tendo uma série de mal entendidos com sua colega Hiyoko Tamaizumi (Ryouko Ono).
- Hayato Narita (Junichi Suwabe) é um homem de palavras rudes que faz bicos durante a noite. Recentemente arrumou um de procurar a bicicleta da irmã de seu amigo, Naru Ootori (Yuko Goto).

Daqui para frente podem haver alguns pequenos Spoilers, cuidado.

Realmente é difícil continuar assistindo depois de dois episódios com mais de 10 minutos de fanservice cada. A impressão de que a série não possui enredo algum é inevitável, porém, vale lembrar que os episódios 1, 2, 3 e 4 são apenas o prólogo do anime, visto que a história de Takashi só é introduzida de verdade a partir do quinto.  Eu sei que é difícil ouvir isso, mas a única coisa que eu posso sugerir é que vocês ignorem os fanservices, pois há várias viradas e surpresas depois disso, sem contar que a união das três histórias inicialmente paralelas foi muito bem feito. Chegando próximo do final da série, vemos algumas boas sequências envolvendo brigas entre gangues e a aparição de um quarto protagonista, Karura, o “Rei” dos cabelos grisalhos.



Falando de romance, o anime desaponta profundamente. O casal principal Asuka e Takashi teve um desenvolvimento da relação tão corrido e surreal que acabam não convencendo. Sobre os outros dois, Hayato e Naru possuem um bom clima, que é lamentavelmente estragado e destruído pelo apelo sexual usado pelos roteiristas em quase todos os seus encontros. Shuusuke e Hiyoko são os únicos que se salvam. Apesar do fanservice e tudo mais, a aproximação dos dois é relativamente devagar e natural, um ponto positivo, sem contar que possui uma das melhores confissões de amor da temporada (comento sobre isso mais tarde, em outro post).



A parte técnica não é nada surpreendente. A animação está na média, sofrendo algumas instabilidades e quedas de qualidade em alguns episódios, especialmente no traço que ficava redondo demais às vezes de uma cena para a outra. A trilha sonora faz sua parte, mas não chega a chamar a atenção. Na equipe de dublagem, temos nomes conhecidos como Hiro Shimono e Yuko Goto, destaque para Junichi Suwabe, que consegue impor a sua grosseria em Hayato perfeitamente.



Oretachi ni Tsubasa wa Nai não é, para mim, um anime horrível, mas não consegue brilhar como poderia pela sua história mal aproveitada. Se tivessem o feito, com os episódios explorando mais os personagens e suas relações, no lugar das mais que forçadas cenas com calcinhas, o anime teria sido muito mais agradável de assistir.

Personagens:

Asuka Watarai: Mayumi Yoshida

Hayato Narita: Junichi Suwabe

Hiyoko Tamaizumi: Ryoko Ono

Naru Ootori: Yuko Goto
Shuusuke Chitose: Hiroaki Miura

Takashi Haneda: Hiro Shimono







Obs: Não possuo os direitos das imagens, todos reservados à Navel e Nomad.

Agradecimentos especiais ao meu colega Jeguy Hope que corrigiu meus grotescos erros de gramática.

7 comentários:

  1. Sou mais um daqueles que não conseguiu passar do primeiro episodio.São tantos animes saindo e tantos animes pra baixar, que prefiri não perder meu tempo, com esse tipo de anime.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra, só foi uma DICA, sempre há algum aventureiro louco como eu que espera algo de todo e qualquer anime que começa, no fim este daqui mostra que tem algo

    ResponderExcluir
  3. Hehe... Sei como é,Já fiz muito isso. Mas ai o tempo começou a ficar apertado e tive que ser mais duro com os animes. Mas Tá tudo beleza, achei legal a sua iniciativa...

    ResponderExcluir
  4. Tambem gostei, acho que tinha história pra ser bom.
    Tem alguma ação e romance, com o bem colocado destaque para o do Chitose com a Hiyoko.
    As personalidades dos personagens são ótimas e irritantes ao mesmo tempo.
    Eu realmente acho que vale a pena assistir esse, mesmo com a "tortura" do fanservice exagerado.
    Maldito fanservice.

    ResponderExcluir
  5. Que alegria, dois comentários, XD (esqueçam o que eu acabei de dizer)
    Pois é Luis, a série já tinha poucos episódios e perdeu muito tempo no fanservice, se tivessem mais tempo bem investido, provavelmente teria ficado no nível de Shuffle ou até melhor.

    ResponderExcluir
  6. Hello Kico7..!


    A seguir minhas noções em relação ao post =
    * OP/ED *

    - OP: Spread Wings (Aki Misato): "Under the innocent sky.(Sob o céu inocente)" => A abertura dá uma noção que seja assim mesmo("Inocente").A animação tem um ambientação urbana razoavelmente bem trabalhada e mostrada em um traço até bem marcado e com um uma vivacidade nas cores,onde as personagens femininas se mostram com fisionomia padrão ao gênero.Tudo isto ritmado num Pop Rock com o vocal feminino e agitado de Aki Misato.

    - ED: NEVERLAND (Miyuki Hashimoto): Apresenta as meninas em poses nem tão inocentes assim.Com destaque para o cenário 'geométrico',as cores vibrantes e a sonorização com Pop Dance dando a sensação de romance na voz de Miyuki Hashimoto que já disse ali no alto da página.

    *Ao post em si*
    E que expectativa para quem as teve nesta adaptação desta Visual Novel da Temporada de Primavera de 2011.Entretanto pelas imagens do PV(http://www.youtube.com/watch?v=Ws3wthb_CQM) A noção que se tem ao ver é de fanservice mesmo: puxadas de saia,soutiens mal reforçados(Mal se mexe e tudo se balança),rubores e poses insinuantes.Mas como o PV não é a única informação e talvez por ser só a primeira pode se acreditar que seria apenas um recorte para chamar a atenção do pessoal a série e não uma famigerada sucessiva/inicial overdose de fanservice aparentemente descontextualizada,algo do tipo: apresentação em 4 capítulos de como as meninas poderiam ser sedutoras,segundo as descrições prováveis e opiniões dadas em espaços como este blog por exemplo.

    Em resumo,o anime Oretachi Ni tsubasa wa Nai('Nós não temos asas') deve ter tido as prioridades e as oscilações muito acentuadas,onde os pontos de destaque mais convincentes e que 'verdadeiramente atrairiam o público' se tornaram "meras irregularidades";exs de acordo com o citado no texto: dubladores;desenvolvimento do casal Shuusuke e Hiyoko e a estimada declaração de amor entre eles;certos fatos surpreendentes e reviravoltas após a apresentação das garotas etc.

    P.S.: Esforço notado em suavizar os pontos negativados a Oretachi Ni tsubasa wa Nai como : na sinopse do ponto de vista das descrições dos personagens participantes,destacáveis pontos altos e convidar a uma ponderação a maratona introdutória de fanservice ou até a dificultosa 'indiferença' as situações forçadas que remetem as cenas ecchis.
    " Agradecimentos ao corretor gramatical => Jeguy Hope. =-) "

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fico triste pelo único conteúdo bom da série ter sido usado em seus momentos de oscilação e irregularidades. Acho que o anime prometia tanto quanto Shuffle. Afinal, ambos possuem um lado bem "fan-service" a princípio que vai aos poucos indo para um rumo sério e sombrio!

      Excluir