-->

17 junho 2011

O Gênero Harem


Pós:
- Bom para descontrair;
- Em geral divertido;
Contras:
- Ausência de desenvolvimento;
- Fan-service²;
- Clichés;


Para os mais cults, pode parecer que o post está explicando o óbvio, mas sempre há alguém que ainda não está habituado a todos os gêneros dos animes que não são comuns aqui no ocidente, como Mahou Shoujo, Harem, mecha, etc. Vamos ao conteúdo.

O que é?

“Era uma vez um garoto que sofre demais na vida, não possui muitos amigos, possui péssimas notas na escola, até que um dia, 10 garotas se apaixonam loucamente por ele...” E assim começa mais um harem.

Harem é um termo usado em culturas onde há poligamia ou que possuem um cômodo (ou região) da casa que é proibida para homens de fora. Nos animes não é muito diferente, uma série harem é aquela que possui um protagonista cercado por belas garotas dos mais diversos tipos de estereótipos, que em geral se apaixonam e brigam por seu amor. Há também um gênero chamado “Harem reverso” onde quase tudo é igual, com exceção do protagonista, que no caso é uma garota que possui vários pretendentes.

Por que não assistir?

Quem frequenta fóruns e blogs onde há otakus mais experientes logo perceberá que o gênero não é muito apreciado, pois o consideram algo para os mais novos no assunto. Não é necessariamente uma questão de preconceito, a princípio pode parecer interessante por ser algo novo e diferente, mas ao assistir 2 ou 3 séries, fica aquele gosto de déjá vu, porque muitas séries harem possuem defeitos em comum, entre eles,   a ausência de desenvolvimento, que é substituído por doses descaradas e excessivas de cenas inúteis com apelo sexual (o tão famoso fan-service), o protagonista perdedor cheio de boas intenções e as heroínas que sempre seguem estereótipos padrões (Amiga de infância, Tsundere, Loli, Tomboy, moe, etc).

Outro detalhe é a ausência de um final. A história se resume a: “garotas se apaixonam por ele”, “elas brigam por seu amor” e “FIM”, algo perturbador a muitos que esperavam algo e se deparam com as letras “F”, “I” e “M” em um episódio que nem de longe parecia ser o último. É compreensível que fazer o herói escolher determinada heroína pode resultar no descontentamento do público que dava preferência a outras, mas histórias sem final são frustrantes.

Por que assistir?

Há, no entanto, algumas que se salvam, possuindo um enredo consistente e bem desenvolvido,  levando a um final que em certos casos pode até deixar séries de romance e drama comuns comendo poeira. Nelas temos também personagens e cenas clichés, mas no andar da história, pode haver grandes surpresas, onde descobrimos que nem tudo é o que parece ser, já que nem todos agem como realmente são e dizem o que realmente pensam, e em casos mais bem trabalhados aparecem personagens que amadurecem e mudam, tornando-os mais próximos de pessoas de verdade.

Sugestões:


- Love Hina (2000):

Provavelmente uma das mais conhecidas. Keitarou Urashima é um vestibulando tentando entrar na universidade de Tokyo para cumprir uma promessa feita em sua infância com uma garotinha. Entretanto, sua vida se complica quando sua avó entrega a gerência de sua pensão feminina a ele, lá ele é muito mal recebido por todas e suas aventuras começam.


Opinião pessoal: É o tipo de série que possui um final previsível, mas vale a pena ver para se divertir. Sugiro que leia o mangá, pois o anime acaba antes do final verdadeiro da série, se não estiver interessado em ler, veja os OVAs.


A história se passa num mundo onde Deuses e Demônios vivem em paz com seres humanos.  Rin Tsuchimi é um jovem comum que por motivos familiares vive com sua amiga de infância, Kaede Fuyou. Num certo dia, duas belas garotas, Lisianthus, a princesa dos Deuses e Nerine, a princesa dos Demônios aparecem como suas colegas de classe e vizinhas e seus pais, os reis de ambos os mundos, propõem a mão de suas filhas ao nosso herói.




Opinião pessoal:  Está é uma série perfeita para compreender o que é um harem, nela temos muitos dos estereótipos de heroínas e muitos clichés. A história é dividida em duas partes: na primeira temos todas as heroínas disputando o amor de Rin, com direito a muito fan-service. Na segunda, o anime começa a dar ênfase ao passado sombrio de todas elas, dando um clima mais sério a história, e acabando todos, temos o final, que foi, na minha opinião, satisfatório.

- Ai yori Aoshi (2002):

Muitos consideram a história parecida com Love Hina (eu não tenho nada a dizer). Aoi Sakuraba é a herdeira da fortuna de sua família, ela nutre um amor desde a infância pelo seu prometido noivo, Kaoru Hanabishi, porém, ao descobrir que ele não queria mais o casamento, foi a sua procura.



Opinião pessoal: esta série é muito mais voltada para o romance, tanto que os primeiros episódios são puramente focados no casal, é só mais para a metade do anime que o enredo vai para o caminho do harem, é claro, sem perder o açúcar entre Kaoru e Aoi.

- Seto no Hanayome (2007):

Nagasumi Michichio quase morre afogado no mar, mas é salvo por uma sereia chamada Sun Seto, por uma questão de cultura, ela deveria morrer por ter mostrado sua verdadeira forma a um humano, porém seu pai encontrou uma solução melhor, casando-a com Nagasumi.





Opinião pessoal: Esta é mais uma paródia do que harem, mas vale a pena ver também, há outras heroínas que aparecem no decorrer da história, colocando em risco a relação do cômico casal que conseguiu tirar muitas gargalhadas de mim. O final? Divertidíssimo.

Para os mais experientes:


Kanon (2006) e Clannad (2007):


 


Na primeira temos um cínico jovem chamado Yuiichi Aizawa que, devido ao trabalho de seus pais, que estão fora do país, vai morar na cidade com sua prima e tia. Com o tempo Yuiichi começa a recuperar suas lembranças do tempo em que ia para lá com frequência e reencontra várias figuras de seu passado.




A segunda conta a história de Tomoya Okazaki, um delinquente revoltado com a vida, por causa de sua difícil convivência familiar com o pai. Numa certa manhã, ele encontra Nagisa Furukawa, uma garota bem devagar da cabeça, monologando na colina que leva à escola, ele resolve ajuda-la e ao conhece-la melhor, passa a entender melhor o significado de ter uma família.




Opinião pessoal:  Muitos discordarão disso, mas Clannad e Kanon pertencem ao gênero Harem, é claro que ambos possuem um foco maior no relacionamento familiar e nas fases da vida, porém em ambas as séries, os heróis Tomoya e Yuiichi estão rodeados por garotas apaixonadas.
Não acho que ambas sejam uma boa escolha para os iniciantes, por terem uma história um tanto quanto complexa e possuírem uma carga dramática bem pesada. Mas vale a pena assisti-las, tanto que ambas estão entre as minhas séries de animes favoritas.

 Outras séries:

DNA² (1994)

Hanaukyo Maid Tai: La Verite (2004)

Otomoe wa Boku ni Koishteiru(2006)
Nagasarete Airantou (2007)
Akane-iro ni somaru saka(2008)

Isekai no Seikishi Monogatari (2009) 
Fortune Arterial (2010)

Detalhe insignificante, porém significativo: Grande parte destas séries, o protagonista possui um melhor amigo pervertido que o inveja.

15 comentários:

  1. Saudações


    Queira me desculpar, mas jamais eu colocaria "Kanon" e "Clannad" como animes do gênero harém. É jamais mesmo...

    Quanto a "Ai Yoiri Aoshi", é outro anime que não colocaria em tal gênero. Claro é questão de opinião mas, em meu conceito pessoal, este anime está muito mais para humor na segunda metade do que para harém...

    No mais, uma ótima postagem.

    Até mais!

    PS: se quiseres, podes visitar o meu blog: http://migre.me/57l70.

    ResponderExcluir
  2. @Carlírio Neto: Opa, que alegria receber um comentário de alguém, obrigado por ter lido o post.
    Com relação a isso, eu os coloquei ai justamente porque o conceito teórico de gêneros harem que o pessoal em sites de lista de animes e foruns usam é a do jovem cercado por belas moças, com ou sem a disputa delas pelo amor dele, um exemplo a mais disso é "They are my noble masters". Mas se você discorda, eu respeito, pois trata-se de um assunto muito parcial.

    ResponderExcluir
  3. That is an interesting take on Clannad. I don't think I have ever seen it compared to or referred to as a harem. :) Overall I agree with your take on Harems. I think like most genres they have their cliches. :) But it is nice once and while to see one just for the fun lightness the series has.

    ResponderExcluir
  4. @43c51020-b151-11e0-9bff-000bcdcb471e (what a long nick, huh?)
    Well i only used it as an example because it has a bunch of girls who are in love with a male, but it doesn't have all those clichés that common harens does.
    Cliches are not so good because they usually lead the story to the same path, but sometimes they are really good just to relax.
    THanks for commenting.

    ResponderExcluir
  5. outrass dicas que tu poderia colocar no post:
    vandread (mecha e harem)
    kami nomi zo shiru sekai
    ladies vs butlers
    sister princess
    tenchi muyo (fenomeno internacional, teve otima aldiencia)
    Dears
    is infinit stratos
    to love ru
    rosario + vampire
    kampfer
    maburaho
    princess lover
    zero no tsukaima
    sora no otoshimono
    koi koi seven
    sekirei
    akikan


    esse é meu genero de anime preferido... se pudesse colocar mais animes, existem muito poucos harem legendado, eu ja procurei na internet o anime harem em ingles e sem legenda, existe uns 5000 '-' pra mim é o melhor genero e mais engraçado :)

    ResponderExcluir
  6. Amiguinho sem nome...
    é nessas horas que eu tenho que adimitir minha falta de cultura, muitas das séries citadas na sua lista eu ainda não vi (uma outra parte eu vi, mas achei que ia deixar o post muito grande).
    Qualquer outra sugestão que queira dar, vá em nossa página de contato.

    ResponderExcluir
  7. os animes mais classicos ali de cima tu deixou de colocar que é to love ru e rosario + vampire... um exemplo tipico de anime harem ^^ eu tenho nome mas nao apareceu aki pra colocar nome entao cliquei no anonimo, meu nome é joão :)

    ResponderExcluir
  8. falando nisso, aonde tu axou pra assistir os animes :Otomoe wa Boku ni Koishteiru
    Isekai no Seikishi Monogatari
    Hanaukyo Maid Tai: La Verite

    tem que ser online, baixar só pra assitir nao é comigo, ainda mais que meu pc é mais lento que os passos da minha avó de 95 anos '-'

    ResponderExcluir
  9. Não sei se os Anônimos são a mesma pessoa, mas vou responder aos dois.
    Para o primeiro(João):
    "to love ru" eu nunca vi, se alguém viesse me perguntar a respeito eu não saberia dizer nada e "Rosario + Vampire" eu ouvi dizer que o manga é o que vale conferir, e como eu não gostei muito do anime (da primeira temporada ao menos) achei melhor deixar de fora

    Para o segundo:

    Para assistir online eu não sei, na época que eu vi foi pelo youtube e legendado em ingles, não se ainda tem, se quiser existem outros sites online que tem os episódios legendados em ingles, caso não saiba ler, sugiro que baixe em rmvb, assista e delete, baixe pelo site An-house.

    Um colega meu me passou um site chamado http://www.anitube.co
    encontrei Isekai no Seikishi Monogatari e Hanaukyo Maid tai: La verite lá também.

    ResponderExcluir
  10. humm... entendo... tenta assistir to love ru, é muito bom, eu to esperando pela 3 temporada que é a to love ru darkness mas ta dificil, e quanto ao rosario + vampire é um tipico problema nos animes e mangás... sempre que a historia ta bombando, chega o autor e para de escrever a historia, as vezes a historia tem tantos pontos que ele pode explorar, mas ele acaba nao vendo, no rosario + vampire, ele nao explorou o ponto em que o tsukune vira o ghol no tsukune (tsukune vampire, quando ganhou o poder da moka) tb nao explora o fato de ele entrar na barreira da escola, sendo que é proibida pra humanos, e o fato tb do pai de moka nao ter matado ele =\ tem muitos pontos, se eu continuasse essa historia ela renderia mais umas 5 tempooradas no minimo de 26 episodios cada, mas eles nao fazem isso =\os autor de hoje em dia nao tem imaginação, criam a historia mas nao exploram todos os pontos =\ é uma pena mesmo, um anime que tb axo muito inexplorado é o dragon ball z que é uma historia enorme e poderia ser explorada de diversas vezes, como por exemplo o fato de goku ser o mais forte do universo, novos inimigos, novos amigos, o pai verdadeiro de goku... tb foi muityo inexplorada e isso vem acontecendo em muitos animes, eu fico com muita raiva aki... bom, o que escrevi foi grande, espero que tenha paciencia pra ler, quanto aos post... fui eu (João) que escrevi eles.. axei tu bem esperto e sabe escrever bem, usando as palavras bem, bom.. obrigado...

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez, obrigado por comentar no blog João, dê uma olhada em nossos outros posts, os outros autores são muito bons também.

    ResponderExcluir
  12. Yoh kico7!


    Com figuras geométricas com mais do que 3 - lados,ângulos - se criam os haréns(gêneros) para que não se confundam este tipo de relacionamento nem com : triângulos,quadrados amorosos ou quaisquer outras contagens angulosas.
    A atração ao espectador vem de muitos fatores como as de inclusões das subdivisões vastamente bem-sucedidas de gêneros como o misto de romance+comédia,ou seja,a comédia romântica que se fez presente já em manifestações artísticas bem mais antigas,como na peça:'Sonho de uma Noite de Verão' de Shakespeare.

    E glosando brevemente sobre as "Sugestões" se tem:
    .Love Hina(2000) => O apego aquela forte memória já predispõe a um final pré-aceito,porém até lá Keitarou Urashima continua voando a cada sopapo que levava. =}
    .Shuffle(2005) => Neste eu já comentei,entretanto o fechamento não se efetiva em obra complementar como em Love Hina de 2000.
    .Ai yori Aoshi(2002) => Deve parecer mais com Love Hina na parte menos romantizada e na parte de compromisso amoroso.Está para um primo de "Love Hina" ou coisa do tipo.
    .Seto no Hanayome(2007) => A graça deve se apresentar nestes costumes absurdos e extremados.Porém para casar precisariam se emancipar...Ou não!?

    E em relação a Kanon(2006) e Clannad(2007) com o pré-conceito que se refere a alguns dos elementos de "prós e contras" o faz não ser visto como harém porque o mesmo é assimilado frequentemente a algum tipo de " 'putaria' mais cômica " e não com o drama e romance desenvolvidos nas séries pré-citadas em "Para os mais experientes:"

    E com relação a "Outras séries:",o exemplo iniciante de DNA(ao quadrado) é um dos modelos em que a série de OVAs toma outro rumo no segundo arco,algo a partir em aproximação da metade da série de 15 episódios.Quanto aos outros,gozam de meu desconhecimento. :(

    Quanto a sua postagem,consegui com certa "irreverência" e um bocado de informação ser menos passional ao não apenas tentar somente forçar seu gosto relativos aos animes de Harém,e refletir que após a 'euforia inicial' com este estilo de animação é possível achar com 'um olhar mais clínico' interessáveis e divertidas surpresas a quem tiver um pouco mais de disposição e de 'mente mais aberta'.Por outro ponto de vista,uma maior padronização na resolução das figuras teria sido mais interessante ao meu ver.

    Detalhe: Este post rendeu alguns bons frutos,não é mesmo?


    F-u-i!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro senhor Anônimo.

      Juro que não sei a razão de todos compararem Ai Yori Aoshi com Love Hina. O Cenário é parecido (quase igual) mas considero o clima e a química do casal totalmente diferente. Em Love Hina, o Keitarou e a Narusegawa ficam naquele "fico" "não fico", pois há atração, mas não há ação. Em Ai Yori Aoshi, o fator limitante não é o casal, mas a condição familiar deles, sem contar que pra mim Kaoru e Aoi tem um amor bem mais inocente.

      Disseram para eu não assistir o OVA de DNA, vi o anime e pronto. O que você teria a dizer deste?

      Gostei do termo "um olhar mais clínico".
      As imagens parecem mais estranhas agora pois alteramos a largura do texto no blog, na época tinha ficado menos feio. VOu deixar assim por hora!

      Excluir
  13. Yoh kico7!

    Relacionado a comparação entre Aoi Yori Aoshi & Love Hina,as semelhanças ficariam com :o cenário(citado por ti acima),a promessa de casamento logo na infância,o clima posterior de harém.Entretanto como levantado por ti(que não sei bem porque não o vi),o casal se comporta diferente:ficando mais puro e com um 'empecilho familiar' para a concretização dos fatos.Devem ser só fatores como estes;imagino. =)

    Quanto ao "um olhar mais clínico",que satisfatório ter gostado...É o discernimento que vai se aprendendo(...ou não). ;)


    * Sobre os 3 OVAs de DNA:
    - Personagens principais:
    _ Momonari Junta(Mega-Playboy)
    _ Aoi(operadora de DNA e viajante do futuro)
    _ Ami(vizinha apaixonada de Junta)
    _ Dr.Mori(relacionado diretamente a criação da bala DMC que suprime o DNA do Mega-Playboy)
    _ Kawasaki Lulata('fiel assistente' do Dr.Mori)
    _ Sugashita Ryuuji("vilão ocasional" da série de TV)


    Enredo:
    Os ovas são uma continuação de aproximadamente na mesma semana após o término da série de 12 episódios,sendo até nomeados de 13 ao 15.E nele temos logicamente : mais do triângulo amoroso com os ciúmes da popularidade de Aoi com todos na sua casa em que todo dia Ami espia a felicidade deles pela sua janela; a observação científica de Aoi em relação ao Junta;o mesmo teor técnico(trilha sonora,animação etc) e a linha realista/consistente de se contar os fatos e de trabalhar os personagens principais.

    Conclusão: Os OVAs agem como um final alternativo,cobrem elementos importantes que ficariam em aberto)/subentendidos ou até não explicados apropriadamente e 'diminuem a saudade' das sérias confusões em diversos âmbitos destas pessoas.O que pode pesar contra são os efeitos de uma certa decisão final.Enfim,desiludir ingênuas idealizações com 'escolhas mais duras que deveriam ser feitas'.

    P.S.: Demorei um pouco mais porque tive de reassistir aos Ovas e refrescar a memória do episódio final,além de transcrever o que abstrai sem revelar Spoilers prejudiciais.OK!?~

    F-u-i!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensarei seriamente em ver os OVAs, afinal, não fui tão fan assim da série de TV, muitas coisas lá não tinham muita coerência para mim!

      Excluir