-->

11 junho 2011

Morre, aos 41 anos, Tomoko Kawakami

Foi divulgado hoje, pela agência de talentos Production Baobab, que a seiyuu Tomoko Kawakami morreu aos 41 anos, no dia 9 deste mês, após anos enfrentando um câncer de ovário.


Obs: Citarei nomes japoneses da maneira ocidental, ou seja, nome primeiro e sobrenome depois.

Apesar de seu nome não ser reconhecido tão facilmente pelos fãs daqui, pois esteve quase totalmente ausente do mundo da animação nos últimos 3 anos, Tomoko era conhecida por ser extremamente versátil. Tal versatilidade é percebida pois a seiyuu interpretou desde a doce e amável Misuzu Kamio em Air (2005), a determinada sonhadora Rosette Christopher em Chrno Crusade (2004), até personagens masculinos, como Hikaru em Hiraku no Go (2001).

Apesar de não haver muita relação, o respeito que tenho por ela é equivalente ao que eu tenho por Mamiko Noto, que recentemente interpretou Sawako Kuronuma em Kimi ni todoke II, uma lenda no mundo da animação. Por que a comparação? Porque ambas fazem parte da geração “madura” e mais experiente de seyuus.
Perdemos um ícone no mundo otaku.


Alguns de seus papeis:


Rosette Christopher - Chrno Crusade (2003)
Mariko Kurama - Elfen Lied (2004)

Misuzu Kamio - Air (2005)

Sayuri Kurata - Kanon (2002 e 2006)
Garota do mundo ilusório - Clannad (2007)


Curiosidade: Ela fez parte do elenco de dublagem das três séries da Key adaptadas pela Kyoto Animation, interpretando Misuzu Kamio em Air, Sayuri Kurata em Kanon 2006 e a garota do mundo ilusório em Clannad.





5 comentários:

  1. Meus cumprimentos a Kico7!

    Como fator de curiosidade,o câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado,sendo o mais mortal.Além da maioria das mulheres com este tipo de câncer não apresentar sintomas até que a doença atinja um estágio avançado.
    Este tipo de cãncer tem sua incidência associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais,como por exemplo:Uma relação entre câncer de ovário e atividade hormonal feminina.
    Quanto a Tomoko Kawakami,como dubladora esta relação de personagens denota mesmo a tal versatilidade exaltada.E embora não a reconhecesse pelo nome lembro das atuações imprimidas em alguns destes trabalhos.

    Até mais ver...em um post mais descontraído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala senhor Anônimo, o senhor realmente tem uma boa noção da coisa, hein?
      Toda vez que assisto Air, Kanon e Clannad lembro dela e fico triste ao pensar que jamais verei esta voz meiga e cheia de vida.

      Excluir
  2. Ela acabou de fazer a dublagem da Miu em "Shijou Saikyou No Deshi Kenichi", substituindo a antiga dubladora.
    Ela fez a dublagem da 1ª OVA da série, e provalvemente estava em processo de dublagem da 2ª OVA, não sei se ela teve tempo de terminar o trabalho.
    Meus pesames a Nação Otaku...

    ResponderExcluir
  3. Meus cumprimentos a Kico7!(3)


    Iniciando o comentário e como forma de REQUIEM aeternam dona eis("Dai-lhes O REPOUSO eterno"): http://www.youtube.com/watch?v=exY41iZoKCg (Azmaria no Uta OU Azumaria Song),o qual nesse vídeo em especial está com as lyrics postas pelo uploader "DanceWaterDance9".

    E como disse,assim que o comentário for moderado no post de "07 abril 2012 TOP 10 - momentos dramáticos e emocionantes Por Kico7",assisti a série de Chrno Crusade(24 episódios),e para aproveitar que essa matéria trata da morte da seiyuu de uma das protagonistas(Rosette Christopher) de Chrno Crusade,retorno procurando divagar mais dessa nota de falecimento.

    ** Contém Spoliers Fortes de Chrono Crusade **
    E se você se lembra,a versão 2 dessa música foi usada,http://www.youtube.com/watch?v=FaI0q4hC16M,quase como estou a fazer agora.
    Com a canção curativa de Hendric Azmaria.Acho que naquela hora ela,Azmaria,não tinha poder suficiente para manifestar seu poder miraculoso sobre Satella Harvenheit(19 anos),mas mesmo assim um milagre poderia acontecer...Ou não podia?De forma semelhante uma mulher de 41 anos como a Tomoko Kawakami poderia ter resistido ao câncer de ovário que se arrastou por anos de tratamento(E sabemos que ainda que os tratamentos contra o câncer venham progredindo e se reformando,é de "vício dele" que esses mesmos tratamentos debilitam tanto quanto a doença).Entretanto sua história,assim como a das personagens que eu conheço -ou nem tanto-aqui abaixo,não é de Conto de Fadas.
    ** Fim de Spoilers **

    - Sobre as personagens que conheci:
    (Spoilers respectivamente-> Elfen Lied,Air,Bleach, Spoliers BEM leves -> Piano,Trinity Blood,Darker than Black e Mushishi.)
    01 Mariko Kurama: Garota de 5 anos toda enfraquecida,mas que buscava força na figura de quem ela se esforçou para encontrar.Sádica e carente,fazendo o que lhe divertia,seu pai e matar.Não apareceu tanto,mas suas forma de falar e agir em bipólos a fazem importante ao fechar do anime.
    02 Misuzu Kamio: Como uma menina envergonhada bem mais infantil do que a idade tida,falando de cabeça baixo e menos inteligível que o comum por parecer sempre estar se desculpando.Ex: https://www.youtube.com/watch?v=IPbtKMYlV7U
    03 Soi Fon "Fon Shaolin,Sui Feng": Nervosa,mau-humorada,parece um general gritando,exceto na presença da sua antecessora,onde lhe cai até uma melancolia e se desarma.
    04 Yuuki Matsubara(http://cdn.myanimelist.net/images/characters/8/102401.jpg): Garota de muita energia,que fala também com todo seu corpo.
    -- Rápidas participações etc em animes que assisti =
    04 Elise Wasmeyer: Criança amável e muy misteriosa.
    05 Amber "February"(http://cdn.myanimelist.net/images/characters/9/70554.jpg): Com seu olhar predador e seu sorriso debochado.
    06 Kurotake(http://myanimelist.net/character/1140/Kuretake): ´Pelo que me lembro,é uma ponta feita em Ouran High School Host Club.Esse anime dá muita gente do tipo " o.O ".
    07 Aki(http://myanimelist.net/character/17356/Aki): A placidez e atitudes dela no episódio 21 não ficam devendo as estranhezas instigantes de Mushishi.

    Dublou mais de cento e tantas séries,ovas,flmes etc[http://myanimelist.net/people/71/Tomoko_Kawakami].E como Rosette Cristopher a versatilidade da qual falou,está lá para qualquer um que não é um grande detetive a encontrar.
    Penso que se Rosette estivesse sorrindo:
    1 > http://www.pureanimegallery.com/d/825-1/rosette-christopher-12jpg.jpg OU
    2 > http://2.bp.blogspot.com/-LNFwNkO4SF4/UObsjUneHPI/AAAAAAAAvIA/ULG0qo9OgJk/s1600/rrr.jpg Teriam o espírito parecido com...
    3 > http://3.bp.blogspot.com/--fQdKQQG7X8/TfO2fX8D0UI/AAAAAAAAAKw/cdoY6_EvAoM/s1600/Tomoko%20Kawakami.jpg


    E termino com a primeira vez que Azmaria cantou: https://www.youtube.com/watch?v=QvxVABQSAb0 E talvez em breve nós veremos...
    Até mais ver...em um post mais descontraído!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas as músicas da Azmaria, me deixaram com um clima bem melancólico quando ela cantou para a Satella. Interessante como a Tomoko Kawakami sempre dublava (com MUITA maestria) personagens trágicas, e isso é comparável com sua vida, que acabou de maneira triste (para todos nós). Rosette já é um exemplo, Misuzu...

      Interessante você citar a Amber de darker than black (anime que ainda estou assistindo, e só vi dois arcos até entao).

      Grato pela presença como sempre

      Excluir