-->

22 maio 2011

Os meios de baixar animes

Nesse post eu vou falar mais especificamente sobre os meios que usamos para baixar animes. Já vou avisando que não tenho pretensão de divulgar algum site ou programa em especifico. Apenas quero dar referências sobre o que é recomendável ou não, sendo uma opinião própria do assunto em destaque.

Voltando ao assunto, temos atualmente 4 meios para baixar animes. A primeira é via internet, a segunda é via BitTorrent, a terceira é via IRC e a ultima sendo a mais conhecida eh via Link/HTTP.
Vou descrever cada um deles a seguir:

1. Internet
A primeira opção é a mais fácil de usar, já que você necessita apenas de um navegador e uma conexão de internet. Nos primeiros anos em que começei a assistir animes, não tinha quase nenhum conhecimento, então eu assistia tudo via Youtube com legendas em espanhol, inglês e raramente em português.
Foi sofrível naquela época porque ainda não havia HDTV, então a qualidade não era boa, mas de qualquer forma, foi graças a esse meio que acabei adquirindo gosto de assistir animes.

Destaques positivos:
- Fácil acesso, sendo necessário apenas um navegador e uma conexão de internet (Uma conexão de internet razoávelmente rápida é o ideal);
- Não há a necessidade de baixar nada, exceto talvez, um Flash Player;
- É rápido pra carregar;

Destaques negativos:
- Dependendo do site a qualidade pode ser péssima;
- Você não pode baixar os episódios, ao menos que use algum programa especifico;
- Em alguns casos você não encontra legendado;

Sites recomendados para assistir:
AnimesWorld
Anitube

2. BitTorrent
A segunda opção foi a que eu cheguei a usar mais, principalmente para baixar animes. Criado pelo norte americano Bram Cohen, é um sistema de compartilhamento de arquivos P2P, onde você pode baixar diversos tipos de arquivos. O uso do sistema consiste no download e seed. O que quer dizer isso? Significa que para poder baixar um arquivo via Torrent, você precisa ter alguém compartilhando (seed) o arquivo.
Uma boa parte dos trackers (sites de torrent) são abertos ao publico. Mas é na minoria (trackers privados) que há animes para baixar, principalmente legendados. Nesses trackers você obrigatoriamente precisará criar uma conta. Além disso, existe o sistema de ratio, que controla a quantidade de download e de upload (seed) que você obteve. Se você chega a extrapolar nos downloads e não compartilha nada, você poderá ter a conta suspensa ou ate pior, banida. Por isso, é recomendável que você leia antes as regras do tracker para evitar esses tipos de equivoco.

Destaques positivos:
- Dependendo da quantidade de seed, você pode obter uma boa taxa de download para baixar;
- É possível dar uma pausa no arquivo que você está baixando e continuar depois;
- Fácil gerenciamento dos downloads, podendo conrolar a taxa de download, tempo limite etc.;
- Dependendo do programa ele pode ser leve;

Destaques negativos:
- Se o arquivo não conter nenhum seed, você não poderá baixá-lo;
- Trackers privados geralmente possuem melhores taxas de download e em certos casos, você precisará ser convidado para poder se registrar (com animes nunca tive tal problema);
- Muitas vezes o seu download pode ser limitado pelo sistema chamado Traffic Shaping, que controla o trafego a fim de aperfeiçoar o uso da banda larga;

Programa recomendado:
uTorrent

Trackers recomendados:
Anime Tracker
Anime Tengoku
Anime no Sekai Tracker
Anime Central
MDAN

3. IRC
Internet Relay Chat ou também apelidado de IRC, é um sistema de bate-papo que foi muito usado no durante toda a década de 90. Com a vinda do Orkut e do MSN, no inicio da primeira década de 2000 ele acabou decaindo de popularidade. Mas isso não quer dizer que deixou de ser usado. Muitas pessoas hoje em dia o usam para troca de arquivos, sendo que os animes é um dos arquivos trocados. No começo ele não é um programa fácil de usar. Logo de cara você já estranha, mas depois de um tempo você se acostuma. Muitos fansubbers (grupos de traduzem os animes) possuem canais no IRC, que é usado para baixar os seus projetos ou até para puxar um papo. Cheguei a usar muito ele, principalmente para baixar animes com a qualidade original do fansub.

Destaques positivos:
- Programa leve e pode ser usado até nos navegadores novos (Firefox e Opera);
- Independentemente se for pico de horário, você pode baixar os arquivos com uma boa taxa de download;
- Não necessita compartilhar;
- Você pode tirar duvidas com o dono do BOT (canal);

Destaques negativos:
- Meio difícil de usar no começo;
- Às vezes os servidores caem;
- Dependendo do canal você pode ser facilmente banido se infringir alguma regra;

Programa recomendado:
SysReset

Tutorial recomendado:
Anime no Sekai Tutorial IRC

Canais recomendados:
Existe uma variedade, já que cada fansubber possui o seu próprio canal. O que recomendo é que você pesquise os fansubbers que traduzem os animes que você assiste. Um bom site é o Anime Blade.

4. Link/HTTP
Essa talvez seja a forma mais popular de baixar animes. Ultimamente estou tendo mais costume de baixar por esse meio porque fica mais fácil de baixar e mais rápido até. Muitos sites costumam pegar os projetos dos fansubbers e convertem eles pra formatos menores, o que de certa forma facilita já que o arquivo vai ficar mais leve, só que com uma perda de qualidade. Como não estou tendo muito tempo, uma boa parte dos meus animes já foram baixados dessa forma.

Destaques positivos:
- Meio mais fácil para se baixar sendo só necessário um navegador e uma conexão de internet (novamente, é recomendável uma conexão boa);
- O download pode ser melhorado se você usar um programa gerenciador de download;
- Alguns servidores como o Mediafire e o iFile são FREE e a taxa de download é ótima;

Destaques negativos:
- Muitos servidores são pagos, então para usufruir de uma boa conexão você precisa pagar;
- Muitos sites que distribuem os animes colocam os arquivos compactados no formato .RAR;
- Download limitado nos servidores pagos;
- Os arquivos podem ser removidos ou ficarem offline;

Programa recomendado:
jDownloader

Sites recomendados:
Yokai Animes
Avidown
Meikai Animes

OS: Peço desculpas pelos erros de ortografia. O meu teclado é americano, então os acentos podem ficar ausentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário